Mudamos!! www.FuturoFinanceiro.org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A decisão de ser o próprio patrão

5 participantes

Ir para baixo

A decisão de ser o próprio patrão Empty A decisão de ser o próprio patrão

Mensagem por felipeno Sex Out 17, 2008 5:26 pm

A decisão de ser o próprio patrão

Muitos fatores podem influenciar uma pessoa na hora de optar pela abertura de um negócio. Por isso
mesmo, é preciso muita reflexão para não errar na escolha.
A decisão de ser o próprio patrão não ocorre por acaso nem por um passe de mágica. É fruto de uma
cadeia de acontecimentos que mexem com aspectos pessoais e profissionais de um indivíduo.

Para a consultora de empresas Dulce Magalhães, abrir uma empresa está no inconsciente coletivo das
pessoas. Assim, muitos são levados a empreender não por um desejo próprio, mas porque são
impulsionados para isso.

O professor Rogério Chèr, autor do livro Meu Próprio Negócio, afirma que muitos “empreendedores”
abrem seus negócios por motivações incorretas. “Em primeiro lugar, além do status de ser empresário
e seu próprio patrão, dono do próprio nariz, muitos acreditam que terão maior liberdade, que serão
donos dos seus horários. A experiência indica algo bem diferente. O empreendedor iniciante trabalha
muito – às vezes até aos fins de semana – e sem ganhar hora extra”, explica Chèr.
Outro problema, segundo o professor, é abrir o negócio em função exclusivamente de dominar uma
técnica. “O sujeito pensa: ‘Sei fabricar esse produto, ou sei prestar esse serviço. Então vou abrir uma
empresa para comercializá-los’. A premissa nesse caso é a seguinte: ‘Ao conhecer como se faz esse
produto e como se presta esse serviço, automaticamente sei como se opera um negócio que
comercializa tanto o produto quanto o serviço’. Engano. A pergunta que fatalmente deixa de ser feita
nesses casos é: ‘Existe alguém lá fora interessado nisso?’”, ensina.

O professor Fernando Dolabela, um dos grandes nomes do ensino do empreendedorismo no Brasil,
afirma que existem empreendedores voluntários e involuntários. “Para estes últimos as portas dos
empregos estiveram fechadas por vários motivos, principalmente porque não tiveram acesso à
educação de alto nível”, analisa. “Os empreendedores voluntários, minoria entre nós, não escondem
seus sonhos e passam a vida tentando realizá-los”, completa.

Nesse sentido, há várias motivações para que uma pessoa decida abrir seu próprio negócio. Mas por
qualquer motivo que seja, a decisão de ser o seu próprio patrão exige do futuro empresário uma
profunda reflexão. Afinal, a decisão modifica o presente e projeta seu futuro. “Em geral, o empresário
bem-sucedido guarda consigo a convicção – ainda que inconscientemente formada – de que o maior
inimigo a temer é ele mesmo”, afirma o professor Rogério Chèr. “Abrir um negócio próprio não é uma
atividade restrita aos privilegiados pelo destino. O sucesso depende de uma criteriosa auto-análise, de
um plano de negócios, do conhecimento sobre o segmento de mercado em que se pretende atuar, da
vontade e da atitude perante oportunidades empreendedoras”, analisa.
felipeno
felipeno
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens : 49
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 23/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A decisão de ser o próprio patrão Empty Re: A decisão de ser o próprio patrão

Mensagem por Kaimã Sáb Out 18, 2008 2:47 pm

Acredito que antes de tomar a decisão de ser "seu próprio patrão" é preciso saber se voce tem perfil para ser empreendedor.

Para ser um empreendedor não é necessário ser patrão, é possivel mesmo sendo empregado. (como mencionei em minha apresentação já fui empregado numa construtora multinacional e hoje sou "dono" de um pequeno escritório de projetos de arquitetura).

Quem tem perfil empreendedor está mais interessado no TRABALHO (e seus desafios) do que no EMPREGO (e seus beneficios - ferias, plano de saude, previdenciaprivada e vale refeição).

Nos tempos de Gerente de Projetos, a primeira pergunta que fazia antes de recrutar um colaborador ou estágário para meu departamento era: Voce procura por Trabalho ou Emprego?

Sempre selecionei quem respondeu Trabalho. Em contrapartida ofereci minha experiencia e autonomia.

Depois que a Construtora encerrou operações no Basil, a maioria optou pela carreira solo e está muito bem profissionalmente.
Kaimã
Kaimã
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 135
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A decisão de ser o próprio patrão Empty Re: A decisão de ser o próprio patrão

Mensagem por Penaco Sáb Out 18, 2008 9:51 pm

Eu sempre achei que a maioria das pessoas que abrem uma empresa são motivadas por achar que vão ganhar muito dinheiro e trabalhar pouco, por isso nossas estatísticas de falencia são tão altas.

Tenho casos assim em minha família... e o pior, possuo uma empresa com mais de 50 funcionários, e sei que boa parte dos funcionários acham que eu não trabalho ( eles só não veem que enquanto eles tem turno de 6 horas eu entro as 8:00 e saio, muitas vezes, as 23:00)
Penaco
Penaco
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens : 47
Idade : 46
Localização : RJ
Data de inscrição : 01/08/2008

http://www.megametodos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

A decisão de ser o próprio patrão Empty Re: A decisão de ser o próprio patrão

Mensagem por felipeno Seg Out 20, 2008 2:35 am

Com certeza Kaimã, também concordo que empreendedorismo não é abrir o seu negócio ...

Empreendedorismo está presente nas atitudes, na forma como você encara a vida, as adversidades ...
Acho que o sonho de qualquer empreendedor que abriu sua empresa era trabalhar com outros empreendedores ao seu redor, os intra-empreendedores...
Acho que dificil seria controlar os rumos da empresa Very Happy

Penaco, Acho que é uma das grandes crenças no Brasil ... Pode começar vendo pelas novelas, o empresário é sempre o safado, ladrão que cresce as custas de roubo e traição ...
Aquele que explora os outros e ganha dinheiro fácil ...

O dinheiro é suado... quem entra esperando facilidade encabeça as estatisticas de 90 e tantos % de falencia nos primeiros anos...
felipeno
felipeno
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens : 49
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 23/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A decisão de ser o próprio patrão Empty Re: A decisão de ser o próprio patrão

Mensagem por CãoBravo Seg Out 20, 2008 9:58 am

Acho que tudo é uma percepção de segurança!
Alguns acham que é mais seguro ter sua carteira assinada, outros acham que o mais seguro é depender apenas de si mesmo! Porém esses últimos são vistos como Autônomos por RK, mesmo tendo suas empresas.
Eu ainda sou Autônomo, mas tenho consciência de que não quero continuar assim e do que tenho que fazer para ser DONO! hehehehe
CãoBravo
CãoBravo
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens : 41
Idade : 45
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 30/07/2008

http://www.biscoitoscaipirao.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

A decisão de ser o próprio patrão Empty Re: A decisão de ser o próprio patrão

Mensagem por Roger Seg Out 20, 2008 10:43 am

E o pior é quem tem bons empregos!
Vale a pena sair da "gaiolinha de ouro" para enfrentar os desafios de ser empresario no Brasil? Vejo que muitos tolhem os seus sonhos afastados pela insegurança deste nosso pais. De cada 10 empresas abertas, 9 fecham em menos de 1 ano e apenas 5 de 10 das que sobreviveram ao primeiro ano chegam ao 5 anos de vida! No

Tenho amigos que não tinham nada e abriram seus negocios, alguns se deram muito bem e outros mal pagam as dividas mas todos dizem que fizeram isso por que não tiveram oportunidades de trabalho e tiveram que cria-las.
Outros amigos estavam em bons empregos e saíram para abrir negocios proprios, e a maiorida deles estão pior do que antes ou quebraram, poucos prosperaram.
A conclusão que vejo é que quando se começa por baixo a chance é maior do que quem sai de uma posição privilégiada e tenta algo.
É estranho, mas é real!

Abs

Roger
Investidor em Treinamento
Investidor em Treinamento

Masculino Número de Mensagens : 56
Localização : Recife/Pe
Data de inscrição : 02/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A decisão de ser o próprio patrão Empty Re: A decisão de ser o próprio patrão

Mensagem por felipeno Seg Out 20, 2008 4:04 pm

Roger,

Não concordo muito com a sua posição.
Não é porque se começa por baixo ou por cima que se têm menos chances de dar certo.

O que pode acontecer é o Profissional já bem estabelecido ir com tanta sede ao pote e tanta confiança no próprio taco, que o tombo seja maior.
Ao passo que o pequeno micro andarilho vai um passo de cada vez, pois sabe que empreendeu por Necessidade, e não por oportunidade.

Outro ponto fundamental também, é que provavelmente os que já estavam bem empregados, fazem seu trabalho muito bem e acham que é facil abrir uma empresa pra fazer o mesmo trabalho.

Eles até sabiam trabalhar, mas não sabiam cuidar do processo.

Isso acontece muito e encabeça as estatísticas.

Sobre seu questionamento de valer ou não a pena, depende de cada pessoa..
Algumas vivem toda uma vida satisfeitos com 2, 3k ao mês.

Outros vivem uma vida de paixão e acabam com 20, 30k, ... , ... , não pelo dinheiro em si, mas como consequencia das suas conquistas.

Respondendo a sua pergunta ..
Na MINHA opinião, SIM vale a pena empreender no Brasil !!!!!!!!! lele
felipeno
felipeno
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens : 49
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 23/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A decisão de ser o próprio patrão Empty Re: A decisão de ser o próprio patrão

Mensagem por Roger Seg Out 20, 2008 4:47 pm

felipeno escreveu:Roger,

Não concordo muito com a sua posição.
Não é porque se começa por baixo ou por cima que se têm menos chances de dar certo.

...sic...

Respondendo a sua pergunta ..
Na MINHA opinião, SIM vale a pena empreender no Brasil !!!!!!!!! lele

Por isso falei que era estranho, não é a regra!
Quanto a sua opnião de empreender no Brasil... Meus parabéns! Very Happy
Espero que continue sempre assim e acredite sempre no que diz a sua atual assinatura.
O Brasil precisa de gente com perfil empreendedor como você!

Abs e sucesso!

Roger
Investidor em Treinamento
Investidor em Treinamento

Masculino Número de Mensagens : 56
Localização : Recife/Pe
Data de inscrição : 02/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A decisão de ser o próprio patrão Empty Re: A decisão de ser o próprio patrão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos