Mudamos!! www.FuturoFinanceiro.org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

BVMF3 - BM&F Bovespa ON

+9
Conde de Romangrado
Kaimã
Romanove
Cris
hknoener
PapaiSmurf
Vi0linha
Gustavo_bl
Mauricio Katayama
13 participantes

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Você recomenda este papel no momento? (seu voto pode ser alterado mais tarde)

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Vote_lcap80%BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Vote_rcap 80% 
[ 8 ]
BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Vote_lcap20%BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Vote_rcap 20% 
[ 2 ]
BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Vote_lcap0%BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
 
Total de votos : 10
 
 
Votação encerrada

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por Gustavo_bl Ter Set 09, 2008 8:00 pm

Li na Exame que em outubro bancos e corretoras poderão vender suas ações de BVMF3... parece que não podiam vender antes desta data.

Então, além da queda de hoje, possivelmente em outubro tenha uma nova GRANDE queda na cotação de BVMF3...

De olho nela! demo
Gustavo_bl
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362
Localização : Porto Alegre - RS
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por Romanove Ter Set 09, 2008 8:12 pm

Gustavo_bl escreveu:Li na Exame que em outubro bancos e corretoras poderão vender suas ações de BVMF3... parece que não podiam vender antes desta data.

Então, além da queda de hoje, possivelmente em outubro tenha uma nova GRANDE queda na cotação de BVMF3...

De olho nela! demo
Se bobiar a queda da BVMF3 é em parte precificação disso.
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por Cris Ter Set 09, 2008 8:38 pm

Romanove escreveu:
Gustavo_bl escreveu:Li na Exame que em outubro bancos e corretoras poderão vender suas ações de BVMF3... parece que não podiam vender antes desta data.

Então, além da queda de hoje, possivelmente em outubro tenha uma nova GRANDE queda na cotação de BVMF3...

De olho nela! demo
Se bobiar a queda da BVMF3 é em parte precificação disso.

Daqui há pouco ela vai virar uma kepler Weber (KEPL3), da vida Rolling Eyes
Cris
Cris
Investidor
Investidor

Feminino Número de Mensagens : 236
Data de inscrição : 09/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por PapaiSmurf Qua Set 10, 2008 11:17 am

hahhahhaahh
Viva a BVMF Very Happy
Tomara que caia até uns 3 reais, aí eu compro bastante... Very Happy
PapaiSmurf
PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Masculino Número de Mensagens : 440
Idade : 42
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por Gustavo_bl Qua Set 10, 2008 12:58 pm

Cris escreveu:
Romanove escreveu:
Gustavo_bl escreveu:Li na Exame que em outubro bancos e corretoras poderão vender suas ações de BVMF3... parece que não podiam vender antes desta data.

Então, além da queda de hoje, possivelmente em outubro tenha uma nova GRANDE queda na cotação de BVMF3...

De olho nela! demo
Se bobiar a queda da BVMF3 é em parte precificação disso.

Daqui há pouco ela vai virar uma kepler Weber (KEPL3), da vida Rolling Eyes

hum, também não dá pra comparar cebolas com bananas, Cris! Laughing

A kepler weber é uma empresa que QUASE foi à falência.... sendo que agora, desde o final de 2007, está vivenciando um plano de recuperação, bem-sucedido até o momento...

Já Bovespa nem precisa falar muito,né..... é só reler os posts anteriores deste tópico.

Tomara que caia mesmo até uns dois reais quem sabe... aí eu compro vários lotes.... Laughing Laughing Laughing
Gustavo_bl
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362
Localização : Porto Alegre - RS
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por hknoener Qua Set 10, 2008 1:17 pm

Do jeito que está acho que vai zerar... Laughing
hknoener
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318
Data de inscrição : 07/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por PapaiSmurf Qua Set 10, 2008 2:16 pm

Mais de 5% de queda, a ação vem em queda livre nos ultimos dias...
To gostando muito disso... Very Happy
PapaiSmurf
PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Masculino Número de Mensagens : 440
Idade : 42
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por Romanove Qua Set 10, 2008 2:27 pm

Putz fiz um calculos de padaria aqui e ta chegando no ponto de compra mas eu mane to sem nota
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por Mauricio Katayama Qua Set 10, 2008 7:37 pm

Virou e fechou o dia em R$ 9,45 alta +2,71%
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por Conde de Romangrado Sex Set 12, 2008 9:50 am

Artigo bem interessante! Longo, mas vale a pena!
Atalho.

Jovens e o IPO da BM&F - O que deu errado?
Postado por Bruno Yoshimura, 21 de maio de 2008

“A maioria das pessoas se interessa por ações quando todo mundo está interessado. O momento de interessar-se é quando ninguém mais se interessa. Não se ganha dinheiro comprando o que é popular.”

Essa frase é do mais bem sucedido investidor do mundo, Warren Buffett. Acostume-se com este nome, pois será citado freqüentemente neste blog!

Quem diria que as ações da BM&F cairiam 50% apenas 5 meses depois do seu IPO, dia no qual as ações fecharam com incrível valorização de 22%?

Assim como os jogos de azar, as decisões na bolsa de valores são freqüentemente afetadas pela ganância humana. Grandes lucros no curto prazo são tentadores, mesmo para investidores disciplinados.
Escrevo este post pois presenciei muitas histórias de jovens que apostaram na BM&F por puro “modismo”. Isto não seria tão grave se a quantia investida não representasse grande parcela do patrimônio (ou as vezes até mais do que o patrimônio).

O que aconteceu foi que muitos apostaram dinheiro que não tinham (veja que existe uma enorme diferença entre apostar e investir). Soube de casos de jovens que se alavancaram com empréstimos de mais de R$ 20 mil.

O IPO da BM&F veio logo após o da Bovespa e Redecard, que renderam no primeiro dia nada menos do que 50% e 20% respectivamente. Tamanha foi a repercussão dessas duas “jóias” que milhares de pessoas que nunca haviam aplicado diretamente na bolsa, resolveram investir no IPO da BM&F, esperando assim uma lucratividade semelhante no curto prazo. Foram 260 mil pessoas físicas que investiram, batendo de longe o recorde de 64 mil na Bovespa. Aposto que a maioria delas não sabia que o dinheiro da oferta foi para os bolsos dos antigos donos (bancos) e não foi reinvestido na empresa (Santander, Pactual, Itaú levaram no total mais de 250 milhões de reais).

Feliz foi aquele que conseguiu ter sangue frio de vender suas ações no começo do pregão, quando as ações chegaram a bater 30% alta. Felizes foram os ex-sócios, que conseguiram lucros astronômicos. Semana a semana, os novos investidores observavam as ações da BM&F derretendo, até chegar à mínima de R$ 12,65 no dia 24 de abril – uma queda de 50% para quem resolveu comprar as ações no dia de abertura.

Mas, o que deu de errado?
Muita especulação pode ser feita sobre o que deu errado, é mais fácil analisar quando tudo já passou. Vou listar alguns fatores abaixo, para no final dar minha explicação fundamentalista.

Primeira grande queda: “Crise subprime do Estados Unidos“– A grande realização (venda de ações) que a aconteceu na bolsa brasileira em Janeiro de 2008 devido a crise de crédito imobiliário derrubou o índice Ibovespa em mais de 20%. Exatamente no mesmo período, as ações da BM&F cairam 40%. Coincidência? Não!
Segunda grande queda: O dia 22 de abril marcou o fim do lock-up de venda do lote remanescente do IPO, ou seja, apenas a partir nesta data os acionistas majoritários que entraram na oferta poderiam vender suas ações. O mercado antecipou essa reação. A menor cotação da história da BM&F foi dois dias depois. Coincidência? Com certeza não!
O guidance do volume de negociação previsto pela BM&F foi exageradamenta alto e não se consolidou no primeiro trimestre (ou seja, os objetivos de crescimento da BM&F não foram atingidos).
Grandes bancos já estão expostos ao risco do mercado de renda variável. Investir na Bovespa ou BM&F seria duplicar este risco.

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Ghraficobmef

Tudo isso explica a grande queda nas ações da BM&F?
Eu ainda acho que não! Uma ação com bons fundamentos e operando próxima ou abaixo de seu preço justo não teria tamanha queda. Vide exemplo das bluechips (Petrobrás, Vale, Gerdau) que cairam menos de 20%.

Explicação Fundamentalista
Para quem gosta de investir o dinheiro ao invés de apostar, bastava uma rápida análise nos número da empresa, mesmo que superficial, para descobrir que a ação já estreava na bolsa com valor estupidamente acima do justo. Parte disso se deve a lei da oferta e da procura, pois cada investidor (pessoa física) só conseguiu 91 ações no rateio do IPO e muitos queriam mais.

Vamos calcular o múltiplo P/L, o principal indicador da análise fundamentalista (exatamente o mesmo cálculo que fiz antes de decidir sobre a compra de BM&F):

Cálculo do P/L

- Lucro Líquido projetado de 2007: R$ 296.000.000
- Numero de ações: 901.877.292
- Preço por ação: R$ 25,00
- Lucro líquido por ação: 0,3285
- P/L: 76x

Eu, particularmente, tenho uma carteira com P/L próximo de 14x. Mas seria injusto comparar uma empresa de crescimento alto com uma carteira multi-setorial. Podemos compará-la com os múltiplos da BM&F dos Estados Unidos, a famosa Nymex. Pelo site da Business Week vemos que o P/L atual é 39x.

A grosso modo, a BM&F estaria quase 2x mais cara que a Nymex! Um investidor puramente fundamentalista não compraria uma ação nessa situação!

Mas eu também errei!
Eu, investidor de longo prazo fundamentalista, analisei a empresa antes de reservar meu lote no IPO e resolvi entrar (primeiro erro). Vendi logo na estréia a R$ 25,59, embolsando um lucro de 27,9% (a máxima chegou a 26, ou seja, vendi muito bem).

Apesar de avisar algumas pessoas que a ação estava cara, contrariei todos meus princípios e resolvi comprar 1 lote a R$ 22,80 pouco depois do IPO. Não sei se foi ganância ou cegueira causada pelo mercado. Afinal, eu deveria estar enganado! Todos animados e acreditando no papel, porque não? (Segundo erro).

O que podemos aprender com isso?
Acredite em você, não no mercado. Trace uma estratégia para sua carteira e siga a risca, sem se preocupar com o que o comentário geral. No curto prazo, o mercado é imprevisível!
Nunca compre uma ação na alta, pois a euforia do mercado costuma elevar os preços acima do valor justo. O investidor de sucesso costuma comprar ações sub-precificadas, normalmente na baixa. Assim faz Warren Buffett na Berkshire. Assim está fazendo a GP Investimentos aqui no Brasil, ambas atuam bastante na área de Private Equity (a GP é a maior da América Latina neste mercado).
Antes de comprar, analise a empresa, não compre as cegas! Pretendemos fazer um guia básico de como interpretar um relatório trimestral ou anual, quais números são importantes, quais indicadores calcular.
Apenas para ilustrar, isso já aconteceu no passado e as perdas foram muito maiores. Na última edição do livro The Intelligent Investor (o mais famoso livro fundamentalista) é citado o exemplo do IPO da VA Linux, que estreou na bolsa com pico de alta quase 700%. A ação chegou a valer US$ 320,00 no primeiro pregão. Passada a euforia, o preço justo apareceu e a ação foi precificada abaixo de US$ 5,00 (Uma perda de 98% do capital para quem comprou no topo). Hoje em dia são cotadas a míseros US$ 1,68 (LNUX).

Em breve teremos o IPO da Visanet do Brasil. Iremos analisar a Visanet do Brasil para compará-la com a Redecard (Brasil), Amex, Mastercard e Visa (Estados Unidos).

A nossa maior ambição ao fazer este blog é ajudar os jovens investidores a começarem a investir com consciência. No dia-a-dia e na internet vejo muitas histórias reais de pessoas que começaram a apostar em ações, sem ao menos gastar um tempo para estudar e entender o mercado.

Obs: Não cheguei a analisar os papéis da Bovespa e BM&F no presente, estou mais focado em descobrir small caps com grande potencial. Estima-se uma redução da ordem de 20% nas despesas (conhecida no mercado como economia de “sinergia” na fusão de duas empresas). O sêlo de Investment Grade concedido pela Standard & Poors vai aumentar os lucro no longo prazo. Parte disso já está sendo precificado novamente e a BM&F voltou a casa dos R$ 18,00.


Atenciosamente;
Conde de Romangrado
Conde de Romangrado
Conde de Romangrado
Investidor em Treinamento
Investidor em Treinamento

Masculino Número de Mensagens : 55
Idade : 44
Localização : Romangrado
Data de inscrição : 14/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por PapaiSmurf Sex Set 12, 2008 4:57 pm

Alta de 11,5% hoje alta alta alta

Quem apostou em um trade curto, dava pra se divertir...
PapaiSmurf
PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Masculino Número de Mensagens : 440
Idade : 42
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por Romanove Sex Set 12, 2008 5:13 pm

Assim eu fico tentado a usar AT demo
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por hknoener Qui Set 18, 2008 2:56 pm

Alguém aí sabe me explicar o que está acontecendo com esse papel, que não para de despencar? Ok, está tudo um tanto quanto ruim, mas ele cai dia sim, e dia sim novamente, independentemente dos outros subirem ou não. Tem alguma explicação plausível pra isso?
hknoener
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318
Data de inscrição : 07/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por Romanove Qui Set 18, 2008 5:06 pm

hknoener escreveu:Alguém aí sabe me explicar o que está acontecendo com esse papel, que não para de despencar? Ok, está tudo um tanto quanto ruim, mas ele cai dia sim, e dia sim novamente, independentemente dos outros subirem ou não. Tem alguma explicação plausível pra isso?

Eu arriscaria uma análise fundamentalista de padaria:
A BMF Bovespa ganha dinheiro com emulentos nas crises o volume diminui muito e muitos custos são fixos.
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por Paulo Paixão Qui Set 25, 2008 11:52 am

(...) Outra notícia que deve ajudar a puxar a Bovespa na abertura é o anúncio de recompra de ações pela
BM&FBovespa, aprovada ontem pelo Conselho de Administração da companhia. A recompra será de
até 3,5% do total de ações em circulação, ou o equivalente a 71,266 milhões de ações ordinárias (ON),
pelos próximos 365 dias. Conforme a companhia, o objetivo da recompra, que se encerrará em 23 de
setembro de 2009, é "maximizar a geração de valor para os acionistas, por meio de uma
administração eficiente da estrutura de capital".

ja está +7,2%

meu preço médio nela está em R$11,10, já já saio do preju (rs)
Paulo Paixão
Paulo Paixão
Investidor em Treinamento
Investidor em Treinamento

Masculino Número de Mensagens : 57
Localização : Bauru
Data de inscrição : 10/09/2008

http://www.webalacarte.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por hknoener Qui Set 25, 2008 2:54 pm

meu preço médio nela está em R$11,10, já já saio do preju
eu não arriscaria isso tão cedo...
hknoener
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318
Data de inscrição : 07/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por Cris Qui Set 25, 2008 3:10 pm

Pior sou eu , que carrego as minha 91 da IPO No
Cris
Cris
Investidor
Investidor

Feminino Número de Mensagens : 236
Data de inscrição : 09/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por hknoener Qui Set 25, 2008 3:49 pm

Em quanto estava na IPO, que nem lembro? Eu comprei um baita lote a R$ 10,90. Supondo que foi um lote bem maior que o seu, o meu preju está sendo maior, então fica tranquila, não se sinta sozinha. LOL2
hknoener
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318
Data de inscrição : 07/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por Gustavo_bl Qui Set 25, 2008 3:53 pm

Na IPO saiu a R$ 22,00 se não me engano.
Gustavo_bl
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362
Localização : Porto Alegre - RS
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por hknoener Qui Set 25, 2008 4:05 pm

Gustavo, a BVMF3 saiu por R$ 22,00 na IPO? Tem certeza? Acho que tá rolando alguma confusão...
hknoener
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318
Data de inscrição : 07/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por Gustavo_bl Qui Set 25, 2008 4:09 pm

hknoener escreveu:Gustavo, a BVMF3 saiu por R$ 22,00 na IPO? Tem certeza? Acho que tá rolando alguma confusão...

A Cris estava se referindo às ações da antiga BMF.... BVMF3 é a junção das ações da BMV e bovespa, respecitvamente BMF3 e BOVH3....

Não me lembro o valor exato do IPO da BMF, mas foi no mínimo de R$ 22,00... porque o espanto? não se esqueça que foi em novembro de 2007, antes de todas essas quedas Crying or Very sad
Gustavo_bl
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362
Localização : Porto Alegre - RS
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por Gustavo_bl Qui Set 25, 2008 4:18 pm

corrigindo, o valor da IPO da BMF foi fixado inicialmente em R$20,00:

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20071129/not_imp87497,0.php
Gustavo_bl
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362
Localização : Porto Alegre - RS
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por hknoener Qui Set 25, 2008 4:20 pm

Malz, achei que ela estivesse se referindo a ação BVMF3 mesmo, que é a que eu estava me referindo. Por isso o espanto.
hknoener
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318
Data de inscrição : 07/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por Cris Qui Set 25, 2008 8:05 pm

É... foi R$20,00 mesmo a IPO da BMF Sad
Cris
Cris
Investidor
Investidor

Feminino Número de Mensagens : 236
Data de inscrição : 09/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por Gustavo_bl Seg Set 29, 2008 1:03 pm

Todo mundo gosta de um descontinho de dez por cento, não?

Hoje em liquidação: -10,88% baixa
Gustavo_bl
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362
Localização : Porto Alegre - RS
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BVMF3 - BM&F Bovespa ON - Página 4 Empty Re: BVMF3 - BM&F Bovespa ON

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos