Mudamos!! www.FuturoFinanceiro.org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Objetivos de vida

+3
rodpba
PapaiSmurf
rhiannon
7 participantes

Ir para baixo

Objetivos de vida Empty Objetivos de vida

Mensagem por rhiannon Seg Jul 28, 2008 4:25 pm

Olá a todos,

Já que estamos em um fórum que tem por objetivo o compartilhamento de informações para alcançarmos um objetivo comum, que é a independência financeira, gostaria de "inaugurar" minha participação por aqui dividindo com vocês um exercício que estou fazendo para definir/revisar onde quero chegar, e como pretendo chegar.

O texto foi extraído do site http://www.midlife-men.com/lifemission.html, e foi traduzido por mim. O texto original está no livro How To Get Control Of Your Time and Your Life, escrito por Alan Lakein, New American Library, 1973.

PARTE I

PASSO 1: No topo da página, escreva: Quais são meus reais objetivos de vida?

Pense assim: "Depois de ganhar 10 milhões, ter viajado para o lugar dos meus sonhos, comprado a Ferrari, o que eu faria com o resto da minha vida?"

Gaste 2 minutos e relacione rapidamente tudo o que vier a sua mente. Deixe sua fantasia aflorar, inclua tudo que vier à sua mente!

PASSO 2: Em uma outra folha, escreva: "Como eu gostaria de gastar os próximos 3 anos?"

Importante ressaltar que aqui é o que você gostaria de fazer durante os próximos 3 anos, e não o que quer alcançar daqui a 3 anos.

2 minutos para pensar - 2 minutos para escrever

PASSO 3: No topo da 3a. folha, escreva: "Se eu soubesse hoje que morreria repentinamente daqui a seis meses, o que eu gostaria de viver/fazer até lá?"

Considere que todos os arranjos para seu funeral já estejam resolvidos, pense apenas no que você faria e diria enquanto ainda estivesse vivo.

PASSO 4: Agora volte a cada uma das 3 perguntas e classifique os itens de cada uma por ordem de prioridade: A1, A2, A3...A10 (mais importante = A1). A escolha pode ser difícil, mas escolha.

PASSO 5: Agora você tem 9 objetivos "A". Escolha, dentre eles, os 3 mais importantes (A1, A2, A3) de novo.

A primeira parte do exercício irá ajudá-lo a trazer o futuro para o presente, pois deixa mais clara qual a sua visão de futuro ideal. Ou seja, o que exatamente você quer da vida.

PARTE II

Esta segunda parte irá ajudá-lo a planejar o seu tempo semanal e diário para alcançar os seus objetivos "descobertos" na Parte I. Exemplo: um de seus objetivos é levar uma vida saudável. As atividades específicas para alcançá-lo seriam: exercitar-se 3 vezes por semana, parar de fumar, pular a sobremesa em alguns dias, etc.

PASSO 1: Pegue 3 folhas de papel e escreva em cada delas um dos objetivos "A" definidos na Parte 1.
Então dedique 3 minutos para identificar as atividades que julga necessárias para alcançar cada um dos objetivos. Após relacionar tudo que lhe vier à mente, dedique mais 3 minutos (por folha) para consolidar as respostas, adicionar e excluir itens, refinar as atividades, etc.

PASSO 2: Ok, você relacionou tantas atividades quanto pôde. Provavelmente tem mais atividades do que o seu tempo lhe permite encaixar. Chegou o momento de definir prioridades. Agora é hora de deixar a criatividade e a inventividade de lado e partir para a praticidade e realidade: comece eliminando os itens de baixa prioridade.

Uma forma de facilitar a identificação dos itens de baixa prioridade é: "Estou disposto a dedicar pelo menos 5 minutos por dia nessa atividade nos próximos 7 dias?". Se a resposta for "não", exclua esta atividade.

PASSO 3: Definidas as atividades que serão mantidas, coloque todos os itens em uma única lista. Agora você tem uma série de atividades que são importantes para você. Classifique cada uma delas por prioridades, A1, A2, A3, conforme seu julgamento de quais são mais importantes.

Cada novo dia lhe oferece uma nova oportunidade para estar mais perto dos seus objetivos. Selecione as atividades mais importantes para trabalhar mais dias. Se a atividade é muito complicada/grande, divida-a em vários segmentos, e comece pelo mais fácil. Uma vez definido, você terá uma atividade clara para cada um dos dias, e a cada dia estará sentindo que está evoluindo em direção a alcançar os seus objetivos!

Lembre-se que os objetivos/atividades devem suprir suas necessidades para todos os aspectos importantes da vida, conforme a sua prioridade para cada um deles:

Espiritualidade
Saúde física
Relacionamentos amorosos
Família
Bem-estar financeiro
Lado Social

Agora que você tem uma "missão para a vida", estabeleça metas para os próximos 3-5 anos. Lembre-se que os planos devem ser suficientemente flexíveis para poderem ser alterados de tempos em tempos!

Boa sorte, e convido-os a compartilhar aqui suas descobertas!

Uma das minhas surpresas foi constantar que estou gastando muita energia em diversas atividades que não me levam a nenhum dos meus objetivos de vida! Estou me surpreendendo bastante!
rhiannon
rhiannon
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 151
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Objetivos de vida Empty Re: Objetivos de vida

Mensagem por PapaiSmurf Seg Jul 28, 2008 4:59 pm

Texto muito bom, muito interessante...
Não fiz nada nesse sentido, mas só de ler e ver como funciona, ver sua opinião no final, e dar uma rápida pensada na minha situação, percebo que estou em situação parecida, de gastar tempo em atividades que não são vitais para meus objetivos, e acabar deixando algumas que deveria me dedicar mais de lado...
PapaiSmurf
PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Masculino Número de Mensagens : 440
Idade : 42
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Objetivos de vida Empty Re: Objetivos de vida

Mensagem por rodpba Seg Jul 28, 2008 5:20 pm

Excelente texto, rhiannon!

Eu já fiz algo parecido há tempos atrás, com outra metodologia, e cheguei na mesmíssima conclusão... nossas atividades muitas vezes são incoerentes com nossos objetivos.

Parece que nos sabotamos!

rodpba
Novato
Novato

Masculino Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Objetivos de vida Empty Re: Objetivos de vida

Mensagem por Mauricio Katayama Seg Jul 28, 2008 9:24 pm

Ótimo texto, Rhiannon!!!

Engraçado é que eu já fiz algo parecido com a parte I há alguns anos atrás, mas não lembro de que livro peguei a idéia.

A parte II eu farei com certeza, porque buscar qualidade de vida é o objetivo principal!!
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Objetivos de vida Empty Re: Objetivos de vida

Mensagem por hotmar Seg Jul 28, 2008 10:36 pm

Excelente texto, rhiannon!!!!



Vou colocá-lo em prática, as coisas no papel parecem q ficam mais "reais", facilitando o seu cumprimento.



É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

hotmar
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 228
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Objetivos de vida Empty Re: Objetivos de vida

Mensagem por Kaimã Sáb Set 06, 2008 5:20 pm

rhiannon,

Texto bastante interessante.
Acho que venho fazendo algo parecido, mas invés de por em folhas de papel vou mentalizando e simplificando minha vida.

No dia a dia, por exemplo separo minhas tarefas numa matriz de 2 x 2.
Em duas colunas listo COISAS IMPORTANTES e POUCO IMPORTANTES e nas duas linhas COISAS URGENTES e NÃO URGENTES.

Meu objetivo também é simples e está ao alcance de todos: é Ser Feliz.
Kaimã
Kaimã
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 135
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Objetivos de vida Empty Re: Objetivos de vida

Mensagem por CãoBravo Ter Set 09, 2008 2:10 pm

Bem legal o texto! Em um dos livros da série Pai Rico se ensina algo parecido.
CãoBravo
CãoBravo
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens : 41
Idade : 45
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 30/07/2008

http://www.biscoitoscaipirao.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Objetivos de vida Empty Re: Objetivos de vida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos