Mudamos!! www.FuturoFinanceiro.org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mini-curso prático de opções cobertas

+4
PapaiSmurf
hknoener
rhiannon
Mauricio Katayama
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por Mauricio Katayama Ter Ago 12, 2008 10:38 pm

Bem vindos!

Este é um mini-curso prático sobre a venda de opções cobertas para remuneração de carteira B&H.

Lembrem-se que o investimento em opções envolve muito mais risco do que o mercado à vista de ações. Só opere opções após estudar muito sobre o assunto, tiver razoável conhecimento do mercado de ações e, principalmente: OPERE PEQUENO.

Neste mini-curso não abordaremos todas as modalidades de investimento em opções, nem aprofundar muito na teoria. Procurarei manter o curso o mais simples e mais perto da prática que me for possível.

==================================================================

Lição Um

O que são opções?
São derivativos, produtos que derivam de outros ativos. Aqui trataremos somente de opções de compra de ações, que são o direito de comprar uma ação a um determinado preço até uma data de vencimento.

Exemplo: uma opção PETRH40 significa "o direito de comprar uma ação PETR4 até a 3a segunda feira de agosto, pelo preço de R$ 40,00"

Decodificando o nome das opções
PETRH40:
PETR = Esta opção diz respeito à ações da PETR4
H = vencimento no mês de agosto (janeiro = A, fevereiro = B, março = C...)
40 = preço de exercício

Importante: nem sempre o número depois da letra do mês representa exatamente o valor de exercício. Uma PETRI50 pode ter preço de exercício um pouco diferente de 50 (pode ser 49,60 por exemplo) se houver distribuição de dividendos ou JCP. Sempre verifique isso antes de negociar uma opção.

O que significa esse direito?
No caso acima, sobre a PETRH40, o comprador da opção PETRH40 comprou o direito de comprar ações PETR4 a R$ 40,00 até a data de vencimento (no caso de opções estilo americano) ou na data de vencimento (no caso de opções estilo europeu).

Se o comprador da opção exercer o direito, o vendedor da opção é obrigado a vender as PETR4 pelo preço combinado.

Já o comprador não é obrigado a nada; ele é que opta por exercer o direito ou não. Quem exerce uma opção de compra é sempre o comprador, nunca o vendedor.

Preço de exercício: é o valor em que o vendedor da opção é obrigado a vender as ações caso seja exercido pelo comprador da opção.

Data de Vencimento: é a data limite para aqueles que compraram opções exercerem seu direito. Se não exercerem, a opção expira sem valor (mica, vira pó). No Brasil a data de vencimento cai sempre na 3a segunda-feira do mês. Se for feriado, cai no 1o dia útil após a 3a segunda-feira.

É possível exercer a opção antes da data de vencimento?
Se a opção for do tipo americana, sim. Se for do tipo europeu, não - só pode exercer no vencimento. Mas mesmo nas opções americanas é extremamente raro ser exercido antes do prazo. Se for, melhor para você (vendedor da opção), porque você ganha o "valor de expectativa" (veremos isso mais à frente).

O que é "lançamento coberto"?
Significa vender opções sobre ações que você possui. Se for exercido, entregará estas ações para o comprador das opções.
É possível vender opções de ações que você não tem (lançamento descoberto), mas é uma operação arriscadíssima que não é foco deste mini-curso.

=================================================================
Exercício 1
Nada como um exercício prático pra entender na pele como funciona essa coisa.
Vamos ao nosso primeiro exercício como lançador de opções cobertas. Por enquanto não vamos usar dinheiro de verdade.

Para esse exercício, suponha que você tem 1 lote (100 ações) de PETR4, compradas no mês passado, ao preço de 39,15.

Agora, vamos vender opções cobertas dessas ações. As opções da série H vencem na próxima segunda-feira 18/08/08, portanto você tem até a próxima sexta-feira dia 15 para "vender virtualmente" 1 lote de opções PETRH evitando ser exercido, ou sendo exercido com lucro.

No momento que escrevo esta mensagem, os preços de venda de algumas opções disponíveis são:
PETRH40 = 0,01
PETRH38 = 0,03
PETRH36 = 0,07
PETRH34 = 0,36
PETRH32 = 1,41
PETRH30 = 3,14

Note que se você vender 1 lote de PETRH38, é provável que não seja exercido; é improvável que a PETR4 chegue a R$ 38,00 até a segunda-feira (PETR4 = 32,89 no momento). Só que você só lucraria 0,03 x 100 = R$ 3,00. Operando por uma corretora como a Ativa, que cobra R$ 15,00 por operação, você sairia com prejuízo de -R$ 12,00.

Por outro lado, você pode vender 1 lote de PETRH30. Ganharia 3,14 x 100 = R$ 314,00 nessa venda. Menos R$ 15,00 de corretagem, ganharia R$ 299,00. O problema é que é extremamente provável que você seja exercido - e com prejuízo - na segunda-feira. Seria obrigado a entregar por R$ 30,00 as ações que comprou por R$ 39,15.

O desafio aqui é buscar a opção que remunere melhor o seu lote sem que você seja exercido, que é o objetivo final.

O exercício é: qual destas opções você lançaria (venderia)? Ou não lançaria nenhuma delas?
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por rhiannon Qua Ago 13, 2008 1:31 pm

Maurício, só pra não perder o costume, excelente tópico! Melhor ainda a idéia do exercício, é uma ótima forma de fazer com que todos participem!

Bem, minha linha é a seguinte: eu comprei as ações por R$ 39,15, então gastei (sem corretagem/emolumentos) R$ 3.915. Se eu quero sair da operação com lucro, preciso garantir pelo menos esse valor, + corretagem/emolumentos. Vamos dizer então que sairei no preju se vender por menos de R$3.950.

Mas aí, como aprendi com você lá no CBPR, eu ainda posso ganhar caso consiga recomprar as ações vendidas por menos do que eu vendi quando tive as opções exercidas.

É um exercício interessante, no qual, para chegar a melhor resposta, devem ser analisadas todas as alternativas e riscos envolvidos. Além, é claro, dos ganhos possíveis em cada uma, para, no final, compararmos risco x benefício. E, aí sim, tomar a decisão.

Passemos à análise das alternativas e dos riscos envolvidos:

- hipótese 1: não ser exercido
- hipótese 2: ser exercido

Não ser exercido: significa que o preço ação não chegou ao valor da opção, ou seja, a cotação do papel na data do exercício é menor que o valor da opção. Nesse caso, todo o valor do prêmio será o meu ganho na operação. Mas, como podemos observar, quanto menor o preço lançado, maior o prêmio. Qual seria o limite recomendado entre os dois pontos (retorno x risco)?

Ser exercido: significa que a cotação do papel na data do exercício é maior que o valor da opção. E, nesse caso, para recomprar as ações, preciso gastar mais do que receberei. A menos que eu acredite que o preço da ação vá cair ainda mais...

Ou seja, a análise quanto à hipótese "ser exercido" requer também uma opinião com relação à perspectiva de queda ou de alta em relação ao preço da opção (não apenas em relação ao valor da cotação atual).

Minha análise:

PETRH30 e PETRH32 estão descartadas pra mim, pois entendo ser grande a chance de ser exercida, e terminar num baita preju: se eu vendo a R$30, ganho R$3.000 + 341 = R$3.341 (ou a R$32, recebo R$3.200 + 141 = R$ 3.341), mas terei pago R$3.950, resultando em um prejuízo de R$ 609. É claro que se eu não for exercida ganharei, respectivamente, R$341 / R$141, mas na minha opinião o risco é muito alto.

PETRH36, PETRH38, PETRH40: So o custo da operação é maior que o prêmio (R$7, R$3 e R$1).

PETRH34: Essa opção, na minha opinião, tem o melhor balanço custo x benefício. Mas, ainda assim, não sei se faria, tendo em vista que o valor da corretagem "comeria" parte do potencial ganho. O risco de ser exercida ainda é razoável (o papel está oscilando muito nos últimos dias), e, nesse caso, eu só ganharia se conseguisse comprar novamente a um preço bem inferior...

Pra quem ainda está lendo toda essa abobrinha que escrevi (rsrs), minha escolha estaria entre não lançar ou lançar PETRH34. Mas ainda vou pensar mais um pouco!!!
rhiannon
rhiannon
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 151
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por hknoener Qua Ago 13, 2008 1:41 pm

Pra quem ainda está lendo toda essa abobrinha que escrevi (rsrs), minha escolha estaria entre não lançar ou lançar PETRH34. Mas ainda vou pensar mais um pouco!!!

Vc já chegou a algum lugar, e eu que fiquei com um nó na cabeça e não cheguei a lugar algum ainda? Laughing
hknoener
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318
Data de inscrição : 07/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por Mauricio Katayama Qua Ago 13, 2008 2:31 pm

Bem, minha linha é a seguinte: eu comprei as ações por R$ 39,15, então gastei (sem corretagem/emolumentos) R$ 3.915. Se eu quero sair da operação com lucro, preciso garantir pelo menos esse valor, + corretagem/emolumentos. Vamos dizer então que sairei no preju se vender por menos de R$3.950.

Mas aí, como aprendi com você lá no CBPR, eu ainda posso ganhar caso consiga recomprar as ações vendidas por menos do que eu vendi quando tive as opções exercidas.

Perfeito o raciocínio Rhiannon!! Eu ia abordar isso (recompra mais barata) mais pra frente, porque é técnica um pouco mais avançada do que evitar o exercício. Mas o raciocínio está perfeito.

Minha análise:

PETRH30 e PETRH32 estão descartadas pra mim, pois entendo ser grande a chance de ser exercida, e terminar num baita preju: se eu vendo a R$30, ganho R$3.000 + 341 = R$3.341 (ou a R$32, recebo R$3.200 + 141 = R$ 3.341), mas terei pago R$3.950, resultando em um prejuízo de R$ 609. É claro que se eu não for exercida ganharei, respectivamente, R$341 / R$141, mas na minha opinião o risco é muito alto.

PETRH36, PETRH38, PETRH40: So o custo da operação é maior que o prêmio (R$7, R$3 e R$1).

PETRH34: Essa opção, na minha opinião, tem o melhor balanço custo x benefício. Mas, ainda assim, não sei se faria, tendo em vista que o valor da corretagem "comeria" parte do potencial ganho. O risco de ser exercida ainda é razoável (o papel está oscilando muito nos últimos dias), e, nesse caso, eu só ganharia se conseguisse comprar novamente a um preço bem inferior...

Sua análise foi perfeita. Tanto é que hoje, o preço da PETRH34 subiu e vai a 75 centavos no momento, uma alta de +106%!!!! Shocked Isso porque os estoques de petróleo nos EUA estão bem abaixo do que os analistas esperavam, e a PETR4 foi a 34,14 no momento. Ou seja, o preço ultrapassou o exercício! Em apenas 1 dia!

Ou seja, você fez bem em esperar, mas... será que deve esperar mais? Também não pode esperar muito, lembre-se que o vencimento é daqui ha 3 dias úteis!!

Se você quiser, pode vender PETRH34 a 75 centavos neste momento, mas qual será o risco de ser exercida? Ou será que PETR4 não vai conseguir manter essa cotação até segunda, e vai expirar sem exercício?

Com este primeiro exercício prático, quero que vocês percebam:
1. Opções é bicho doido, movimentam-se muito mais bruscamente que ações. O movimento dos preços é insano!!!
2. A corretagem come uma parcela imensa do lucro quando a gente está no começo.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por PapaiSmurf Qua Ago 13, 2008 3:11 pm

Rhiannon, você seguiu a linha de raciocício direitinho... Smile

Eu nesse caso não lançaria opções se tivesse com 1 lote apenas de Petro, o custo da corretagem não compensa o risco/retorno...

Para um caso com uma quantidade maior de lotes, aí talvez fizesse o lançamento das opções PETRH34
PapaiSmurf
PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Masculino Número de Mensagens : 440
Idade : 42
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por rhiannon Qua Ago 13, 2008 3:21 pm

Mauricio Katayama escreveu: hoje, o preço da PETRH34 subiu e vai a 75 centavos no momento, uma alta de +106%!!!! Shocked Isso porque os estoques de petróleo nos EUA estão bem abaixo do que os analistas esperavam, e a PETR4 foi a 34,14 no momento. Ou seja, o preço ultrapassou o exercício! Em apenas 1 dia!

Maurício, nesse caso, o sujeito que comprou as opções de compra por R$0,07 pode vendê-las a R$0,75?

Se puder, é uma operação arriscada, mas bastante interessante, não?
rhiannon
rhiannon
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 151
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por PapaiSmurf Qua Ago 13, 2008 3:30 pm

Rhiannon, só corrigindo, o valor da PETRH34 era 0,36 e não 0,07...
E respondendo a pergunta, sim, ele pode vender as opções que pagou 0,36 por 0,75... como ele poderia vender por 0,90 alguma opção que ele pagou 0,05...

A volatilidade é altíssima, o risco é altíssimo, mas as possibilidades de ganho com trades de opções são bem altas...
PapaiSmurf
PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Masculino Número de Mensagens : 440
Idade : 42
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por Mauricio Katayama Qua Ago 13, 2008 4:14 pm

rhiannon escreveu:Maurício, nesse caso, o sujeito que comprou as opções de compra por R$0,07 pode vendê-las a R$0,75?

Pode. E tem bastante gente que faz isso: compram um monte de opções "baratinhas" na esperança de vendê-las no curto prazo com lucro de +100%, +200%... Só que o risco é pra lá de Bagdá.

Lembre-se que opções não são ações. Se você comprou Petro, Vale, Redecard ou Perdigão e deu azar da ação cair logo em seguida, pode segurar pra longo prazo esperando o preço recuperar.

Já nas opções não dá: toda opção tem "prazo de validade". Não existe longo prazo nem B&H no mundo das opções. Comprou, caiu, prejuízo!
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por rhiannon Qua Ago 13, 2008 5:26 pm

É o famoso investimento no qual, quando você não ganha, perde 100%!

Onde encontro a lista de opções, seus valores e prêmios? Como fazer para lançar as opções?
rhiannon
rhiannon
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 151
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por Mauricio Katayama Sex Ago 15, 2008 11:00 am

As séries autorizadas você consulta no site da CBLC:
http://www.cblc.com.br/cblc/consultas/seriesautorizadas/FormSeriesAutorizadasPesquisa.asp?tit=6&lang=1

O lançamento de opções é como vender ações comuns, você pode fazer a venda pelo seu homebroker.

Faça um teste: acompanhe no seu homebroker a cotação da opção VALEI40. Repare que dá pra fazer quase tudo o que se faz com uma ação: ordenar compra, venda, ver gráficos, botar stop... só não pode alugar rabbit
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por Mauricio Katayama Sex Ago 15, 2008 4:48 pm

E aí gente? Ninguém vai lançar suas opções "de mentirinha"?
Só pode lançar até hoje, segunda é dia de vencimento.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por N_e_t_o Sáb Ago 16, 2008 3:02 pm

Maurício, acreditando que vá cair, eu venderia PETRH34. Ainda estou "pegando" o mecanismo da coisa.

Ótimo tópico !

N_e_t_o
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens : 20
Data de inscrição : 13/08/2008

http://www.nckn.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por rhiannon Dom Ago 17, 2008 11:22 pm

Tá difícil, mas minha decisão é de NÃO lançar as opções! Oscilou muito na semana passada, e eu perderia muito se fosse exercida! Fica pra próxima! Wink
rhiannon
rhiannon
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 151
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por Mauricio Katayama Seg Ago 18, 2008 8:17 am

Então, vocês viram que não é fácil se decidir na venda de opções, certo? Wink
Hoje, depois que fechar o pregão (e o vencimento das opções) vou dizer o que fiz na vida real. Mas já posso adiantar que lancei mesmo a PETRH34, como vocês corretamente avaliaram.

Também estou preparando a 2a aula desse nosso mini-curso!
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por rhiannon Seg Ago 18, 2008 8:55 pm

Parabéns N_e_t_o e Maurício, lançaram as opções e não foram exercidos! Dinheiro no bolso!

Eu fiquei com medo, vamos ver na próxima! Wink

Estou ansiosa pelo próxima aula!!!
rhiannon
rhiannon
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 151
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por N_e_t_o Seg Ago 18, 2008 9:04 pm

rhiannon escreveu:Parabéns N_e_t_o e Maurício, lançaram as opções e não foram exercidos! Dinheiro no bolso!

Eu fiquei com medo, vamos ver na próxima! Wink

Estou ansiosa pelo próxima aula!!!

Pena que de minha parte foi só de mentirinha, Smile , mas me animou tanto as explicações do Maurício como as suas rhiannon, de investir em opções. Tmb ficarei atento aos próximos posts com mais explicações.
abçs.

N_e_t_o
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens : 20
Data de inscrição : 13/08/2008

http://www.nckn.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por Mauricio Katayama Seg Ago 18, 2008 9:41 pm

Bom, o meu foi um pouco mais emocionante, porque foi com dinheiro de verdade. Agora vou descrever um pouco aqui como foi a operação para vocês "sentirem" como é uma venda coberta de opções de verdade. Não vou entrar muito em detalhes técnicos agora pra não confundir a cabeça de vocês.

No dia em que a Rhiannon disse que as PETRH34 estavam interessantes, elas estavam mesmo, por motivos fundamentalistas: os estoques de petróleo nos EUA estavam muito abaixo do que os analistas esperavam, e o preço do barril subiu muito. As ações da PETR4 começaram a subir algo em torno de +3,5% e as opções PETRH34 dispararam mais de +110%.

Utilizando Análise Técnica preparei uma projeção para PETR4 e calculei a probabilidade de o preço da PETR4 ultrapassar os 34,00 no dia do exercício (hoje). Também calculei a minha lucratividade e prejuízo máximo em caso de exercício, considerando o quanto paguei pelas minhas PETR4, o quanto receberia pelo prêmio das opções (isso você pode ver pela cotação das opções no homebroker), considerando também o Imposto de Renda e as taxas de corretagem.

Esperei o preço da PETR4 baixar (e com ele a probabilidade de exercício) e vendi as PETRH34 ao preço de 0,33 por ação. Imediatamente lancei uma ordem de stop para limitar a perda caso as opções ultrapassassem a casa dos 0,95 (coisa que não aconteceu).

Esse stop é importantíssimo. Nunca se entra numa opção sem definir o risco máximo, o quanto você aceita perder na transação.

No caso da venda coberta, você não é obrigado a engolir prejuízo. Pode optar por ser exercido, ou então rolar a opção (veremos isso mais pra frente).

Mas esse não foi o caso neste trade. As opções expiraram sem valor, micaram, viraram pó. Graças à queda no preço do barril de petróleo e às declarações do nosso presidente sobre a criação de uma nova estatal pra explorar o pré-sal.

A minha Análise Técnica se confirmou e PETR4 não atingiu o valor de exercício. Agora sim, posso considerar que o dinheiro das vendas cobertas é meu.

Resta agora calcular o imposto de renda sobre a transação. Ele não é retido na fonte, tem que ser recolhido através de DARF.

O bom é a sensação que fica de ter feito dinheiro do nada. Agora o dinheiro será reaplicado na compra de mais ações.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por rhiannon Seg Ago 18, 2008 10:59 pm

Mauricio Katayama escreveu:
Esperei o preço da PETR4 baixar (e com ele a probabilidade de exercício) e vendi as PETRH34 ao preço de 0,33 por ação. Imediatamente lancei uma ordem de stop para limitar a perda caso as opções ultrapassassem a casa dos 0,95 (coisa que não aconteceu).

Maurício, não entendi essa parte, me dá um help? Embarassed

Você lançou as opções a um preço de 0,33 por ação. Não entendi a parte do stop...

[Pensando alto]: Se o valor da opção sobe, é porque a cotação da ação subiu e se aproxima perigosamente do valor de exercício da opção, certo? Então, você colocou o stop para não ter que vender suas ações por R$34,00. Nesse caso, você iria comprar PETRH34 por 0,95, o que acarretaria um prejuízo de 0,62 por ação (0,95 - 0,33), + imposto de renda sobre sua venda + corretagem. Ou seja, sua perda seria limitada a esses valores. É isso? confused
rhiannon
rhiannon
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 151
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por Mauricio Katayama Ter Ago 19, 2008 12:32 pm

rhiannon escreveu:Maurício, não entendi essa parte, me dá um help? Embarassed

Claro Rhiannon! Vamos lá!

Vendi opções por 0,33 porque acredito que a PETR4 não chegará ao preço de exercício na data do vencimento. Mas, vai que acontece algo inesperado e as ações da PETR4 disparam loucamente para cima. Digamos que eu tenha vendido 5 lotes e cada opção, que vendi a 0,33 passe a valer R$ 1,00.

Para evitar o exercício, eu tenho que gastar agora R$ 500 (5 lotes vezes R$ 1,00). Bem, na verdade eu teria que gastar 335,00 porque já recebi 165 quando fiz a venda.

Aí eu faço um stop de compra, ou seja, quando o valor da opção chegar a 1,00 eu faço uma compra para zerar as opções que vendi. Assim, não sou exercido nestas opções. Com este stop eu limito meu prejuízo máximo a R$ 335,00 + 2 corretagens.

O que você deve estar se perguntando é: "mas Maurício, não é melhor ser exercido do que engolir esse prejuízo?

Depende. Sendo exercido eu poderia cair fora do limite de isenção de imposto de renda, e dependendo do preço que paguei, o imposto ficaria mais "caro" do que a recompra das opções.

Também pode ser que as PETR4 subam tanto tanto que o dinheiro da venda das 500 PETR4 mais o dinheiro recebido pela venda das opções não consiga comprar uma quantidade próxima da carteira que eu tinha. No final, acabo com muito menos ações do que tinha no começo da operação. Isso é mau - o objetivo de lançar opções cobertas é justamente ter mais ações do que alguém que fez B&H puro.

Nestes casos pode ser mais interessante limitar o prejuízo e definir um stop-compra.

Nesse caso, você iria comprar PETRH34 por 0,95, o que acarretaria um prejuízo de 0,62 por ação (0,95 - 0,33), + imposto de renda sobre sua venda + corretagem. Ou seja, sua perda seria limitada a esses valores. É isso? confused

Sim, o objetivo é limitar o prejuízo. Mas às vezes é melhor ser exercido. Da maneira como venho operando, dá pra ser exercido sem prejuízo e ainda dá pra recomprar as ações mais tarde.

Ah, quando você é exercida ou quando recompra as opções com prejuízo, não precisa pagar imposto de renda sobre a venda coberta. Nestes casos a operação é contabilizada como prejuízo.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por hknoener Sex Ago 29, 2008 9:38 am

Existem as opções de compra também? Digo, eu posso comprar "opções de compra"? Se sim, porque não seria mais vantajoso do que as de venda?
hknoener
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318
Data de inscrição : 07/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por Mauricio Katayama Sex Ago 29, 2008 11:43 am

As opções que tratamos aqui neste tópico são todas "opções de compra", Harry.

Também existem "opções de venda". A diferença entre elas é a seguinte:

Opção de compra - é o direito de comprar uma ação por um preço até o vencimento
Opção de venda - é o direito de vender uma ação por um preço até o vencimento

No Brasil especificamente só tratamos de opções de compra, porque as opções de venda não tem liquidez.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por hknoener Sex Ago 29, 2008 11:52 am

Ok, acho que vou usar a receita de bolo do PapaiSmurf pra não me perder mais entre "compra/venda" de opões.
hknoener
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318
Data de inscrição : 07/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por Romanove Sex Ago 29, 2008 12:06 pm

Maurício ta muito bom o curso ta de parabêns.Opção é um negócio muito "tabu" porque tem muita gente que perdeu tudo com opção inclusive um tio meu resolveu viver de trade de opção perdeu muito dinheiro.

obs o que meu tio fez é justamente o contrário que o Maurício ta ensinando,depois se vocês quiserem eu conto as estratégia deles.

O que eu to vendo aqui é justamento o contrário uso de opções como instrumentos de controle de risco não de aumento como meu tio fez.
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Tabela de operações com opções

Mensagem por Mauricio Katayama Sex Ago 29, 2008 12:11 pm

Harry, pra facilitar o entendimento dos iniciantes montei essa tabelinha:

TipoQuem compra...Quem vende...
Opção de CompraEspera alta da ação. Comprou o direito de comprar a ação a um determinado preço. Pode optar por exercer esse direito ou não.Espera que a ação não suba. Se for exercido, é obrigado a vender suas ações pelo valor de exercício.
Opção de VendaEspera baixa da ação. Comprou o direito de vender uma ação a um determinado preço. Pode optar por exercer esse direito ou não.Espera que a ação não caia. Se for exercido, é obrigado a comprar ações pelo valor de exercício.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por felipeno Dom Set 07, 2008 4:26 pm

Muito bom este curso maurício.
To acompanhando acada post.
Vou começar a estudar opções agora, me recomenda algum livro?
felipeno
felipeno
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens : 49
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 23/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mini-curso prático de opções cobertas Empty Re: Mini-curso prático de opções cobertas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos