Mudamos!! www.FuturoFinanceiro.org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cartão de Crédito substitui fiador

4 participantes

Ir para baixo

Cartão de Crédito substitui fiador Empty Cartão de Crédito substitui fiador

Mensagem por Mauricio Katayama Sex Ago 01, 2008 10:25 am

Cartão de crédito substituto do fiador poderia diminuir preço dos aluguéis

Por: Equipe InfoMoney
01/08/08 - 09h04
InfoMoney
Fonte: http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1245597&path=/suasfinancas/

SÃO PAULO - A previsão de criação de um cartão de crédito específico para pagamento do aluguel, funcionando como um substituto para o fiador, pode diminuir o preço da locação de imóveis. A estimativa é do presidente do Creci-SP (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo), José Augusto Viana Neto.

"Quando o locatário assina o contrato na imobiliária, o locador passa a receber através do banco, e isso significa, para ele, uma garantia absoluta de pagamento", explica Viana Neto. Segundo ele, por causa dessa garaundo ele, por causa dessa garantia expressiva, os inves garantia expressiva, os investidores tenderão a procurar imóveis para compra e posterior locação. Assim, com um aumento na oferta de imóveis para alugar, o esperado é que o preço do aluguel caia.

Outros benefícios
A simplicidade para se obter o cartão de crédito e o fim da necessidade do fiador são vantagens que podem acompanhar a criação de um produto como esse.

"A garantia de pagamento pelo cartão e a facilidade do acesso a esse serviço permitirá, por exemplo, que moradores de favelas consigam deixar essa condição de habitação e alugar um imóvel", afirma o presidente do Creci-SP.

O locatário ainda é favorecido, segundo Viana Neto, pelas taxas atrativas de administração do cartão de crédito, menores que as despesas com seguro fiança, por exemplo.

A inadimplência dos aluguéis também tende a diminuir, pois o banco que oferece o cartão acertará o aluguel atrasado com o locador, cobrando posteriormente os juros pelo atraso do locatário, conforme explica Viana Neto.

Possibilidades
Na última quinta-feira (24), o vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hereda, anunciou em São Paulo a criação de um cartão para o pagamento de aluguéis, mas o produto ainda não está montado.

A assessoria de imprensa da instituição informou que não haverá pronunciamento por parte da entidade até que o produto esteja pronto. Não há previsão de lançamento do cartão.

Por outro lado...
O cartão de crédito para aluguéis poderia contribuir para a transferência da inadimplência do setor imobiliário para o bancário, que teria de arcar com um possível incremento da parcela de inadimplentes do cartão de crédito.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) foi procurada, mas não quis se pronunciar a respeito dos impactos que poderiam decorrer da criação do "cartão aluguel", como o produto vem sendo chamado, sobre o crédito bancário.

Comentário do Maurício: será uma boa idéia? Cartão de Crédito é um instrumento que é bom na mão de quem sabe usar, e muito ruim na mão de quem não sabe...
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Crédito substitui fiador Empty Re: Cartão de Crédito substitui fiador

Mensagem por PapaiSmurf Sex Ago 01, 2008 12:32 pm

Concordo com o comentário do Mauricio... não sei se a idéia é bom, para alguns será boa, para outras, acho que não... Essas coisas não são simples assim...
PapaiSmurf
PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Masculino Número de Mensagens : 440
Idade : 42
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Crédito substitui fiador Empty Re: Cartão de Crédito substitui fiador

Mensagem por consultor patrimovel Sex Ago 01, 2008 8:40 pm

Toda medida tomada para reduzir a necessidade da "figura" do fiador é bem vinda. Tanto para quem precisa pedir a fiança, como para quem é solicitado a ser fiador.

consultor patrimovel
Novato
Novato

Masculino Número de Mensagens : 4
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 01/08/2008

http://patrimovel.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Crédito substitui fiador Empty Re: Cartão de Crédito substitui fiador

Mensagem por kikitsune Qua Ago 06, 2008 10:20 am

PapaiSmurf escreveu:Concordo com o comentário do Mauricio... não sei se a idéia é bom, para alguns será boa, para outras, acho que não... Essas coisas não são simples assim...

Para alguns colegas meus será ótima! tipo, não têm amigos de confiança na cidade e precisam alugar (e não comprar) algo. Logo pedem um fiador, figura que quase sempre paga o pato em nossa sociedade do "vale tudo" e "o mundo é dos espertos, e não dos trouxas",e por isso cada vez mais rara. Meu pai vivia entrando nessas frias, e antes dos "amigos" fecharem negócio minha mãe tinha de mandar ele dar pra trás (e ainda bem, pois todos os "amigos" fizeram cagada com o outro fiador que arranjaram)

Afinal, é melhor o cartão de crédito do que pagar o Seguro Aluguel, cujo dinheiro não volta. Além disso, o cartão só tem validade para uma pessoa O DONO DO IMÓVEL, ou seja, se o locatário tem todos os recibos que pagou na imobiliaria, e o locador quiser dar uma de espertinho e sacar dinheiro fácil do cartão de crédito do locatário mesmo quando este pagou direitinho, depois Twisted Evil

kikitsune
Poupador
Poupador

Feminino Número de Mensagens : 34
Data de inscrição : 04/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Crédito substitui fiador Empty Re: Cartão de Crédito substitui fiador

Mensagem por PapaiSmurf Qua Ago 06, 2008 10:38 am

Kikitsune, eu concordo com você nesse ponto do fiador e do seguro fiança, mas é como o Mauricio disse, é bom para quem sabe usar e ruim para quem não sabe... e se formos analisar, estamos mudando a figura que vai pagar o pato do fiador para o banco emissor do cartão, existem impactos quando uma mudança ocorre, e os impactos pra mim estão meio obscuros ainda, não vejo eles apenas positivos, talvez pelo meu pouquissimo conhecimento na área de imóveis...

E eu concordo que toda idéia para se reduzir o fiador é bem vinda, mas tem que tomar cuidado para não mudar o problema de lugar em vez de resolver...
PapaiSmurf
PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Masculino Número de Mensagens : 440
Idade : 42
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Crédito substitui fiador Empty Re: Cartão de Crédito substitui fiador

Mensagem por kikitsune Qui Ago 07, 2008 1:07 pm

Ah, sim sempre as coisas devem ser feitas com bastante cuidado.

Mas se o conceito por trás - e precisa ser este o conceito, senão não faz sentido - é que empresas de cartão de crédito tem todo um jurídico que não é bobo, ao contrário da figura do fiador azarado, ou da imobiliária de fundo de quintal.

O que acho atraente é que este cartão de crédito só dá crédito para DUAS pessoas, inquilino e dono. Não é como outros CCRédito que em princípio QUALQUER um se tiver todos os dígitos e o código verificador pode fazer compras (por exemplo, na internet não pedem senha do CCrédito para efetuar compra, ao contrário das lojas de verdade)

kikitsune
Poupador
Poupador

Feminino Número de Mensagens : 34
Data de inscrição : 04/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cartão de Crédito substitui fiador Empty Re: Cartão de Crédito substitui fiador

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos