Mudamos!! www.FuturoFinanceiro.org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas q tenho mas nao acho respostas-Crise americana

5 participantes

Ir para baixo

Dúvidas q tenho mas nao acho respostas-Crise americana Empty Dúvidas q tenho mas nao acho respostas-Crise americana

Mensagem por Ishimoto Dom Out 05, 2008 3:39 pm

Tenho muitas dúvidas bobas, e pensei q alguma boa alma poderia me responder.

1-Por que o dólar subiu no Brasil e no Japão caiu?
2-Por que as bolsas do mundo inteiro caem? (sei +ou- a resposta, mas preciso de alguém q manje do assunto)
3-Por q a crise começou? Vi um tópico de um amigo de site, mas era bem resumido e um pouco satírico
4-Eu acho q em crises é hora de comprar ações. Está certo? Há algum risco em comprar ações em tempos conturbados? Ex. a Vale quebrar, ou ser vendida. A Sadia entrar em concordata, etc.

Pois é. Se alguém tiver as respostas, posta aí, fazendo favor.

Abraços!

Ishimoto
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas q tenho mas nao acho respostas-Crise americana Empty Re: Dúvidas q tenho mas nao acho respostas-Crise americana

Mensagem por FlavioNeves Dom Out 05, 2008 8:34 pm

Vou colocar alguns motivos em que acredito possam influenciar.



1-Por que o dólar subiu no Brasil e no Japão caiu?
. Apesar da crise ser nos EUA, o dólar sempre foi moeda forte de uso internacional para reservas, o que pode influenciar na valorização já que muitos fazem reserva em dólar em momento de crise.
Que isso era previsto acho que não tão sólidamente , pois senão a Sadia não teria perdido R$760,00 milhões de reais em poucos dias no movimento de Hedge na manobra que fez apostando em mais desvalorização do dólar. A Aracruz também se F@#*&.
Na minha opnião essa valorização subita e rápida não é tão "realista" , é mais especulatória de momento de crise , pois com uma moeda pode valorizar de forma sólida em meio a ela.
A cobertura dos prejuízos das matrizes empresariais americanas vindo de outros países também contribuem pra esta valorização.
De qualquer forma acredito que agora é hora de volatilidade da moeda americana .
Em relação ao japão não tenho idéa.

2-Por que as bolsas do mundo inteiro caem? (sei +ou- a resposta, mas preciso de alguém q manje do assunto)
não manjo do assunto mais basicamente,
o dinheiro norte-americano, domina a mentalidade econômica mundial. Os ativos caem porque de uma forma ou de outra as economias estão interligadas , sendo que os EUA é o grande termometro do mercado.
Detalhadamente devem ter milhões de variáveis envolvidas em um mercado tão dinamico e globalizado portanto é difícial analizar cada caso. No mercado variável informação vale ouro hehe.



3-Por q a crise começou? Vi um tópico de um amigo de site, mas era bem resumido e um pouco satírico

Os motivos devem ser inumeros mas acredito que o que foi incisivo foram os empréstimos imobiliários envolvido no mercado sub-prime que causaram grandes prejuizos aos bancos americanos.


4-Eu acho q em crises é hora de comprar ações. Está certo? Há algum risco em comprar ações em tempos conturbados? Ex. a Vale quebrar, ou ser vendida. A Sadia entrar em concordata, etc.

Eu particularmente acho que não ainda (minha opnião) baseado na grande volatilidade do momento , o mercado esta cheio de cobras especuladoras que utilizam momentos de crises , portanto nessas horas cautela é importante. Logo que a poeira baixar , deve-se achar ações a bom preço e pontencial.
Apresar dos prejuízos nem a vale nem a sadia vão quebrar !

FlavioNeves
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas q tenho mas nao acho respostas-Crise americana Empty Re: Dúvidas q tenho mas nao acho respostas-Crise americana

Mensagem por Mauricio Katayama Dom Out 05, 2008 9:06 pm

Vou dar o meu ponto de vista, ok?
1-Por que o dólar subiu no Brasil e no Japão caiu?
Porque houve saída de dólares do Brasil e entrada de dólares no Japão. Os dois países não são a mesma coisa: o Brasil é um emergente e o Japão é a 2a economia mundial. O Brasil é o país com os maiores juros do mundo e o Japão com os menores, o que fazia o pessoal emprestar dinheiro no Japão pra aplicar em outros lugares (inclusive no Brasil). Neste período de incertezas o pessoal abandonou o investimento nos emergentes e cobriu as dívidas no Japão, o que é uma postura considerada "defensiva". Mas isso muda todo dia, o câmbio de moedas flutua por motivos especulativos. É isso que faz a fortuna (e a ruína) do pessoal que investe em Forex.

2-Por que as bolsas do mundo inteiro caem? (sei +ou- a resposta, mas preciso de alguém q manje do assunto)

O raciocínio do mercado é esse: com a crise de crédito, as pessoas consomem menos. Se consomem menos, as empresas lucram menos, afetando o desempenho dos dividendos e das bolsas. Se o estadunidensezinho típico John Doe não pode hipotecar a casa pra pegar crédito fácil, não vai comprar aquela TV de plasma que ele não precisa. E isso gera um efeito em cadeia que diminui o lucro de todas as empresas, no mundo todo.A bolsa sobe nos momentos ne crescimento e retrai nos momentos de pessimismo.

3-Por q a crise começou? Vi um tópico de um amigo de site, mas era bem resumido e um pouco satírico

Foi mais ou menos assim: o estadunidense tem um estilo de vida que valoriza o consumismo (normal, aqui no Brasil é assim também). Só que como ele não tem grana pra comprar à vista o iPod, o carro de luxo e a TV de plasma, ele tem que pegar dinheiro emprestado.

Alguns endividados acabam devendo em vários lugares, e portanto é mais arriscado emprestar dinheiro pra essa turma. No Brasil um jeito do pessoal fazer isso é comprando as coisas em 60x "sem juros" e emprestando dinheiro nos bancos de "crédito pessoal facilitado". Nos EUA o crédito barato para um emprestador de alto risco tomar dinheiro é oferecer a casa como garantia.

Só que o pessoal começou a ficar sem grana pra pagar a dívida (eram emprestadores de alto risco, lembra?) e os bancos começaram a tomar as casas. Só que com um monte de casas à venda, o valor das mesmas despencou e os bancos não conseguiam mais retomar o mesmo valor emprestado. Isso gerou um efeito cascata com pessoas perdendo suas casas, e os bancos quebrando. O que acontece então? Os bancos ficam muito mais exigentes pra emprestar dinheiro, o que gera uma crise de crédito (fica difícil comprar fiado).

4-Eu acho q em crises é hora de comprar ações. Está certo? Há algum risco em comprar ações em tempos conturbados? Ex. a Vale quebrar, ou ser vendida. A Sadia entrar em concordata, etc.

Depende da sua estratégia! Você já tem um colchão de segurança (uma reserva de emergência em renda fixa para 6 meses das suas despesas)? Já estudou bastante sobre a bolsa? Tem um plano definido?

Antes de entrar na bolsa eu formei meu colchão de segurança, fiz cursos e estudei o mercado por quase 2 anos. Isso numa época de alta, nem estávamos em crise.

O risco da bolsa não é somente as empresas quebrarem. Veja bem, se você tem objetivos para daqui a 1 ano e neste tempo a bolsa render, digamos +10%, você fez um mau negócio pois na renda fixa teria garantido um lucro muito maior. O maior perigo de investir na bolsa no meio de uma crise sem um plano definido é o custo de oportunidade e estar sujeito a erros operacionais de principiante, que no mercado em queda custam muuuuito caro. Você pode minimizar bastante esses problemas se investir com objetivo de longo prazo e estudar muito.

Resumindo: se você tem colchão de segurança, estudou o mercado, e tem confiança que está preparado psicologicamente para investir em ações, entre aos poucos e vá aprendendo: a crise pode lhe gerar resultados memoráveis. Porém, se está querendo entrar na bolsa só porque "caiu bastante", cuidado... nesse caso eu aconselho a ficar de fora.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas q tenho mas nao acho respostas-Crise americana Empty Re: Dúvidas q tenho mas nao acho respostas-Crise americana

Mensagem por Ishimoto Seg Out 06, 2008 9:15 pm

Flavio e Maurício, valeu pelas respostas e dicas. Eu acho q pra ser um investidor, não basta somente ter grana e ler um livro do Pai Rico ou do Cerbasi e pensar q já sabe de tudo. Conhecimento da economia do país, conhecimento de como a economia mundial reage a uma crise, como a bolsa fica em tempos de turbulencia são muitíssimos importantes, além de muitos outros fatores.

A História conta a História, estamos presenciando um fato q pode nos ajudar muito futuramente. Claro q todos os fatos nao serão iguais, todas as crises nao serão iguais, mas o enredo será o mesmo. E os personagens serão os mesmos, nós. Portanto devemos aprender todo o ¨enredo¨ para q estejamos preparados e prontos para tirar o máximo numa eventual nova crise.

Abraços e às vezes vou fazer perguntas tolas, mas essenciais para meu estudo, ou aprendizado, como queiram. tongue

Ishimoto
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas q tenho mas nao acho respostas-Crise americana Empty Re: Dúvidas q tenho mas nao acho respostas-Crise americana

Mensagem por Mauricio Katayama Seg Out 06, 2008 11:32 pm

Flávio, nenhuma das suas perguntas foi tola! Aliás, muito economista que está falando na televisão e jornal não teve esse discernimento seu de procurar entender a coisa antes de comentá-la...

Lembrando que eu também não sou o dono da verdade. O que postei é meu ponto de vista. Wink
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas q tenho mas nao acho respostas-Crise americana Empty Re: Dúvidas q tenho mas nao acho respostas-Crise americana

Mensagem por kikitsune Ter Out 07, 2008 10:26 am

http://www1.folha.uol.com.br/folha/podcasts/ult10065u453042.shtml

Tem também o problema dos bancos criarem dinheiro em cima de valorização imaginária:

"O maior problema de tudo isso, diz o economista, é que no momento em que esses empréstimos estavam em alta, os bancos americanos criaram papéis derivativos. Como esses papéis pagavam bem, venderam não só para os EUA, mas para a Europa e a Ásia."
(extraido da noticia)

Se o banco fez uma hipoteca de uma casa valendo 100K, e de repente "alguém" disse que a casa agora valia 120K, eles resolveram pegar a diferença e lucrar com isso (comprar carro, televisao, etc). O problema é que nessa bolha, a casa ia "valorizando" e cada vez que isso acontecia, o banco resolvia emitir mais papéis.

Só que imóveis não valorizam tanto assim em tão pouco tempo. No final, eram hipotecas valendo muitas vezes mais do que a casa original : no máximo, valoriza-se em pouco tempo algo em torno de 40% (se for otimista), e não duas ou três vezes o valor inicial da casa.

Então chegou o momento de honrar as dívidas: só que a casa não cobre toda essa "valorização"! Lógico que nesse momento os papéis viraram "pó".

Mas quanto à recomendação da notícia, acho que é piada, né? (evitar a bolsa agora?)

kikitsune
Poupador
Poupador

Feminino Número de Mensagens : 34
Data de inscrição : 04/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas q tenho mas nao acho respostas-Crise americana Empty Re: Dúvidas q tenho mas nao acho respostas-Crise americana

Mensagem por Romanove Ter Out 07, 2008 11:20 am

Essa bolha lembra os papéis mágicos de Fasuto que são sitados no investidor inteligente.Quando houve a revolução francesa,os revolucionários emitiram dívida lastreados nas terras confiscadas da igreja.Conclusão os papéis que eram negociados ao valor de face perderam o lastro.É aquele negócio você não pode inventar dinheiro.Você tem que fazer o dinheiro(make money).
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas q tenho mas nao acho respostas-Crise americana Empty Re: Dúvidas q tenho mas nao acho respostas-Crise americana

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos