Mudamos!! www.FuturoFinanceiro.org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é um Investimento Inteligente? - Gustavo Cerbasi

2 participantes

Ir para baixo

O que é um Investimento Inteligente? - Gustavo Cerbasi Empty O que é um Investimento Inteligente? - Gustavo Cerbasi

Mensagem por Mauricio Katayama Sáb Set 27, 2008 1:39 am

Texto retirado da Newsletter Expomoney:
http://www.expomoney.com.br/newsnova/materia.asp?rregn=191

O que é um investimento inteligente?

Depois do sucesso do best-seller “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, Gustavo Cerbasi aborda o tema do seu mais recente lançamento e fala da importância do planejamento financeiro, do pensamento no longo prazo e da capacidade que todos têm para conquistar o sucesso nos investimentos. Para ele, o lazer e a qualidade de vida devem ser levados em conta sempre.

Por Gustavo Cerbasi

Você sabe qual é o melhor investimento do mercado? Se souber, está enganado. O melhor investimento é uma ficção, ele não existe. ficção, ele não existe. Na verdade, qualquer investimento é bom quando o investidor está bem preparado e consciente dos riscos e oportunidades.

Milhares de pessoas enriquecem com ações, outros milhares com imóveis. Há quem construa sua fortuna com fundos ou então com os convenientes planos de previdência privada. O investimento inteligente é aquele que reúne as qualidades necessárias para realmente construir a independência financeira do investidor.

Por isso, entendo que um investimento só é inteligente se sua rentabilidade estiver acima da média, sem exigir do investidor muito tempo para se manter informado, sem tirar suas noites de sono e com a condição de que o investidor saiba exatamente aonde pode e quer chegar com sua aquisição. Se seu investimento lhe tomar mais tempo do que seu lazer ou lhe gerar preocupações ao invés de alegrias, ele certamente não é uma boa escolha.

Não tenho dúvidas de que enriquecer é uma questão de escolha. O que está faltando à maioria das pessoas é a percepção de que o planejamento financeiro de longo prazo é muito recompensador, que os bons investimentos estão disponíveis até aos poupadores iniciantes e que todos nós temos em nossas mãos a capacidade de melhorar sensivelmente a história de nossas famílias.

Para que isso aconteça, precisamos dar mais importância ao valor do dinheiro que temos em mãos, despertar para as oportunidades que podem garantir uma vida mais longa e próspera, como a maioria das pessoas fez quando se discutiu mais profundamente os benefícios de uma boa alimentação e dos cuidados com a saúde. Temos que buscar informações, para saber qual é o melhor investimento para cada um de nós.

Não tenho dúvidas de que o Brasil está passando por um forte processo de enriquecimento que afetará a todos os brasileiros positivamente. Porém, aqueles mais bem informados e predispostos a agir terão sua vida muito mais impactada do que aqueles que simplesmente estão satisfeitos com sua situação atual. Mais do que bons investimentos, o que ainda falta ao mercado são bons investidores.

Para investir bem, devemos ter em mente que jamais teremos em mãos toda informação disponível sobre qualquer investimento, que sempre haverá investimentos que rendem mais do que o que escolhemos, que rendimentos espetaculares dependem bastante de nossa sorte ou de um certo grau de especulação e que uma rentabilidade mediana e consistente produz mais resultados do que grandes rentabilidades sujeitas a muito risco.

O fato é que existem muitos investimentos simples e inteligentes sobrando no mercado e sendo desprezados por aqueles que foram contagiados pela febre dos ganhos espetaculares. Uma pena, pois os investimentos mais complexos consomem mais de nossa vida. Se seu investimento lhe toma mais tempo que seu lazer, ou lhe rouba horas de sono, ou então é fonte de preocupações e úlceras em sua vida, provavelmente você escolheu o investimento errado.

Um investimento inteligente é aquele que lhe traz uma sensação contínua de satisfação e segurança, que não o assusta nas crises e que não lhe toma muito tempo para que você se atualize sobre ele. Essas características são encontradas em qualquer mercado, e cabe ao investidor experimentá-las e aprová-las.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que é um Investimento Inteligente? - Gustavo Cerbasi Empty Re: O que é um Investimento Inteligente? - Gustavo Cerbasi

Mensagem por Kaimã Sáb Set 27, 2008 1:37 pm

Mauricio,
Gostei muito do artigo.

Me fez mais convicto da minha opcao pela estrategia BH&LP.

Nao tenho duvidas que poderia maximzar meus ganhos (e riscos) se dedicasse mais tempo aos investimentos na Bolsa, mas isso roubaria muito do tempo que dedico para a familia e ao trabalho.

O Cerbasi descreveu com precisao o ponto de equilibrio. Ê o limite entre a sensacao de satisfacao e a de preocupacao.
Kaimã
Kaimã
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 135
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos