Mudamos!! www.FuturoFinanceiro.org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Se os 9,47% impressionam, conheça então as maiores altas da história da Bolsa

Ir para baixo

Se os 9,47% impressionam, conheça então as maiores altas da história da Bolsa Empty Se os 9,47% impressionam, conheça então as maiores altas da história da Bolsa

Mensagem por Vi0linha Sáb Set 20, 2008 7:28 pm

Se os 9,47% impressionam, conheça então as maiores altas da história da Bolsa

Por: Roberto Altenhofen Pires Pereira
19/09/08 - 21h08
InfoMoney


SÃO PAULO - Para quem não conhecia uma brusca oscilação, o recente período vivido pelos mercados parece feito sob medida. Esta semana então, nem se fala. Começou com uma queda histórica de 7,59%, e fechou com uma disparada, também histórica, de 9,57%.

Estes quase 10% de alta do Ibovespa na sexta-feira (19) impressionaram. Havia nove anos que a Bolsa não via tamanho rali. Mas a semana recebe o rótulo de "histórica" não por suas variações em si, e sim pelo contexto. Marcou o período de manifestação mais agressiva da crise do subprime. Grosso modo, evidenciou o colapso do sistema financeiro norte-americano.

Porém, é difícil encontrar quem já tivesse experimentado tamanha valorização. Exatamente porque a última alta superior registrada pelo benchmark, datada de 15 de janeiro de 1999, vinha em um ambiente completamente diferente às Bolsas.

Imagine ganhar 16 mil em um dia
Olhar para a última alta superior a esta exclui destes 9,57% o selo de "históricos". Em variações, o Ibovespa já apresentou altas bem maiores e a de janeiro de 1999 é apenas uma delas. Naquele 15 de janeiro, nove anos atrás, o Ibovespa fechou com avanço de 33,89%.

Se fosse atualmente, esta variação acabaria com o Bear Market em apenas um dia. Colocaria o índice de volta nos 70 mil pontos, puxaria alta de 16.400 pontos somente em um pregão.

Mas não dá para comparar os dois casos. Naquela época - plena crise cambial brasileira - a Bolsa movimentou pouco mais de R$ 300 milhões, sem contar que tal variação veio sobre uma base de 5.038 pontos na abertura.

Mais de 36% em um dia, em 1991
Nem assim este foi o melhor dia da história do Ibovespa. Voltando ao governo Collor, em 1991, o Ibovespa experimentou sua maior alta de todos os tempos. Fechou o pregão do dia 4 de fevereiro daquele ano marcando valorização de 36,05%. Esta sim, a maior já vista.

Para achar os "heróis" daquela alta, basta lembrar do contexto. Em meio à abertura do mercado nacional às importações e o início do Programa Nacional de Desestatização, o período marcou a abertura da Bolsa ao investidor estrangeiro. Outro argumento para a importância dos estrangeiros sobre o volume de negócios no mercado doméstico.
Vi0linha
Vi0linha
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 281
Data de inscrição : 05/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos