Mudamos!! www.FuturoFinanceiro.org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Iniciante querendo montar seu colchão de segurança.

+2
rhiannon
Peixoto
6 participantes

Ir para baixo

Iniciante querendo montar seu colchão de segurança. Empty Iniciante querendo montar seu colchão de segurança.

Mensagem por Peixoto Dom Set 14, 2008 11:35 pm

Boa tarde!

Primeiro gostaria de parabenizar o forum, adorei o clima do pessoal tanto aqui quanto no clubedopairico, mas aqui me pareceu mais aconchegante, então vamos lá:

Sou do Rio de Janeiro tenho 22 anos, no momento sou universitário e trabalho.
De 1 ano para cá comecei a me interessar profundamente nesta área, buscando investimentos de longo prazo e me educar financeiramente.

Primeiro tomei como meta quitar minhas dívidas e em 6 meses mudei muito meus hábito comecei a ler bastante sobre educação financeira(sites+forums) sou usuário de palm e utilizo um software de controle de gastos onde anoto tudo o que gasto e defino metas de quanto vou gastar e em que vou gastar, sempre no final do mês paro para olhar os lançamentos que fiz no palm e analiso quanto dinheiro foi gasto indevidamente(isso ajuda muito) com isso consegui quitar minhas contas/dividas que não eram grandes. De 3 meses para cá comecei a poupar para meu colchão de segurança com isso no dia do meu pagamento é transferido para uma poupança x% do meu salário.

Gosto do assunto e quero realmente conhecer mais porém me perco com os termos utilizados por vocês(aonde posso me inteirar mais sobre os termos?) e gostaria de sugestões de livros para ler (na ordem se for possível rsrsrs...)

Estou realizando aportes mensais de R$450,00 na poupança, acredito que o colchão fique formado antes da metade do ano que vem, se continuar nesse ritmo, ou antes se realizar algum aporte maior.

A perguntar é: estou no caminho certo?

Outra pergunta seria se devo mudar para um CDB DI que vi em meu banco(Banrisul) buscando uma maior rentabilidade.


Operação pós-fixada, acompanhando a variação do CDI.

Características do Produto

Denominação CDB DI


Conceito Operação pós-fixada, destinada a recursos oriundos da conta corrente ou da Conta Investimento. Rentabiliza de acordo com percentual da Taxa DI negociado na contratação.

Clientes Pessoa Física e Pessoa Jurídica.

Aplicação Mínima R$ 1.000,00

Resgate Parcial Não admite.

Resgate Antecipado Por ocasião de resgate antecipado haverá incidência de deságio.


Prazos Mínimo - 30 dias.
Máximo - 1.080 dias.

Remuneração Percentual da Taxa DI, contratada no momento da aplicação.

Tributação

IOF: tributação de alíquota regressiva conforme tabela, incidindo sobre o rendimento até o 29º dia da aplicação, caso ocorra resgate neste período.

IR: incidência adequada à nova tributação do IR - Lei 11.033 de 21/12/2004;
Rendimentos produzidos até 31/12/2004 - alíquota de 20%;
Rendimentos produzidos a partir de 01/01/2005, as alíquotas de IR ficam atreladas ao tempo da operação:
Prazo de até 180 dias - alíquota de 22,5%;
Prazo de 181 a 360 dias - alíquota de 20%;
Prazo de 361 a 720 dias - alíquota de 17,5%;
Prazo superior a 720 dias - alíquota de 15%.

Vantagens:
Conta com a Proteção do Fundo Garantidor de Créditos-FGC, obedecendo ao limite de R$ 60.000,00 por CPF, na mesma Instituição Financeira;

O CDB DI Banrisul acompanha a variação da Taxa DI, referencial de juros do mercado financeiro;

O Imposto de Renda é cobrado uma única vez, no vencimento da operação ou por ocasião do resgate;

Possibilidade de obter desconto parcial ou total na Tarifa Econômica Banrisul (TEB);

Redução da taxa de juros do Cheque Especial de acordo com o saldo médio mensal do cliente; e

O CDB DI Banrisul conta com a garantia e solidez do maior banco do Estado do Rio Grande do Sul.

Pela tabela de rentabilidade que vi no site esta rendendo 1,1%am (é isso mesmo ?) fica muito em conta(mesmo com o imposto descontado) em relação a poupança que esta rendendo 0,66am. O que acham?

Desculpe pelo texto acho que ficou um pouco confuso... Estou começando agora no assunto peço um pouco de paciência comigo rsrsrs, espero em um futuro estar ajudando outros e participando ativamente da comunidade.

Antecipadamente agradecido,

Peixoto
Novato
Novato

Masculino Número de Mensagens : 9
Data de inscrição : 12/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante querendo montar seu colchão de segurança. Empty Re: Iniciante querendo montar seu colchão de segurança.

Mensagem por rhiannon Seg Set 15, 2008 12:54 am

Peixoto, seja muito bem-vindo ao fórum!

Com relação às suas dúvidas, vamos por partes:

- Aonde posso me inteirar mais sobre os termos?: existem diversos bons glossários por aí; mas eu normalmente recorro ao Google quando me deparo com algum termo novo! Mas, sempre que tiver dúvidas, pergunte aqui no fórum mesmo que alguém te ajuda!

- Sugestão de livros: o que você já leu sobre o assunto? Pergunto isso para direcionar um pouco mais as indicações!

- Estou no caminho certo?: penso que sim! Só o fato de se interessar pelo assunto e já estar adotando hábitos de investimento já indica que você está no caminho certo!

- Devo mudar para o CDB-DI do meu banco?: na minha opinião o colchão de segurança deve ter dois aspectos: liquidez imediata e proteção contra "catástrofes bancárias". Ou seja, deve poder ser sacado imediatamente no caso de urgência, e ser protegido pelo fundo garantidor. Entendo que rendimento não seria o mais importante aqui, mas, garantidos os dois aspectos fundamentais, fica a seu critério escolher a melhor alternativa.

Bom, no mais é só desejar sucesso na sua jornada, você é novo e tem tudo para alcançar o seu objetivo!
rhiannon
rhiannon
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 151
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante querendo montar seu colchão de segurança. Empty Re: Iniciante querendo montar seu colchão de segurança.

Mensagem por Mauricio Katayama Seg Set 15, 2008 7:59 am

Primeiramente, seja bem vindo ao fórum, Peixoto!! Obrigado por sua presença!

Também sou usuário de tecnologia móvel, e ela é essencial para meu controle financeiro (inclusive para orçamento, controle dos investimentos e acompanhamento da bolsa e do fórum).

Peixoto escreveu:Gosto do assunto e quero realmente conhecer mais porém me perco com os termos utilizados por vocês(aonde posso me inteirar mais sobre os termos?)
Criei um tópico para isso aqui:
https://investidores.forumeiros.com/bolsa-de-valores-f6/duvida-sobre-algum-termo-pergunte-aqui-t52.htm

gostaria de sugestões de livros para ler (na ordem se for possível rsrsrs...)
A Rhiannon criou um tópico aqui:
https://investidores.forumeiros.com/livros-e-filmes-f1/sugestoes-de-leitura-para-iniciantes-t192.htm

[/b]
Estou realizando aportes mensais de R$450,00 na poupança, acredito que o colchão fique formado antes da metade do ano que vem, se continuar nesse ritmo, ou antes se realizar algum aporte maior.

A perguntar é: estou no caminho certo?

Na minha humilde opinião, está no caminho certíssimo! O primeiro passo é se livrar das dívidas, o segundo é formar um colchão de segurança e enquanto forma este colchão, estudar sobre investimentos mais sofisticados.

Outra pergunta seria se devo mudar para um CDB DI que vi em meu banco(Banrisul) buscando uma maior rentabilidade.

Olha, depende do volume do dinheiro e de quando você pretende resgatá-lo. Como a pergunta do tópico é sobre a formação de um Colchão de Segurança, e considerando que este CDB é no mesmo banco que você tem conta e que atualmente o dinheiro está na poupança, a princípio parece uma boa alternativa sim. A dica que eu dou é não colocar mais do que 60k (R$ 60.000,00) neste CDB, porque esse é o máximo garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito. Ou seja, se o banco quebrar, você tem 60k protegidos.

CDB + poupança é a minha dupla favorita para formação do colchão de segurança porque eles são muito seguros e tem altíssima liquidez. Ou seja, são ideais para a formação do colchão, que deve cobrir pelo menos 6 meses das suas despesas mensais.

Grande abraço,
Maurício
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante querendo montar seu colchão de segurança. Empty Re: Iniciante querendo montar seu colchão de segurança.

Mensagem por Cris Seg Set 15, 2008 12:01 pm

Parece que esse CDB do Banrisul não tem liquidez não, porque não permite resgates parciais e, se o resgaste for feito antes do prazo, haverá "deságio". Peixoto, você precisa ver se o CDB é pós ou pré fixado e qual a taxa do CDI que ele oferece. Se for pré fixado, eu acho meio perigoso, no momento atual da economia.
Cris
Cris
Investidor
Investidor

Feminino Número de Mensagens : 236
Data de inscrição : 09/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante querendo montar seu colchão de segurança. Empty Re: Iniciante querendo montar seu colchão de segurança.

Mensagem por PapaiSmurf Seg Set 15, 2008 12:07 pm

Bem vindo Peixoto...

O Mauricio e a Rhiannon ja falaram praticamente tudo, eu concordo com eles...

Vc está no caminho certo sim...
PapaiSmurf
PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Masculino Número de Mensagens : 440
Idade : 42
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante querendo montar seu colchão de segurança. Empty Re: Iniciante querendo montar seu colchão de segurança.

Mensagem por Romanove Seg Set 15, 2008 12:17 pm

A Rentabilidade é boa,mas ela não é fixa pelo que tá escrito ai e sim um % do CDI pergunte isso para seu banco o bom é no mínimo 90%,o ideal ia ser 95% ou mais.Esse deságio é importante ver quanto é em geral eles te dão uma rentabilidade menor se você tirar antes do prazo.

Ele também não adimiti resgate parcial como já foi dito ou seja ou você tira tudo ou nada.Vai no seu banco e procure algo que tenha resgate parcial deve ter outro CDB que atenda isso.

E se você quiser se apresentar tem uma seção só para isso a seção membros
https://investidores.forumeiros.com/membros-f4/
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante querendo montar seu colchão de segurança. Empty Re: Iniciante querendo montar seu colchão de segurança.

Mensagem por Peixoto Seg Set 15, 2008 2:37 pm

rhiannon, Mauricio Katayama, Cris, PapaiSmurf, Romanove

Very Happy Very Happy Muito Obrigado, fico agradecido pela atenção vou ler e estudar as indicações acima com calma!

Vamos lá,

- Sugestão de livros: o que você já leu sobre o assunto? Pergunto isso para direcionar um pouco mais as indicações!
Ainda não li nenhum livro, como disse acompanho somente foruns e sites agora sinto a necessidade do livro para aumentar meu conhecimento/educação. study


- Parece que esse CDB do Banrisul não tem liquidez não, porque não permite resgates parciais e, se o resgaste for feito antes do prazo, haverá "deságio". Peixoto, você precisa ver se o CDB é pós ou pré fixado e qual a taxa do CDI que ele oferece. Se for pré fixado, eu acho meio perigoso, no momento atual da economia.
Pelo que diz no site é Pos-Fixado.

A Rentabilidade é boa,mas ela não é fixa pelo que tá escrito ai e sim um % do CDI pergunte isso para seu banco o bom é no mínimo 90%,o ideal ia ser 95% ou mais.Esse deságio é importante ver quanto é em geral eles te dão uma rentabilidade menor se você tirar antes do prazo.

Ele também não adimiti resgate parcial como já foi dito ou seja ou você tira tudo ou nada.Vai no seu banco e procure algo que tenha resgate parcial deve ter outro CDB que atenda isso.

Mais aquela tabela que eles divulgam com a rentabilidade então vem da onde? Eu li sobre CDI mas não entendi muito bem, mas esta % em cima do CDI varia de tipo de CDB para tipo de CDB? de cliente para cliente? ou de banco para banco? porque há esta variação? (rsrsrsrs desculpe pela montanha de perguntas)

Quanto ao resgate parcial não achei outra opção de CDB DI no meu banco, somente esta que coloquei na mensagem: Operação pós-fixada, acompanhando a variação do CDI.

Seria a melhor opção como o Mauricio Katayama falou colocar parte na poupança e parte no CDB? se precisa-se tirar tudo retiraria do CDB se fosse uma pequena quantia retiraria da poupança.

Fiz uma planilha agora aqui para comparar os tipos de investimentos fixos e 1 ano de rendimentos. Esta planilha esta de acordo? aonde acho calculadores desse tipo para tomar como referência?.

Novamente agradeço a vocês! alta alta

Iniciante querendo montar seu colchão de segurança. Calcul11

Peixoto
Novato
Novato

Masculino Número de Mensagens : 9
Data de inscrição : 12/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante querendo montar seu colchão de segurança. Empty Re: Iniciante querendo montar seu colchão de segurança.

Mensagem por Peixoto Seg Set 15, 2008 5:12 pm

Desculpa mas la vou eu denovo...

Uma questão que surgiu para mim agora é a seguinte, o dinheiro desvaloriza perante a inflação correto? como calculo a inflação e como isso irá influenciar nos meus investimentos? as aplicações tem ajustes de inflação automáticos?

Peixoto
Novato
Novato

Masculino Número de Mensagens : 9
Data de inscrição : 12/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante querendo montar seu colchão de segurança. Empty Re: Iniciante querendo montar seu colchão de segurança.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos