Mudamos!! www.FuturoFinanceiro.org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

+11
Mars
PapaiSmurf
Gustavo_bl
Alex
JRMiranda
hotmar
rhiannon
Kaimã
Cris
Romanove
CãoBravo
15 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por CãoBravo Ter Set 09, 2008 4:39 pm

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Muitos dizem que as pessoas ambiciosas, abrem mão de seus sonhos para conseguirem o que querem, mas o que a maioria não sabe é que essas pessoas abrem mão apenas de alguns sonhos pequenos, perto dos sonhos grandiosos que têm como objetivo.
Um bom exemplo disso, é o tal “Sonho da Casa Própria”. Todos querem ter um cantinho pra chamar de seu e mostrar aos outros que és uma pessoas bem estabilizada financeiramente.
Até aí tudo bem, pois é apenas uma questão de segurança e de ego. O problema é que essa atitude pode custar muito caro para alguns.

Andei pesquisando na internet sobre a possibilidade de comprar uma casinha simples para começar e depois alugar a mesma, quando comprasse outra e daí em diante, até chegar em um imóvel de nível bom para criar meus filhos.
Me assustei por estar tão certo em minhas teorias!!!

Tomaremos como base um imóvel de classe média baixa em capitais, no valor de R$ 80.000,00. Não contabilizaremos inflação, ou valorização e desvalorização do imóvel.

No melhor financiamento da Caixa Econômica Federal, tive a seguinte resposta:
· Valor do imóvel: R$ 80.000,00
· Valor da entrada mínima: R$ 16.000,00
· Taxa de juros efetiva: 7,9347% a/a (A taxa nominal é mais baixa, mas a que vale é essa aí)
· Prazo: 360 meses
· Prestações: R$ 635,31

Calculando os mesmos valores dessas prestações como se fosse um investimento qualquer em renda fixa, com uma rentabilidade mensal de 0,65%, no final de 360 meses, em vez de ter o sonho da casa própria no valor de R$ 80.000,00, mas de “inestimável valor sentimental”, teria um patrimônio no valor aproximado de R$ 1.066.546,00 !!!!! Vai pensar ainda em “inestimável valor sentimental”???

Mas aí você vem com o seguinte argumento:
- Tá bom! Eu vou investir esse valor durante 30 anos, mas vou onde vou morar durante esse tempo?

Bom, a idéia era apenas passar a diferença entre pagar juros e receber juros, mas já que é pra pegar pesado (rsrsrs) vamos lá...

O aluguel de um imóvel no Brasil está hiperinflacionado atualmente e creio que isso não continuará dessa forma por mais 30 anos. Normalmente, o aluguel de um imóvel residencial médio, equivale a um valor de 0,6 a 1% sobre o valor do mesmo.
Se você pretende se sacrificar um pouco para se ter a independência financeira e ainda, a moradia durante o “até lá”, decida primeiramente a morar em uma imóvel um pouco mais barato, de R$ 70.000,00. Calculando um aluguel barganhado em 0,7% do valor do imóvel, o mesmo equivaleria a R$ 490,00.

Se você optar por aquele mesmo método de investimento acima, investindo R$ 145,31 mensais e ainda pagando um aluguel de R$ 490,00, ao final de 360 meses, em vez de ter o sonho da casa própria no valor de R$ 80.000,00, mas de “inestimável valor sentimental”, teria um patrimônio no valor aproximado de R$ 370.265,00 !! Vai pensar ainda em “inestimável valor sentimental”??? Tem certeza??

Isso se você não puder estudar um pouquinho mais sobre investimentos, pois se estudar um pouquinho e conseguir elevar seus rendimentos a 1% ao mês, teria no primeiro exemplo R$ 2.767.271,00 e no segundo exemplo R$ 1.072.180,00. Incrível né!?!?

Depois ainda reclamam que filho de pobre é sem sorte!!!

Fonte: http://dinheirologia.blogspot.com
CãoBravo
CãoBravo
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens : 41
Idade : 45
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 30/07/2008

http://www.biscoitoscaipirao.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por Romanove Ter Set 09, 2008 5:48 pm

Concordo plenamente com você cão bravo revi as contas aqui que você fez aqui deu até um pouco mais eheheheh,mas pouca coisa...

Infelizmente ou não, o pobre,em geral, não saber usar calculadora 12-c nem excell.

Mas eu sei demo
"O juro composto é a maior invenção da humanidade, porque permite uma confiável e sistemática acumulação de riqueza." Albert Einstein
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por Cris Ter Set 09, 2008 6:47 pm

Mas também pudera!!! 30 anos para pagar? Shocked acho um pouco temerário essa enormidade de tempo para pagar um financiamento. Vamos e convenhamos!!
Cris
Cris
Investidor
Investidor

Feminino Número de Mensagens : 236
Data de inscrição : 09/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por Kaimã Ter Set 09, 2008 7:28 pm

Cris escreveu:Mas também pudera!!! 30 anos para pagar? Shocked acho um pouco temerário essa enormidade de tempo para pagar um financiamento. Vamos e convenhamos!!

Ainda tem gente que acha investimento em bolsa arriscado.

Ter uma divida de 30 anos e apenas um emprego não é uma estratégia conservadora.

(não vale para quem tem emprego publico)
Kaimã
Kaimã
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 135
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por rhiannon Ter Set 09, 2008 7:34 pm

Todos querem ter um cantinho pra chamar de seu e mostrar aos outros que és uma pessoas bem estabilizada financeiramente.Até aí tudo bem, pois é apenas uma questão de segurança e de ego.

Acho que a grande maioria não compra por questão de ego ou para mostrar aos outros que está bem financeiramente. Acho que esse tipo de generalização, tira um pouco de credibilidade da matéria.

*****

Penso que a matéria deva ser lida mais como "pontos a se considerar antes de comprar a casa própria" do que "quem compra casa própria não tem inteligência financeira". A questão é: se você vai comprar um imóvel para morar, pense muito antes, e decida o que prioritário pra você. Hoje moro de aluguel, e por isso sei a chatice que é não poder mudar algumas coisas da forma que eu gostaria, saber que posso ter que me mudar caso o proprietário assim decida, etc.

Em suma: pra mim a questão não é comprar ou não comprar, mas, se for comprar, como fazê-lo!

30 anos é uma vida (é o que eu vivi até agora, pra ser mais direta).
rhiannon
rhiannon
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 151
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por Cris Ter Set 09, 2008 8:28 pm

rhiannon escreveu: 30 anos é uma vida (é o que eu vivi até agora, pra ser mais direta).

Eu também penso assim. Por isso não levo muito em consideração essas contas de que "se você economizar tantos reais por 30 anos ficará milionário". É muuuito tempo...É o mesmo que dizer: "se você economizar R$1,00 por mês, daqui a 100 anos terá um milhão". Isso é óbvio, mas quem quer esperar tudo isso? Eu não faria uma dívida por 30 anos e muito menos pagaria aluguel por todo esse tempo. Eu fiz meu financiamento imobiliário por 15 anos, paguei 5 anos e no ano que vem, se entrar a grana que estou esperando, vou quitá-lo rapidinho. Fiz por 15 anos , mas esperando quitá-lo em bem menos tempo. E estou tranquilinha na minha casinha, sem ter que ficar com medo da boa vontade do dono da casa. E, aliás, essa matéria me fez pensar na roubada que é você comprar um imóvel e viver da renda do aluguel. A mátéria diz que os aluguéis estão caros, mas dão no máximo 1% do valor do imóvel. Evil or Very Mad Péssimo investimento. reprovado
Cris
Cris
Investidor
Investidor

Feminino Número de Mensagens : 236
Data de inscrição : 09/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por hotmar Ter Set 09, 2008 8:33 pm

Matéria interessante esta. Eu tb penso, por ora, em morar de aluguel, e o valor que iria para um financiamento vai para a conta de investimentos (até porque estou começando a me capitalizar agora).



Vou esperar acumular capital e esperar o mercado imobiliário desaquecer para, só então, adquirir a casa própria.




É isto aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

hotmar
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 228
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por Cris Ter Set 09, 2008 8:46 pm

hotmar escreveu:Matéria interessante esta. Eu tb penso, por ora, em morar de aluguel, e o valor que iria para um financiamento vai para a conta de investimentos (até porque estou começando a me capitalizar agora).

Vou esperar acumular capital e esperar o mercado imobiliário desaquecer para, só então, adquirir a casa própria.

É isso mesmo, Hotmar. Cada um tem seu momento certo. Eu tive o meu, pois achei o negócio certo, na hora certa, no local certo, estava preparada, etc, etc. Aproveitei a ocasião e não me arrependo nem um pouco. nota
Cris
Cris
Investidor
Investidor

Feminino Número de Mensagens : 236
Data de inscrição : 09/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por hotmar Ter Set 09, 2008 8:50 pm

Cris, parabéns pela aquisição do seu imóvel próprio. Isto não só lhe proporcionará segurança, como também dinheiro "livre", isto é, o dinheiro que iria para pagar o aluguel pode ser investido agora para pagar investimentos!




É isto aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

hotmar
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 228
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por JRMiranda Ter Set 09, 2008 11:51 pm

Há pouco mais de um ano me encontrei nesta encruzilhada: comprar um imóvel ou continuar poupando e pagando aluguel?

Na verdade, a pressão para a compra de nossa "casa própria" era da minha esposa, considerando que eu era contra. Como tomamos uma decisão? Fui para o Excel! Considerei o valor do imóvel de nosso interesse (+/-R$150mil), a entrada que poderíamos bancar, um valor médio das parcelas que poderíamos pagar (15 a 20 anos de parcelas...), inflação, valor médio de valorização do imóvel no período. Por outro lado considerei o pagamento do aluguel (com reajustes compatíveis), uma valor a ser aplicado mensalmente com juros compatíveis à renda fixa.

Além disso listei com a minha esposa alguns prós e contras:
PRÓS - permanecer no aluguel
1) não conseguiríamso adquirir no momento o imóvel dos nossos sonhos
2) não temos a certeza de que permaneceremos na mesma cidade por longo tempo
3) permanecendo no aluguel temos a flexibilidade de mudar de acordo com o nosso gosto ou para adaptar a eventuais mudanças de local de trabalho
4) hj pagamos de aluguel menos de 0,4% do valor do imóvel

CONTRAS - permanecer no aluguel
1) não estaremos morando na NOSSA casa
2) não podemos fazer reformas ou adaptar plenamente o imóvel ao nosso gosto

RESULTADO: Na análise financeira convenci minha esposa que poupando o planejado e mesmo pagando aluguel, num período inferior a 15 anos (bem inferior) poderemos adquirir o imóvel dos "nossos sonhos". E é claro, não consumiremos todas as nossas economias. Deixaremos o dinheiro trabalhar por nós, e não trabalharemos para ele por 15/20 anos para ter nosso imóvel.

Temos 30 anos de idade, e há 14 meses nosso plano de investimentos tem sido cumprido à risca. Aplicamos uma boa fatia em renda variável, sendo que nossa estratégia de investimentos é/será reavaliada anualmente. Hoje ela nem comenta em adquirir a casa própria, e se sente peça importante no projeto de investimentos. Ela nunca foi ligada a esta parte financeira, mas a convenci inclusive a ler "Pai Rico Pai Pobre"!

Saliento que a avaliação e a decisão que tomamos se adequa às nossas condições e objetivos! De forma nenhuma quero levantar a bandeira do "Contra à Casa Própria". Aliás, como foi dito acima pelos colegas, o fator econômico não deve ser o único a ser avaliado.

O convencimento e a convicção da decisão a ser tomada são fatores essenciais, principalmente quando envolve mais de uma pessoa!

Saudações!

JRMiranda
Novato
Novato

Masculino Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 27/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por rhiannon Ter Set 09, 2008 11:58 pm

Que legal, JRMiranda, decisão consensada, planos sendo cumpridos à risca: certamente vocês irão alcançar o objetivo!

Em poucos anos - tomara! - vocês já terão acumulado a quantia planejada, e irão decidir novamente se devem adquirir ou não o imóvel próprio. Mas aí as variáveis serão outras: vale a pena imobilizar todo o capital acumulado ou aplicá-lo em outra coisa? Financeiramente, pode ser que o aluguel continue sendo a melhor alternativa? Quais serão os prós e contras então?

Isso é o bacana do mundo das finanças!
rhiannon
rhiannon
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 151
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por Romanove Ter Set 09, 2008 11:59 pm

Tão twack no cão bravo o que ele disse resumidamente é que casa é bem de consumo,não bem de capital(se eu entendi direito)
Como diria o Pai Rico "Sua casa é seu maior passivo"

Mas,como todo bem de consumo casa proporciona conforto,segurança e esses coisas que o dinheiro compra

Quase todo empresário/investidor que conheci(que são poucos pensam assim)


Última edição por Romanove em Qua Set 10, 2008 12:05 am, editado 2 vez(es)
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por Cris Qua Set 10, 2008 12:00 am

JRMiranda escreveu: O convencimento e a convicção da decisão a ser tomada são fatores essenciais, principalmente quando envolve mais de uma pessoa! Saudações!
Apesar de ser casada, comprei e pago a minha casa sozinha assobio
Cris
Cris
Investidor
Investidor

Feminino Número de Mensagens : 236
Data de inscrição : 09/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por rhiannon Qua Set 10, 2008 12:19 am

Romanove escreveu:Como diria o Pai Rico "Sua casa é seu maior passivo"


Romanove, mas aí é que eu acho que é um ponto que algumas pessoas são mais ortodoxas que o próprio Robert Kiyosaki: ele não quis dizer que você não pode ter passivos (casa, carro, etc), mas, sim, que, antes de ter um passivo, você deve ter um ativo que gere renda superior às despesas geradas pelo passivo.

É o exemplo clássico do Porsche que ele sempre usa: ele queria comprar um Porsche, mas sua esposa lhe disse que ele apenas poderia comprar o Porsche após investir em um ativo que gerasse riqueza suficiente para comprar o Porsche, mantê-lo e ainda continuar gerando renda. Foi o que ele fez: usar a inteligência financeira para aumentar os ativos e poder, assim, comprar passivos ("assets first, liabilities second")

É o que ele conta no vídeo "Live Above Your Means" disponível na página inicial do site www.richdad.com.

E quanto a twack no Cão Bravo, nunca: ele é o homem mais poderoso das Minas Gerais, ninguém teria essa coragem! E o JRMiranda apenas corroborou o que ele disse!
rhiannon
rhiannon
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 151
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por Alex Qua Set 10, 2008 8:40 am

Ótima matéria, mas eu não abro mão de ter MINHA casa, por questões de conforto e segurança.
A IF é muito importante, mas para mim ela também depende de termos um cantinho ao nosso estilo, para podermos criar os filhos com dignidade, sem preocupação de depositar todo o mês o aluguel, amargar anualmente os reajustes de contratos e ainda não depender da vontade do proprietário pedir a casa ou não e ter que mudar (argh!).
Estou me preparando para iniciar a construção de minha casa, do jeitinho que eu e minha esposa pensamos, e melhor ainda, sem financiamentos!
Alex
Alex
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 110
Data de inscrição : 18/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por CãoBravo Qua Set 10, 2008 8:42 am

Huahuahuahuahuahua!!! Se o Cerbasi gerou polêmica com esse assunto, claro que eu tb tomaria umas! hehehe

Mas gostei muito de ver todos os pontos de vista.
Eu que escrevi essa matéria, que originalmente foi um email que enviei a minha noiva, pois a mesma estava sendo pressionada de todos os lados pois todos os seus primos e primas possuem carrões e conseguiram o sonhado "Apartamento Próprio" antes de se casarem.

Os valores e índices foram colhidos aqui em BH mesmo e portanto não sei se é válido.
Quanto ao ego, se vcs olharem a fundo (Jogo dos Por Quês), verão que muitos desejam que o imóvel o alimente.

A matéria só serve para quebrar paradigmas. Quanto ao imóvel ser o maior passivo, mas que pode ser adquirido, tenho minha relação de passivos proporcionais aos meus ativos, sendo de 30% no máximo.
CãoBravo
CãoBravo
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens : 41
Idade : 45
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 30/07/2008

http://www.biscoitoscaipirao.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por JRMiranda Qua Set 10, 2008 8:52 am

rhiannon escreveu:Em poucos anos - tomara! - vocês já terão acumulado a quantia planejada, e irão decidir novamente se devem adquirir ou não o imóvel próprio. Mas aí as variáveis serão outras: vale a pena imobilizar todo o capital acumulado ou aplicá-lo em outra coisa? Financeiramente, pode ser que o aluguel continue sendo a melhor alternativa? Quais serão os prós e contras então?
É isto aí rhiannon! Os objetivos, os sonhos podem mudar com o passar do tempo. Justamente pelo fato das variáveis se alterarem! Daí a necessidade de estar sempre reavaliando o projeto de vida. valeu

Cris escreveu:Apesar de ser casada, comprei e pago a minha casa sozinha
Isto é excelente Cris! Mas me diga uma coisa: você e seu marido têm algum projeto em comum? Esta decisão fois sua ou em comum acordo?

JRMiranda
Novato
Novato

Masculino Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 27/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por Cris Qua Set 10, 2008 9:36 am

JRMiranda escreveu:
Cris escreveu:Apesar de ser casada, comprei e pago a minha casa sozinha
Isto é excelente Cris! Mas me diga uma coisa: você e seu marido têm algum projeto em comum? Esta decisão fois sua ou em comum acordo?
A decisão foi minha. Ele está com um projeto profissional dele, agora. Eu o ajudo um pouco. Meu objetivo é que ele possa caminhar com as próprias pernas. Ele estava totalmente na corrida dos ratos; eu saí e ele não quis me acompanhar. Agora que ele está vendo que está dando certo comigo, passou a me dar ouvidos e está indo muito bem e está feliz. Quando ele conseguir sair totalmente da corridinha dele, quem sabe poderemos fazer projetos juntos, né? Mas já foi uma vitória para mim, já que, depois de mais de um ano, eu já ouço ele falando em "comprar ativo", "comprar passivo", mesmo sem ter lido o Pai rico, pai pobre, de tanto que eu falo na orelha dele bonc
Cris
Cris
Investidor
Investidor

Feminino Número de Mensagens : 236
Data de inscrição : 09/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por Gustavo_bl Qua Set 10, 2008 9:53 am

Não gostei do texto... bastante fora da realidade para 99,9% das pessoas.
Gustavo_bl
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362
Localização : Porto Alegre - RS
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por PapaiSmurf Qua Set 10, 2008 10:53 am

O texto é muito interessante, e mostra um lado da moeda, mas não podemos esquecer que tudo na vida tem 2 lados...
Existe a questão financeira, e outras questões, que foram levantadas por algumas pessoas, como segurança, conforto, etc...
Na vida nem sempre devemos fazer o que é mais indicado financeiramente, e sim o que vai nos propciar melhor qualidade de vida, maior bem estar e mais felicidade...
O assunto é muito polemico, e essas questão vai ser diferente para muitas pessoas, para cada um pode ser mais vantajoso uma coisa ou outra...
O importante é sabermos chegar em um ponto de equilibrio, e o mais importante, que tenhamos consciencia do que estamos fazendo...

Os comentários de todo mundo, principalmente os do próprio Cão e da Rhiannon e da Cris mostram isso muito bem, além de que nos propciam opiniões muito importantes e bem colocadas...
PapaiSmurf
PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Masculino Número de Mensagens : 440
Idade : 42
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por Mars Qua Set 10, 2008 11:03 am

É como o PapaiSmurf comentou: vai depender muito de cada um. E, nesse caso, concordo com a Rhiannon e a Cris! Depende muito do planejamento de cada um e de suas vontades, necessidades e oportunidades. Por mais que racionalmente pareça ótimo continuar no aluguel e investir o dinheiro, ter a casa própria vale muito, pelo menos para mim.

No meu caso, eu fiquei muito feliz com o negócio que fiz. Eu e minha esposa planejamos uma data aproximada para a compra do imóvel e economizamos o dinheiro juntos. No momento da compra, tínhamos o suficiente para pagar o imóvel que queríamos à vista e para pagar todos os gastos que teríamos (piso, pintura, armários etc.). Mas optamos por não ficar totalmente descapitalizados, para ter uma reserva de dinheiro para alguma eventualidade, então resolvemos pagar 80% à vista e financiar direto com a construtora os outros 20%. Negociamos um desconto devido ao sinal bem alto que pagaríamos à vista, enquanto o restante dividimos em 12 meses, sem juros, e apenas com correção do IPCA. Terminamos de pagar a casa em janeiro deste ano, conseguimos mobiliá-la do jeito que queríamos e já estamos bem capitalizados novamente. Poderíamos ter mais dinheiro se ficássemos no aluguel e investíssemos o dinheiro? Talvez, mas adoramos nossa casa, adoramos tê-la arrumado do jeito exato que queríamos e agora nos sentimos seguros e continuamos com nosso planejamento financeiro e acumulação de ativos. O que mais poderíamos pedir? Very Happy
Mars
Mars
Investidor em Treinamento
Investidor em Treinamento

Masculino Número de Mensagens : 51
Data de inscrição : 01/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por Cris Qua Set 10, 2008 12:27 pm

Mars escreveu:No meu caso, eu fiquei muito feliz com o negócio que fiz. Eu e minha esposa planejamos uma data aproximada para a compra do imóvel e economizamos o dinheiro juntos. No momento da compra, tínhamos o suficiente para pagar o imóvel que queríamos à vista e para pagar todos os gastos que teríamos (piso, pintura, armários etc.). Mas optamos por não ficar totalmente descapitalizados, para ter uma reserva de dinheiro para alguma eventualidade, então resolvemos pagar 80% à vista e financiar direto com a construtora os outros 20%. Negociamos um desconto devido ao sinal bem alto que pagaríamos à vista, enquanto o restante dividimos em 12 meses, sem juros, e apenas com correção do IPCA. Terminamos de pagar a casa em janeiro deste ano, conseguimos mobiliá-la do jeito que queríamos e já estamos bem capitalizados novamente. Poderíamos ter mais dinheiro se ficássemos no aluguel e investíssemos o dinheiro? Talvez, mas adoramos nossa casa, adoramos tê-la arrumado do jeito exato que queríamos e agora nos sentimos seguros e continuamos com nosso planejamento financeiro e acumulação de ativos. O que mais poderíamos pedir? Very Happy

Parabéns, Mars!! É isso aí?? Logo, logo, eu chego lá urru
Cris
Cris
Investidor
Investidor

Feminino Número de Mensagens : 236
Data de inscrição : 09/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por Romanove Qua Set 10, 2008 1:25 pm

Bem eu acho que o pessoal vai ficar meio bolado comigo,mas

Todo proletário que eu conheci acha que casa própria vem antes de tudo
Quase todo empresário/investidor que conheci(pelo que eu vi o Cão Bravo ta no grupo)acha que casa própria é um péssimo negócio

Já vi empresário vender casa como se vende-se uma roupa para comprar maquina de ressonância magnética.Já vi tambem muito proletário quebrando sem querer vender a sua casa(maior ativo) incorrendo em dívidas cada vez maiores não querendo vender a casa para se mudar para algo menor e no final não ficou com a casa só com a dívida.

Para muitas pessoas isso não é uma boa idéia ,mas eu acho que vale a pena abidicar da casa própria temporariamente para conquistar a IF,mas isso é uma opinião pessoal

Gustavo_bl escreveu:Não gostei do texto... bastante fora da realidade para 99,9% das pessoas.
Gustavo eu concordo em muitas coisas com você afinal somo dicípulos de Graham e concordo novamente com você,mas em parte,gostei do texo e sim isso assim como a IF está fora da realidade para 99,9% das pessoas.

Abdicando da casa própria,do carro e outras coisas mais rápido você chega lá,mas mais difícil é o caminho.Eu quero chegar la nos 30 então abidico de quase tudo menos da coca-cola único gasto que não to conseguindo cortar muro
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por Gustavo_bl Qua Set 10, 2008 1:31 pm

Roma9, na verdade eu não gostei porque, conforme se viu pelos depoimentos dos outros foristas, a casa própria é praticamente uma necessidade psicológica de primeira grandeza, assim é muito dificil por em prática o texto.

Somente por isso....
Gustavo_bl
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362
Localização : Porto Alegre - RS
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por Cris Qua Set 10, 2008 2:18 pm

Romanove escreveu: Todo proletário que eu conheci acha que casa própria vem antes de tudo
Quase todo empresário/investidor que conheci(pelo que eu vi o Cão Bravo ta no grupo)acha que casa própria é um péssimo negócio. Para muitas pessoas isso não é uma boa idéia ,mas eu acho que vale a pena abidicar da casa própria temporariamente para conquistar a IF,mas isso é uma opinião pessoal

Talvez você não tenha conhecido ainda o número de pessoas suficientes, para que sirvam como amostragem. TAlvez na fase em que você está, ainda more com mamãe e não se preocupa com isso. Vai chegar a sua vez de se preocupar. scratch
Cris
Cris
Investidor
Investidor

Feminino Número de Mensagens : 236
Data de inscrição : 09/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”? Empty Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos