Mudamos!! www.FuturoFinanceiro.org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

BM&FBOVESPA lança os Índices Small Cap e MidLarge Cap

4 participantes

Ir para baixo

BM&FBOVESPA lança os Índices Small Cap e MidLarge Cap Empty BM&FBOVESPA lança os Índices Small Cap e MidLarge Cap

Mensagem por Gustavo_bl Seg Set 08, 2008 3:32 pm

BM&FBOVESPA lança os Índices Small Cap e MidLarge Cap

Índices medem separadamente desempenho de ações de empresas a partir da capitalização de mercado

Dois novos indicadores passam a fazer parte do mercado acionário brasileiro a partir do pregão de 1º de setembro de 2008. São os índices BM&FBOVESPA MidLarge Cap e o BM&FBOVESPA Small Cap, cujas carteiras medirão o retorno de ações de empresas a partir do critério de valor de mercado. Sob códigos MLCX e SMLL, respectivamente, os índices terão suas carteiras reavaliadas a cada quatro meses.

O lançamento dos novos índices ocorreu na sexta-feira, 29 de outubro, em almoço realizado nas dependências da BM&FBOVESPA e contou com a participação do diretor executivo de Produtos, Murillo Robotton, e do diretor de Relações com Empresas, João Batista Fraga.

A criação do MLCX e SMLL atende demanda do mercado por uma referência oficial que utilize o market capitalization como premissa básica para a segmentação das carteiras. O IBrX-50, em comparação, inicialmente separa as 50 ações com maiores índices de negociabilidade e com presença em 80% dos pregões nos doze meses anteriores para, depois, ponderar a participação da carteira pelo free float.

“A grande novidade é a criação do Índice Small Cap, pois a Bolsa ainda não tinha nenhum indicador que reunisse as ações de empresas com menor valor de mercado, ao contrário do MidLarge, que tem grande correlação tanto com o Ibovespa quanto com o IBrX e o IBrX-50”, explicou Murilo Robotton.

O executivo informou ainda que os índices BM&FBOVESPA MidLarge Cap e BM&FBOVESPA Small Cap possibilitarão que os participantes do mercado, como fundos de investimentos e administradores de carteira, possam criar produtos. Também permitirão que sejam criados fundos de índice, a exemplo do PIBB (Papéis de Índice Brasil Bovespa), idealizado a partir da carteira do IBrX-50.

Outro benefício que o surgimento dos novos índices pode trazer para o mercado é a possibilidade de aumentar a liquidez das ações das empresas componentes das carteiras. “A partir do momento que uma empresa tem suas ações listadas nos índices, ela passa a ter maior visibilidade. Isso estimula sua negociação e acaba por chamar a atenção dos analistas e dos investidores”, disse João Batista Fraga.

Ações elegíveis

Serão elegíveis ao Índice MidLarge Cap os ativos de empresas que representarem 85% do valor de mercado total da Bolsa. Já as ações que ficarem de fora desse universo participarão do Índice Small Cap. As empresas emissoras de Brazilian Depository Receipts (BDRs) e aquelas em recuperação judicial ou com falência decretada não poderão participar dos indicadores.

Critérios de inclusão

Após a segmentação pelo valor de mercado, as ações elegíveis aos índices devem atender aos critérios de inclusão em uma relação de ações cujos índices de negociabilidade somados representem 98% do valor acumulado de todos os índices individuais. Devem ainda ter sido negociadas em 100% dos pregões nos doze meses anteriores ao início de vigência da carteira. É permitido a uma mesma empresa ter mais de uma ação nos índices, desde que elas preencham isoladamente os critérios de inclusão.

No caso de ações de empresas com menos de doze meses de listagem, serão elegíveis aquelas que tenham presença de 100% em pregão nos últimos seis meses do período de análise.

Critérios de exclusão

Nas revisões de carteira, a cada quatro meses, uma ação poderá sair do índice caso deixe de atender a um dos critérios de inclusão. Isso ocorrerá ainda durante a vigência da carteira, se a empresa emissora entrar em regime de recuperação judicial ou falência. Sempre que isso acontecer, serão efetuados os ajustes necessários para garantir a continuidade do índice.

Critério de Ponderação

O cálculo do valor de mercado de cada ação vai considerar apenas a quantidade de papéis em circulação (free float). Ficam de fora aqueles de propriedade dos controladores; dos administradores da companhia; os mantidos em tesouraria; e as ações preferenciais de classe especial, intransferíveis. A base dos índices MLCX e SMLL foi fixada em 1.000 pontos para a data de 30 de abril de 2008.
Gustavo_bl
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362
Localização : Porto Alegre - RS
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BM&FBOVESPA lança os Índices Small Cap e MidLarge Cap Empty Re: BM&FBOVESPA lança os Índices Small Cap e MidLarge Cap

Mensagem por Romanove Seg Set 08, 2008 5:04 pm

Bem na minha opinião vai melhorar a liquidez e a visibilidade de pequenas empresas e o que a curto prazo melhora sua liquidez e visibilidade e possivelmente cotação.A médio prazo fundos indexados e a longo prazo a entrada de cada vez mais empresas(pequenas & médias na bolsa).Quem sabe aqui no Brasil daqui a alguns anos agente não tem um index legal tipo o S&P 500 ou ainda melhor um Wilshire 5000 Index(mas esse último já é pedir demais Sad )

Boa nova essa.
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BM&FBOVESPA lança os Índices Small Cap e MidLarge Cap Empty Re: BM&FBOVESPA lança os Índices Small Cap e MidLarge Cap

Mensagem por Mauricio Katayama Seg Set 08, 2008 8:15 pm

O índice que eu mais gosto no Brasil é o IBX-100. Mas é legal a criação dos índices large-mid e small-cap, pra efeitos de comparação.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

BM&FBOVESPA lança os Índices Small Cap e MidLarge Cap Empty Re: BM&FBOVESPA lança os Índices Small Cap e MidLarge Cap

Mensagem por PapaiSmurf Ter Set 09, 2008 8:27 am

Bem bacana a criação de novos indices para facilitar comparações, esse de Small-caps eu achei muito interessante...
PapaiSmurf
PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Masculino Número de Mensagens : 440
Idade : 42
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BM&FBOVESPA lança os Índices Small Cap e MidLarge Cap Empty Re: BM&FBOVESPA lança os Índices Small Cap e MidLarge Cap

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos