Mudamos!! www.FuturoFinanceiro.org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ações de primeira x small caps

4 participantes

Ir para baixo

Ações de primeira x small caps Empty Ações de primeira x small caps

Mensagem por Roger Qua Set 03, 2008 11:06 pm

Amigos,

Nos últimos tempos, estou acompanhando o comportamento das small caps e ando impressionado com as oportunidades de lucros que elas possam possibilitar no longo prazo. Sei que as ações de pequenas companhias, com baixa liquidez, geralmente não são participantes do IBOV, mas temos algumas que aparecem por lá e poderiam ser uma boa ideia!

Este tópico é para trocarmos experiências e dicas sobre esse tipo de ações.

Logo:
- qual a movimentação diaria de uma empresa para ser considerada small?
- vocês têm elas no portfolio, se sim quanto % de investimento?
- Especulam a compra de algumas para o longo prazo ou estão investindo forte na recompra das blue chips e 1 linha?
- que ações vocês recomendariam?
- utilizam elas para B/H ou trade de ganho %?
- não acredita nas smalls? Por que?

Abs,

Roger.

Roger
Investidor em Treinamento
Investidor em Treinamento

Masculino Número de Mensagens : 56
Localização : Recife/Pe
Data de inscrição : 02/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ações de primeira x small caps Empty Re: Ações de primeira x small caps

Mensagem por Mauricio Katayama Qui Set 04, 2008 8:39 am

Olá Roger. São muitas perguntas, vamos lá:

- qual a movimentação diaria de uma empresa para ser considerada small?
R. Não sei exatamente qual o indicador matemático que define uma empesa como small cap. Porém, a BVMF lançou um índice para medir desempenho de small-caps, que podem ajudar nos seus estudos. A carteira small-caps (SMLL) oficial é:

Composição do SMLL

COD. ACAO TIPO
ABNB3 ABNOTE ON NM
ABYA3 ABYARA ON NM
AGIN3 AGRA INCORP ON NM
BEES3 BANESTES ON
BRSR6 BANRISUL PNB N1
BEMA3 BEMATECH ON NM
BRML3 BR MALLS PAR ON NM
BISA3 BRASCAN RES ON NM
BMTO4 BRASMOTOR ON NM
CCIM3 CC DES IMOB ON NM
CLSC6 CELESC PNB N2
CPNY3 COMPANY ON NM
CNFB4 CONFAB PN N1
CSMG3 COPASA ON NM
CREM3 CREMER ON NM
CZRS4 CRUZEIRO SUL PN N1
CCPR3 CYRE COM-CCP ON NM
DASA3 DASA ON NM
DAYC4 DAYCOVAL PN N1
IMBI4 DOC IMBITUBA PN
DURA4 DURATEX PN N1
ECOD3 ECODIESEL ON NM
EQTL3 EQUATORIAL ON NM
ESTC3 ESTACIO PART ON NM
ETER3 ETERNIT ON NM
EVEN3 EVEN ON NM
EZTC3 EZTEC ON NM
FHER3 FER HERINGER ON NM
FJTA4 FORJAS TAURUS PN
GFSA3 GAFISA ON NM
GOLL4 GOL PN N2
GVTT3 GVT HOLDING ON NM
IDNT3 IDEIASNET ON NM
ROMI3 INDS ROMI ON NM
INPR3 INPAR S/A ON NM
MYPK3 IOCHPE-MAXION ON NM
KEPL3 KEPLER WEBER ON
KSSA3 KLABINSEGALL ON NM
LIGT3 LIGHT S/A ON NM
RENT3 LOCALIZA ON NM
LOGN3 LOG-IN ON NM
LREN3 LOJAS RENNER ON NM
LUPA3 LUPATECH ON NM
MAGG3 MAGNESITA S/A ON NM
POMO4 MARCOPOLO PN N2
MRFG3 MARFRIG ON NM
MARI3 MARISA ON NM
MEDI3 MEDIAL SAUDE ON NM
BEEF3 MINERVA ON NM
MMXM3 MMX MINER ON NM
MRVE3 MRV ON NM
MULT3 MULTIPLAN ON NM
BNCA3 NOSSA CAIXA ON NM
ODPV3 ODONTOPREV ON NM
OHLB3 OHL BRASIL ON NM
PDGR3 PDG REALT ON NM
PINE4 PINE PN N1
PLAS3 PLASCAR PART ON
PSSA3 PORTO SEGURO ON NM
POSI3 POSITIVO INF ON NM
RAPT4 RANDON PART PN N1
RSID3 ROSSI RESID ON NM
SMTO3 SAO MARTINHO ON NM
SLCE3 SLC AGRICOLA ON NM
TCSA3 TECNISA ON NM
TGMA3 TEGMA ON NM
TMCP4 TELEMIG PART PN
TEND3 TENDA ON NM
TOTS3 TOTVS ON NM
UNIP6 UNIPAR PNB N1
UOLL4 UOL PN N2
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/080829/22/gjry2n.html

- vocês têm elas no portfolio, se sim quanto % de investimento?
R. Atualmente tenho BVMF3 (4% da minha carteira), ITSA4 (3% da minha carteira). Tenho RDCD3 (22% da minha carteira), mas essa já foi promovida de small-cap para mid-cap, hehehehe. Das minhas experiências anteriores já tive Ecodiesel e Whirlpool, não gostei do desempenho de nenhuma das duas - por isso foram descartadas do meu portfólio.

- Especulam a compra de algumas para o longo prazo ou estão investindo forte na recompra das blue chips e 1 linha?
R. Minha carteira é 93% só Petro, Vale, Pibb e Redecard. PETR4 e VALE5 sozinhas respondem por mais de 57% do meu portfólio.

- que ações vocês recomendariam?
R. Recomendar ações já é algo difícil. Small cap então, nem se fala. O que eu recomendo é você estudar os setores e dentro de cada setor as empresas, e aí investir um percentual pequeno da sua carteira nas empresas que gostou mais e que tem maior potencial de desenvolvimento.

- utilizam elas para B/H ou trade de ganho %?
R. ITSA4 eu mantenho por causa dos dividendos, então está para B&H. BVMF3 eu ganhei todas numa flipagem bem sucedida na IPO da BOVH3, e comprei mais algumas com dividendos e bonificação. Como ganhei todas de graça, não pretendo vendê-las, vou ficar ganhando os dividendos para sempre, e é um papel em que acredito num bom potencial de crescimento.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ações de primeira x small caps Empty Re: Ações de primeira x small caps

Mensagem por Mars Qui Set 04, 2008 9:29 am

ITSA4 é Smallcap, Maurício? Sempre achei que era primeira linha!

Adoro smalls e mids! Desde que seja feita uma análise séria, é possível encontrar ótimas empresas com bons fundamentos. Isso diminui o fator "aposta" e aumenta o fator "investimento" (pelo menos é o que espero!). Não saberia dizer exatamente qual movimentação separa uma small de uma mid, por exemplo, mas dentre as ações com menos liquidez, eu tenho três na minha carteira: WEGE3 (aprox. 10% da carteira), LOGN3 (5%) e AVIL3 (5%). Weg pra mim seria uma mid, enquanto Log-in e Aços Villares seriam small.

- Especulam a compra de algumas para o longo prazo ou estão investindo forte na recompra das blue chips e 1 linha?
Todas as small e mids que tenho em carteira são para longo prazo. Nada de especulação. Mesmo assim 80% da minha carteira está em blues e 1a linha. Mas acredito bastante nos fundamentos e áreas de atuação das empresas menores que tenho em carteira. Para curto e médio prazo de fato não considero que sejam as melhores opções, mas acredito num ótimo potencial de valorização no longo prazo.

- que ações vocês recomendariam?
Gosto da Weg pelos ótimos fundamentos, transparência na gestão, área de atuação e investimentos em produção. A Log-in trabalha numa área com grande potencial (logística), tem como principal acionista a Vale e também investe na ampliação da capacidade de transporte com novas embarcações. E a Aços Villares foi comprada pela Gerdau, tem excelentes números, crescimento constante e sustentado, e múltiplos abaixo dos pares no setor. Além dessas, apostaria em Duratex (DURA4), Confab (CNFB4), Magnesita (MAGG3) entre as small, mas não pretendo comprá-las no momento porque tento limitar a porcentagem de smalls e mids na minha carteira (afinal, mesmo considerando os fundamentos, são apostas mais arriscadas do que empresas de primeira linha). Mesmo assim, acho que o mais importante é cada investidor fazer sua análise das empresas, seu setor, seus fundamentos e só entrar se realmente acreditar na empresa - com ações de primeira linha já é assim, então com smalls nem se fala!

- utilizam elas para B/H ou trade de ganho %?
Sempre B&H. Para trade eu daria preferência a ações com maior liquidez.
Mars
Mars
Investidor em Treinamento
Investidor em Treinamento

Masculino Número de Mensagens : 51
Data de inscrição : 01/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ações de primeira x small caps Empty Re: Ações de primeira x small caps

Mensagem por Mauricio Katayama Qui Set 04, 2008 11:09 am

É Mars, pensando bem ITSA4 tá mais pra primeira linha do que pra small... é que eu penso nela láá atrás, quando ninguém comentava a respeito.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ações de primeira x small caps Empty Re: Ações de primeira x small caps

Mensagem por Mars Qui Set 04, 2008 11:16 am

Mauricio Katayama escreveu:É Mars, pensando bem ITSA4 tá mais pra primeira linha do que pra small... é que eu penso nela láá atrás, quando ninguém comentava a respeito.

Legal, Mauricio! Se entrou quando ela ainda era smallcap e mantém o papel até agora, deve ter feito um excelente negócio! valeu
Mars
Mars
Investidor em Treinamento
Investidor em Treinamento

Masculino Número de Mensagens : 51
Data de inscrição : 01/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ações de primeira x small caps Empty Re: Ações de primeira x small caps

Mensagem por Romanove Qui Set 04, 2008 12:18 pm

Roger escreveu:Amigos,

Nos últimos tempos, estou acompanhando o comportamento das small caps e ando impressionado com as oportunidades de lucros que elas possam possibilitar no longo prazo. Sei que as ações de pequenas companhias, com baixa liquidez, geralmente não são participantes do IBOV, mas temos algumas que aparecem por lá e poderiam ser uma boa ideia!

Este tópico é para trocarmos experiências e dicas sobre esse tipo de ações.

Logo:
1- qual a movimentação diaria de uma empresa para ser considerada small?
2- vocês têm elas no portfolio, se sim quanto % de investimento?
3- Especulam a compra de algumas para o longo prazo ou estão investindo forte na recompra das blue chips e 1 linha?
4- que ações vocês recomendariam?
5- utilizam elas para B/H ou trade de ganho %?
6- não acredita nas smalls? Por que?

Abs,

Roger.

1-Isso tem haver com valor de mercado que em termos internacionas são empresas que valem menos que 1 BI de dollar no Brasil é melhor adotar 1 Bi reais ou menos

2-To comprando 1 lote de algumas empresas só pre sentir

3-Eu compro empresas com bons dividendos com descontos e vendo se chegar a um preço que o P/L fique ruim,mas no longo prazo(pelo menos isso que eu pretendo)

4-Nenhuma ,isso você tem que escolher porque é muito arriscado,você tem que entender e gostar da empresa .Investir em empresas pequenas é quase que nem investir em negócios fechados já que muitas vezes para o bem ou para o mal o preço de mercado não reflete o valor da empresa
Se você quise especularignore tudo que eu falar hehehehe porque sou um péssimo especulador

5-To começando ainda por isso não recomendo faze-lo
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ações de primeira x small caps Empty Re: Ações de primeira x small caps

Mensagem por Roger Qui Set 04, 2008 10:57 pm

Folks,
Conversando obtive a informação de que companhias com valor diário de negócios na bolsa entre R$ 200 mil e R$ 4 milhões e valor de mercado de R$ 500 milhões a R$ 1bi (bateu com vc Romanove) é que são consideradas small caps!

O que me intriga é a forma de pensar a respeito delas, uns as colocam no LP outros em DT e tem gente que só as tem para receber dividendos! scratch

Que tal de fizermos uma lista das top smalls caps, levando se estes tipos de critério? Longo prazo, day trade e dividendos...

Minha lista:

Longo prazo
Lupatech (LUPA3), Atua atua em dois segmentos de negócios, caracterizados por produtos com alto grau de especialização, inovação tecnológica e qualidade, definidos como `Segmento Flow` e `Segmento Metal` uma das principais fornecedoras da Petrobras. Participa do Novo Mercado - IGC da Bovespa.

Day trade:
???????? (to achando que no momentp as blue estão otimas para DT Very Happy )

Dividendos:
Acredito que uma ótima small cap para obtenção de renda são as de energia eletrica, como a Coelce(COCE5), ela não tem quase nada de liquidez, mas paga ótimos dividendos 1 vez por ano, os dividendos chegam em torno de 12% à 16% +- o preço da ação por ano. O ruim é a liquidez como já falaram anteriormente...

E as 3 de vocês?

Roger
Investidor em Treinamento
Investidor em Treinamento

Masculino Número de Mensagens : 56
Localização : Recife/Pe
Data de inscrição : 02/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ações de primeira x small caps Empty Re: Ações de primeira x small caps

Mensagem por Romanove Qui Set 04, 2008 11:25 pm

Roger
Eu sou um pouco conservador talvez você não concorde muito com as minhas opiniões.Mas eu não sou cético e acredito que tem pessoas que ganham dinheiro especulando e fazendo day trade adoidado.

Day trade
Essa não é minha praia

Dividendos
Na realidade eu não faço muita distinção se a empresa paga bons dividendos,fico mais atento a variação do valor patrimonial e no P/L
Prefiro empresas pequenas que tenham planos de crescimento sustentavel o que não enquadra em geral empresas do setor de EE

Estou analisando,mas não recomendo a compra.

PINE4
ECOD3(essa ECOD é bem especulativa,taçvez você goste)
FHER3
SFSA4

Bem quanto a liquidez baixa eu acho bom já que propícia excelentes pontos de compra.E como penso mais a longo prazo posso esperar um bom ponto de venda.

Agora quanto ao momento de vender.
-Se tiver uma empresa melhor em mente.
-Se a administação se demonstrar incopetente
-Se as pespectivas da empresas mudarem negativamente
-Se o preço subir acima de um determinado patamar que eu considerar excessivo.
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ações de primeira x small caps Empty Re: Ações de primeira x small caps

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos