Mudamos!! www.FuturoFinanceiro.org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Letras Hipotecárias

5 participantes

Ir para baixo

Letras Hipotecárias Empty Letras Hipotecárias

Mensagem por Mauricio Katayama Qui Ago 21, 2008 11:55 am

Estou procurando me informar sobre uma modalidade de renda fixa razoavelmente desconhecida do público, que são as Letras Hipotecárias.

É difícil achar material detalhado sobre isso, e ainda mais difícil achar algum banco ou corretora que o ofereça. Pelo que pesquisei, só a Caixa Econômica Federal o disponibiliza.

Também sei que possui as seguintes características:
- Isenção de Imposto de Renda
- Cobertura pelo Fundo Garantidor de Crédito
- É uma renda fixa, e tem modalidades pré e pós fixadas
- O investimento tem duração mínima e máxima (geralmente 6 a 24 meses)
- Desvantagem: exige elevado investimento inicial (da ordem de 400k)

Porém, não sei como é a liquidez, a rentabilidade (ouvi dizer que é excelente para uma renda fixa), nem quais as exigências para o investidor.

Do site da CEF temos:

Conheça investimentos para quem tem disponibilidade de recursos e procura rentabilidade e segurança. AS Letras Hipotecárias são aplicações em títulos de crédito de renda fixa remunerados pela TR ou por um percentual de CDI, emitidos por instituições financeiras que atuam na concessão de financiamentos habitacionais.

São ideais para investidores com perfil conservador, pois combinam risco baixíssimo e ótima rentabilidade. E o melhor: têm isenção do imposto de renda.
fonte: http://www.caixa.gov.br/Voce/Investimentos/letras_hipotecarias/index.asp

Do site do Shopinvest temos:

LETRA HIPOTECÁRIA - As letras hipotecárias são títulos emitidos pelas instituições financeiras autorizadas a conceder créditos hipotecários. A rentabilidade deste tipo de aplicação está vinculada ao valor nominal do financiamento imobiliário, ajustado pela inflação ou variação do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), e pode ser pré-fixada, flutuante e pós-fixada.

O prazo mínimo de aplicação é de 180 dias e o prazo máximo, apesar de não ser estipulado, em geral, não ultrapassa 24 meses. A grande vantagem deste tipo de aplicação reside no seu tratamento fiscal, pois ao contrário das aplicações em fundos de investimento onde você paga uma alíquota de 20% sobre o rendimento nominal - ou seja, o quanto ganhou no período, nas LH você só precisa pagar imposto de renda se a rentabilidade superar um certo percentual da taxa CDI.
fonte: http://www.shopinvest.com.br/br/glossario/glossario.asp?categoria=bempresas&secao=fundos&letra=l

A medida que formos acumulando conhecimento no assunto, vamos postar aqui. É mais uma forma de ganhar dinheiro, e mais uma opção de portfólio.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Letras Hipotecárias Empty Re: Letras Hipotecárias

Mensagem por Romanove Seg Ago 25, 2008 7:41 am

Eu já pesquisei essa modalidade algumas vezes na CEF e tava sempre fechado para captação.Mas dentre todas as modalidades de renda fixa é a melhor com pequenas exceções(investimentos de maior risco).

Se você tiver o livro do Cerbarsi(Investimentos Inteligentes) aborda esse investimento consulte lá se tiver alguma dúvida manda um e-mail para ele,pelo que entendi no livro eles responde.Pertubar o pessoal da caixa é uma boa,mas o banco é publico

Não se quanto você ta pretendendo investir,mas...

-Operação compromissada é uma boa também
-CDBs(até 60k)de alto risco e retorno


Última edição por Romanove em Seg Ago 25, 2008 11:47 am, editado 1 vez(es)
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Letras Hipotecárias Empty Re: Letras Hipotecárias

Mensagem por FabioA3 Seg Ago 25, 2008 11:36 am

Caramba...Isenção do Imposto de Renda? Que beleza.

Só era bom saber a rentabilidade né...

FabioA3
Investidor em Treinamento
Investidor em Treinamento

Masculino Número de Mensagens : 69
Data de inscrição : 01/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Letras Hipotecárias Empty Re: Letras Hipotecárias

Mensagem por Romanove Seg Ago 25, 2008 11:49 am

FabioA3

quando eu fui tava fechado pra captação....
mas tava oferecendo 92% do CDI(liquido já que n paga IR)com swap de 7%+TR(só não entendi,pra que esse swap?)
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Letras Hipotecárias Empty Re: Letras Hipotecárias

Mensagem por Cris Ter Ago 26, 2008 10:02 pm

25/08/2008
Governo do Rio de Janeiro lança fundo imobiliário para negociação na BM&FBOVESPA


No encontro que reuniu o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; o secretário da Fazenda do Estado, Joaquim Levy; o presidente do Conselho de Administração da BM&FBOVESPA, Gilberto Mifano; e o diretor presidente da Bolsa, Edemir Pinto, foi assinado termo de cooperação entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Rioprevidência e a BM&FBOVESPA para início do projeto Reit-Rio (Real State Investment Trust do Estado do Rio de Janeiro), programa de securitização dos ativos imobiliários do Governo do Rio em Fundos de Investimento Imobiliário. Nesse programa, a BM&FBOVESPA será responsável por oferecer o ambiente para leilão e negociação das cotas dos fundos.

Está previsto para 17 de setembro o lançamento do projeto de securitização, com divulgação do Edital de Licitação Pública direcionado para as instituições do Mercado Financeiro Nacional. Na mesma data, será informado o data room para divulgação dos empreendimentos que serão securitizados. Está programado para novembro, na BVRJ, leilão público para escolha do consórcio que ficará responsável pela formatação, distribuição e administração do Fundo de Investimento Imobiliário. Em dezembro, deve acontecer oferta primária das cotas dos fundos no ambiente de negociação da BM&FBOVESPA. Após o lançamento primário das cotas, o fundo ficará disponível para negociação secundária na BM&FBOVESPA.

No encontro, que aconteceu no Palácio da Guanabara em 13/08, também estiveram presentes: o diretor presidente da Rioprevidência, Wilson Risolia, além de executivos da BM&FBOVESPA e da secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro.


[quote]

http://www.bmf.com.br/portal/pages/imprensa1/destaques/2008/agosto/fundo.asp

Será que tem algo a ver com letra hipotecária??
Cris
Cris
Investidor
Investidor

Feminino Número de Mensagens : 236
Data de inscrição : 09/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Letras Hipotecárias Empty Re: Letras Hipotecárias

Mensagem por Mauricio Katayama Ter Ago 26, 2008 10:20 pm

Não Cris, são FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário). Basicamente é um grupo de investidores que se junta em condomínio pra investir em imóveis. Funcionam por cotas, como fundos de investimento de bancos, só que o problema é que são fechados - você só pode resgatar a cota no final do prazo combinado, não pode sacar antes. Se eu não me engano, os FIIs não são renda fixa.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Letras Hipotecárias Empty Re: Letras Hipotecárias

Mensagem por Gustavo_bl Ter Ago 26, 2008 10:29 pm

Mauricio Katayama escreveu:Não Cris, são FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário). Basicamente é um grupo de investidores que se junta em condomínio pra investir em imóveis. Funcionam por cotas, como fundos de investimento de bancos, só que o problema é que são fechados - você só pode resgatar a cota no final do prazo combinado, não pode sacar antes. Se eu não me engano, os FIIs não são renda fixa.

Tem FIIs cotado em Bolsa, no soma, pode comprar e vender a qualquer momento, é parecido com o PIBB11, que também não é uma ação.... por exemplo, coloquem nos seus HBs a sigla EURO11 ....é do fundo europar... TEM O site http://www.fundoimobiliario.com.br/ com mais informações.

o rendimento anual é bem semelhante ao da renda fixa.
Gustavo_bl
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362
Localização : Porto Alegre - RS
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Letras Hipotecárias Empty Re: Letras Hipotecárias

Mensagem por Mauricio Katayama Ter Ago 26, 2008 10:33 pm

A informação de que o fundo não pode ser resgatado eu peguei no mesmo site, em http://www.fundoimobiliario.com.br/oquee.htm

- É um fundo fechado, ou seja, não permite resgate das quotas. O retorno do capital investido se dá através da distribuição de resultados, da venda das quotas ou, quando for o caso, na dissolução do fundo com a venda dos seus ativos e distribuição proporcional do patrimônio aos quotistas.

Acho que é que nem o PIBB11 né... o sujeito não pode resgatar a cota, mas pode negociá-las na bolsa.

Editado por Maurício: na verdade, cotas de PIBB podem ter a cota resgatada, mas não em qualquer quantidade. Obrigado Romanov!

Pra ser sincero ainda não entendo completamente o funcionamento desses fundos com código que são negociados na Bovespa... scratch


Última edição por Mauricio Katayama em Ter Ago 26, 2008 11:18 pm, editado 3 vez(es)
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Letras Hipotecárias Empty Re: Letras Hipotecárias

Mensagem por Romanove Ter Ago 26, 2008 10:40 pm

Mauricio Katayama escreveu:Acho que é que nem o PIBB11 né... o sujeito não pode resgatar a cota, mas pode negociá-las na bolsa.

Pra ser sincero ainda não entendo completamente o funcionamento desses fundos com código que são negociados na Bovespa... scratch

PIBB11 pode ser resgatado SIM
você precisa só de 200.000 papéis o papel tá 79,04 cotação de hoj custa apenas 1.508.000,00
e tem que pagar uma taxa de 0,05% para desmonte


Última edição por Romanove em Ter Ago 26, 2008 10:56 pm, editado 2 vez(es)
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Letras Hipotecárias Empty Re: Letras Hipotecárias

Mensagem por Mauricio Katayama Ter Ago 26, 2008 10:43 pm

Eu corrigi o post... PIBB pode ser resgatado, mas não em qualquer quantidade.
Romanov, poderia postar lá no tópico do PIBB11 qual a diferença entre o PIBB11 (negociado na bolsa) e cotas do PIBB, e como funciona a tributação sobre esses ativos? Até hoje não entendi isso.


Última edição por Mauricio Katayama em Ter Ago 26, 2008 10:46 pm, editado 1 vez(es)
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Letras Hipotecárias Empty Re: Letras Hipotecárias

Mensagem por Romanove Ter Ago 26, 2008 10:45 pm

Mauricio Katayama escreveu:Eu corrigi o post... PIBB pode ser resgatado, mas não em qualquer quantidade.

Mauricio o que você acha de PIBB11 para iniciantes?


Última edição por Romanove em Ter Ago 26, 2008 10:49 pm, editado 1 vez(es)
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Letras Hipotecárias Empty Re: Letras Hipotecárias

Mensagem por Mauricio Katayama Ter Ago 26, 2008 10:48 pm

Depende do iniciante...

É o iniciante que tem colchão de segurança e sabe o que é renda variável, ou é aquele iniciante assim: "ponho o dinheiro no fundo do banco, na poupança ou nesse tal de PIBB11?"

Ah, e vamos continuar essa discussão lá no tópico do PIBB11. Esse aqui é pra discutir Letras Hipotecárias.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Letras Hipotecárias Empty Re: Letras Hipotecárias

Mensagem por Romanove Ter Ago 26, 2008 10:51 pm

Amanha eu vou dar um pulo na caixa e vejo como tá LH ai posto aqui.
Vou pertubar o cara pra me dar uma tabela de rentabilidade vs dinheiro investido,mas como o que eu tenho lá não da nem pro xeiro...

edito amanha

editado
Liguei para caixa( 08007260101)
Opção 6 do menu

Perguntei sobre o investimento
Está fechado sem previsão de abertura,não tem nada semelhante.
A atendente também me informou que a caixa não pretende reabrir esse investimento.
Será o fim da LH???
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Letras Hipotecárias Empty Re: Letras Hipotecárias

Mensagem por Romanove Sex Set 05, 2008 5:13 pm

Maurício eu esqueci de te falar uma coisa Embarassed
O unibanco ta com letra hipotecário aberta para captação apartir de 100k
e mais 1 coisa não se se você conhece LCA(letra de crédito agrario) é igual a letra hipotecário no regime de tributação(não paga IR) e a garantia em vez de ser o imovel é a terra.Bem interessante também tem em varios bancos só que precisa de$$
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Letras Hipotecárias Empty Re: Letras Hipotecárias

Mensagem por Mauricio Katayama Sex Set 05, 2008 10:56 pm

Legal. Mas no momento não estou colocando dinheiro novo na renda fixa.
Assim que o bear market terminar, quem sabe né?
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Letras Hipotecárias Empty Re: Letras Hipotecárias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos