Mudamos!! www.FuturoFinanceiro.org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

+10
JRMiranda
Romanove
Learner
Vi0linha
rhiannon
Conde de Romangrado
gustavo_marcon
Gustavo_bl
hknoener
Mauricio Katayama
14 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Você recomenda este papel no momento? (seu voto pode ser alterado mais tarde)

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Vote_lcap56%PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Vote_rcap 56% 
[ 5 ]
PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Vote_lcap33%PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Vote_rcap 33% 
[ 3 ]
PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Vote_lcap11%PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Vote_rcap 11% 
[ 1 ]
 
Total de votos : 9
 
 
Votação encerrada

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por Mauricio Katayama Qua Ago 20, 2008 8:24 pm

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa 6twn3vq

PAPÉIS DO ÍNDICE BRASIL BOVESPA
Código: PIBB11
Setor: Diversos, fundo de investimento que emula a carteira IBrX-50
Página Oficial: http://www.pibb.com.br
FAQ do PIBB: http://www.pibb.com.br/orientacao/perguntasMaisFrequentes.htm
Nível de Governança Corporativa: Não se aplica

Comecei a estudar esse ativo depois de uma sugestão da Vi0linha. Obrigado por me apresentá-lo, Léa!!

PIBB não é exatamente uma ação, mas como é negociado diretamente na Bovespa (código PIBB11), coloquei-o aqui na área de ações.

Os PIBBs (Papéis de Índice Brasil Bovespa) são quotas do fundo PIBB Fundo de Índice Brasil - 50 - Brasil Tracker, o primeiro fundo de investimento em índice de mercado, regulado pela Instrução 359 de 22 de janeiro de 2002 da Comissão de Valores Mobiliários - CVM.

Trata-se na prática de um fundo de ações que emula o índice IBrX-50. Quer dizer que ao investir em PIBB você está investindo indiretamente nas ações que compõe o IBrX-50, que vem consistemente batendo o Ibovespa. Ou seja, é um fundo bem diversificado, e que compreende as 50 melhores ações da Bovespa, só tem filé.

A cada revisão da composição do IBrX-50, o fundo elimina as ações de baixo desempenho e as substitui por ativos melhores, tudo isso de forma automática.

Se você quer diversificar em vários papéis mas não tem dinheiro para fazê-lo ou se quer investir nas melhores empresas da Bovespa, mas não tem grandes capacidades em Análise Fundamentalista, os papéis PIBB podem ser uma ótima opção.


Desvantagens
Ao meu ver, o PIBB tem algumas desvantagens:

1 - a liquidez não é tão grande quanto uma ação top de linha;
2 - você não recebe dividendos diretamente. Ao auferir dividendos das ações que compõe o fundo, estes são automaticamente reinvestidos em mais ações componentes do índice.

Métodos para investir no PIBB
Você pode comprar PIBB diretamente no seu home broker (com o código PIBB11) ou pode investir indiretamente através de fundos de bancos.

Podcasts do Mauro Halfeld sobre o PIBB:

Fundo PIBB rendeu 228% em pouco mais de três anos
Fundo PIBB continua disponível e com a menor taxa de administração do mundo
O que é melhor: investir o 13º salário em PIBB ou títulos do Tesouro Nacional?

---------------------------------------------------------------------------

Importante: as informações e análises disponibilizadas neste tópico tem como finalidade fazer você conhecer o papel, expor discussões e notícias pertinentes, com o intuito informativo. Lembre-se que a decisão e a responsabilidade sobre suas operações no mercado é sua, e somente sua.


Última edição por Mauricio Katayama em Qui Ago 21, 2008 7:18 pm, editado 1 vez(es)
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por hknoener Qui Ago 21, 2008 1:48 pm

Vi, de acordo com os gráficos, que o papel agora está em baixa, se comparado a cotação anteriores (chegou a mais de R$ 110,00), mas ainda assim, desde o seu início, rendeu bastante. Até Maio, quando tudo começou a desabar, ele estava com mais de 100% de lucro. Creio que, a longo prazo, seja um papel bem estável.
hknoener
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318
Data de inscrição : 07/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por Mauricio Katayama Qui Ago 21, 2008 3:11 pm

É um papel atrelado a índice com revisão de carteira de 4 em 4 meses. Segundo a teoria dos Mercados Eficientes é quase impossível bater a rentabilidade de um ativo desses no longo prazo.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por hknoener Qui Ago 21, 2008 3:16 pm

Vc investe nesse papel, Mauricio?
hknoener
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318
Data de inscrição : 07/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por Gustavo_bl Qui Ago 21, 2008 3:27 pm

eu invisto ... tenho seis....
Gustavo_bl
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362
Localização : Porto Alegre - RS
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por hknoener Qui Ago 21, 2008 3:31 pm

Seis o que? Seis milheiros? LOL2
hknoener
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318
Data de inscrição : 07/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por Gustavo_bl Qui Ago 21, 2008 3:37 pm

seis unidades.... é assim que pobre investe! Embarassed
Gustavo_bl
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362
Localização : Porto Alegre - RS
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por hknoener Qui Ago 21, 2008 3:55 pm

Gustavo, só de vc gastar seu tempo e energia investindo, pode não ter dinheiro que já não se é mais pobre... Very Happy
hknoener
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318
Data de inscrição : 07/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por gustavo_marcon Qui Ago 21, 2008 3:58 pm

Eu achei bem interessante. Não sabia que existia algo desse tipo.

To pensando em dar uma analisada.

Será que vale a pena ir comprando mensalmente ao invéz de fazer aplicações em fundos de investimento (Programado da GF por exemplo)?

gustavo_marcon
Novato
Novato

Masculino Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por Gustavo_bl Qui Ago 21, 2008 4:01 pm

gustavo_marcon escreveu:
Será que vale a pena ir comprando mensalmente ao invéz de fazer aplicações em fundos de investimento (Programado da GF por exemplo)?

é uma estratégia bem interessante sim.... e com a vantagem de, se comprado via HB, voce não paga taxa de administração.

esse tipo de fundo é recomendado por Benjamin Graham no "Investidor Inteligente" como estratégia para o que ele chama de investidor passivo, aquele que não tem tempo de ficar acompanhando o mercado.

Nos EUA existem fundos semelhantes, que replicam o S&P.
Gustavo_bl
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362
Localização : Porto Alegre - RS
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por Conde de Romangrado Qui Ago 21, 2008 4:16 pm

O único problema que eu vejo em comprar "pouquinho" em relação as fundos, e se as taxas de corretagem não serão maiores do que a taxa de adm do fundo. Por exemplo, quem pode comprar R$ 300,00 por mês, gastaria R$ 15,00, mais R$ 0,10 de outras taxas, totalizando R$ 15,10, ou seja 5% do valor gastos com a aquisição do ativo. Porém num fundo, teus custos seriam de 4%.

Mas para quem investe mais do que R$ 300,00 ou tem um corretagem menor, pode valer a pena investir direto em ações. Mas não se esqueçam que outras corretoras com corretagens mais baratas cobram taxa de custódia que também deverá entrar nos custos para saber se a compra vale a pena ou não.

Abraços

Conde de Romangrado
Gustavo_bl escreveu:
gustavo_marcon escreveu:
Será que vale a pena ir comprando mensalmente ao invéz de fazer aplicações em fundos de investimento (Programado da GF por exemplo)?

é uma estratégia bem interessante sim.... e com a vantagem de, se comprado via HB, voce não paga taxa de administração.

esse tipo de fundo é recomendado por Benjamin Graham no "Investidor Inteligente" como estratégia para o que ele chama de investidor passivo, aquele que não tem tempo de ficar acompanhando o mercado.

Nos EUA existem fundos semelhantes, que replicam o S&P.
Conde de Romangrado
Conde de Romangrado
Investidor em Treinamento
Investidor em Treinamento

Masculino Número de Mensagens : 55
Idade : 44
Localização : Romangrado
Data de inscrição : 14/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por Gustavo_bl Qui Ago 21, 2008 4:21 pm

eu pago R$ 5,00 pela compra no fracionario na WIN.

Assim, se comprasse os 300 pila, pagaria cinco reais de corretagem, ou R$ 5,10 com outras taxas, aí fica bem mais em conta.


Quando compro procuro comprar um valor um pouco maior para diluir esses 5 pila.

Claro, tem a taxa de custódia de 10 reais, mas ela me é cobrada sempre, pois tenho outros papéis em carteira. Assim, não tenho como levar ela em conta...

ah, outra coisa.... a TAXA DE ADMINISTRAÇÃO é cobrada sempre, invista voce mais dinheiro ou não... e a corretagem voce só paga uma vez, quando compra. Então vale mais a pena investir diretamente .... (na minha opinião, claro).
Gustavo_bl
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362
Localização : Porto Alegre - RS
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por Mauricio Katayama Qui Ago 21, 2008 4:42 pm

Harry, eu invisto nesse papel sim. É o 4o de maior peso na minha carteira (fica atrás de Vale, Petro e Redecard).

E pessoalmente, eu acho que vale muito mais a pena comprar um pouquinho todo mês em PIBB11 do que investir em fundos de banco - qualquer fundo - mesmo considerando os custos de corretagem. Prefiro pagar corretagem do que taxa de administração de fundo.

Neste caso, invistam em corretoras que cobrem pouco pela corretagem, como a Win ou o Bradesco.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por hknoener Qui Ago 21, 2008 4:49 pm

Pois é, Maurício, interessante saber disso. Vai entrar na minha lista de ações pretendidas.

Vc investe nela faz muito tempo? Quanto obteve de lucro até agora %%%?
hknoener
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318
Data de inscrição : 07/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por gustavo_marcon Qui Ago 21, 2008 5:35 pm

Pois é, mas fiquei com um pé atrás, pela liquidez.
Hoje teve 55 negócios.

gustavo_marcon
Novato
Novato

Masculino Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por gustavo_marcon Qui Ago 21, 2008 7:15 pm

Outra coisa, li num site que por não se tratar de uma ação, é necessário recolher os 15% de imposto de renda, pois não usa a mesma regra de isenção até o limite de 20k mensais como nas ações.

O site é o seguinte :

http://www.chrinvestor.com/2007/07/24/ateno-investidores-do-pibb11/

Alguem sabe algo á respeito ?

gustavo_marcon
Novato
Novato

Masculino Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por rhiannon Qui Ago 21, 2008 7:37 pm

Eu investi em um Fundo PIBB do Banco Real, a taxa de administração é de 1,56%. Fiz apenas uma aplicação, a idéia era aplicar um pouquinho todo mês, mas de lá pra cá só tive preju!

"Namoro" comprar PIBB11 diretamente há um tempão, mas acho que ainda vou esperar um pouco para comprar!
rhiannon
rhiannon
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 151
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por Mauricio Katayama Qui Ago 21, 2008 7:46 pm

hknoener escreveu:Vc investe nela faz muito tempo? Quanto obteve de lucro até agora %%%?

Harry, eu invisto em PIBB11 desde o ano passado. Sobre o meu lucro, essa pergunta é muito indiscreta... Embarassed

Atualmente estou no vermelho com esse papel, mas não tem problema porque é pra longo prazo e estamos no bear market.

gustavo_marcon escreveu:Outra coisa, li num site que por não se tratar de uma ação, é necessário recolher os 15% de imposto de renda, pois não usa a mesma regra de isenção até o limite de 20k mensais como nas ações.

O site é o seguinte :

http://www.chrinvestor.com/2007/07/24/ateno-investidores-do-pibb11/

Alguem sabe algo á respeito ?

Gustavo, essa ninguém sabe responder com certeza absoluta.
Pra você ter uma idéia, cheguei a perguntar isso pro Mauro Halfeld e ele não sabia... confused
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por hknoener Qui Ago 21, 2008 9:01 pm

Harry, eu invisto em PIBB11 desde o ano passado. Sobre o meu lucro, essa pergunta é muito indiscreta...
OOps, 1000 perdões. Perguntei pra tentar entender mesmo, mas vc já deu uma luz.

O fato das últimas quedas deixarem alguns papéis no vermelho é de se entender, mas, por exemplo, alguns papéis, mesmo com toda essa baixa, contando os últimos 12 meses ainda tem alta de, por exemplo, 40%. Pra mim, com meu pequeno conhecimento, parece fazer algum sentido esse papel, mas quando ele aparece no vermelho por algum tempo, e não pouco no vermelho, fico meio perdido como entender essa situação.


Última edição por hknoener em Sex Ago 22, 2008 8:51 am, editado 1 vez(es)
hknoener
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318
Data de inscrição : 07/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por Vi0linha Qui Ago 21, 2008 11:56 pm

Harry Potter,

o PIBB11 reflete o ibov.
Vi0linha
Vi0linha
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 281
Data de inscrição : 05/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por Learner Sex Ago 22, 2008 1:55 am

gustavo_marcon escreveu:Outra coisa, li num site que por não se tratar de uma ação, é necessário recolher os 15% de imposto de renda, pois não usa a mesma regra de isenção até o limite de 20k mensais como nas ações.

O site é o seguinte :

http://www.chrinvestor.com/2007/07/24/ateno-investidores-do-pibb11/

Alguem sabe algo á respeito ?

Gustavo,

De acordo com a corretora do REAL você está correto. Uma vez fiz aplicação em PIBB e na liquidação me orientaram a pagar os 15%, pois conforme explicaram, PIBB não é ação.

Learner

Learner
Novato
Novato

Masculino Número de Mensagens : 8
Idade : 69
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 19/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por Gustavo_bl Sex Ago 22, 2008 10:21 am

Por uma feliz coincidência, foi publicado um artigo sobre PIBB11, vejam aqui, inclusive falando o que seria melhor, pagar taxa de custodia ou taxa de administracao:

http://www.expomoney.com.br/newsnova/materia.asp?rregn=198&orig=eml

[quote]Pensando no futuro

O que é melhor para a aposentaria (daqui 30 anos): comprar PIBB11 mensalmente, ou fazer aportes mensais em um VGBL agressivo (49% em ações)? O economista Humberto Veiga respondee traz uma análise importante para os interessados em planejar o futuro. Descubra a opção mais adequada para você e também fique por dentro das taxas cobradas.


continua link acima.


Trecho:


Com relação à taxa de administração, o PIBB cobra mais ou menos 0,059% ao ano, o que é algo que você não encontra no Brasil (raramente encontrará no mundo) para valores de aplicação inferiores a R$ 200,00. Por outro lado, há corretoras que cobram a taxa de custódia mensal, que é única tanto para aplicações em ações, quanto para a manutenção do PIBB. Isso significa que você se depara com um custo adicional que precisa ser levado em consideração.

Nesse ponto, vale verificar também o seguinte: é melhor aplicar no PIBB diretamente ou por meio de um fundo de ações PIBB administrado por um banco? Com relação às taxas de administração fica fácil comparar com a tabela que forneci, mas tenha sempre em mente que, a partir de um patamar, a taxa de custódia é melhor do que a de administração, porque a primeira ficará fixa e esta última será sempre calculada com base no valor que você tem aplicado. A taxa de administração é uma espécie de sócia do seu investimento.
Gustavo_bl
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362
Localização : Porto Alegre - RS
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por Mauricio Katayama Sex Ago 22, 2008 1:40 pm

Eu também considero que pagar custódia é melhor do que administração.

Se você pega um fundo que cobra 2% a.a. de taxa de administração, quando tiver 10k aplicado estará pagando algo em torno de R$ 200,00 por ano só de tx adm. Se fosse custódia na Win pagaria R$ 120,00 em 1 ano.

Quanto à dúvida de tributação, pelo sim pelo não, aconselho quem fizer lucro com esse ativo a pagar os 15% de IR pelo DARF e dormir tranquilo.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por Romanove Ter Ago 26, 2008 11:08 pm

gustavo_marcon escreveu:Pois é, mas fiquei com um pé atrás, pela liquidez.
Hoje teve 55 negócios.

Eu to pensando em comprar bastante pra constituir a parte defensiva da minha carteira já que eu não to mais aplicando em reda fixa,mas agora fiquei preocupado

e aluguel de pibb alguem já alugou?
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por Mauricio Katayama Ter Ago 26, 2008 11:21 pm

Já aluguei como doador, mas não é dos melhores papéis para este fim.

Às vezes dá pra tirar 4% a.a. mas na maior parte do tempo o papel fica lá parado esperando alguém tomar, mesmo abaixando o aluguel. Talvez seja pela falta de liquidez.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Empty Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos