Mudamos!! www.FuturoFinanceiro.org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir?

+3
hknoener
Cris
Mauricio Katayama
7 participantes

Ir para baixo

Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir? Empty Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir?

Mensagem por Mauricio Katayama Seg Set 01, 2008 10:10 am

hknoener escreveu:
Precisa ter muita disciplina nessa hora, para não mudar de idéia e acabar comprando outra coisa só pra o dinheiro não ficar parado. Isso aconteceu comigo no mês passado. Acabei comprando outra coisa e depois me arrependi
Vale a pena deixar o dinheiro "parado" esperando, ao invés de investir?

Entendo essa sensação incômoda de "dinheiro parado" porque já senti isso.

Mas na prática, o desejo de colocar o dinheiro "pra trabalhar" pode acabar levando você a aplicá-lo em uma ação num momento ruim. O "dinheiro parado" só compensa ser investido se for ficar em caderneta de poupança, pelo período de pelo menos 30 dias, e só se for mais de R$ 5.000,00 esperando para serem investidos. Veja porque:

O dinheiro, enquanto "espera pra ser investido", tem que ficar numa aplicação líquida. Você não pode colocá-lo num CDB por exemplo, porque CDB resgatado antes de 30 dias paga uma pesada taxa de IOF, e antes de 6 meses não compensa por causa do imposto de renda pago. Se colocá-lo num fundo de investimentos, ao resgatar você só terá o dinheiro disponível após 4 dias úteis.

Colocando o dinheiro em espera em ações você tem mais liquidez, mas pode dar o azar de comprar uma ação em um momento ruim. Quando a ação que você queria comprar originalmente estiver com uma entrada boa, é provável que a ação que você botou o dinheiro "pra não ficar parado" não esteja numa saída boa. Resultado: você fica com o dinheiro parado em uma ação que não queria.

A única saída líquida e que não dá prejuízo de curto prazo é a poupança. Mas sacar da poupança e passar pra corretora só vale a pena se você puder disponibilizar o dinheiro do depósito no mesmo dia, para não perder a boa oportunidade de entrada - isso só acontece através de TED ou transferências entre mesmos bancos. Se você só conta com o DOC (valores abaixo de 5k) o mais aconselhável é deixar o dinheiro parado na conta da corretora mesmo. Até porque a poupança só rende alguma coisa se o dinheiro ficar parado mais que 30 dias, e cá entre nós o juro de poupança sobre valores pequenos não é grande o suficiente a ponto de compensar o risco de perder uma boa entrada na ação que você queria.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir? Empty Re: Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir?

Mensagem por Cris Seg Set 01, 2008 10:19 am

Mauricio Katayama escreveu:A única saída líquida e que não dá prejuízo de curto prazo é a poupança. Mas sacar da poupança e passar pra corretora só vale a pena se você puder disponibilizar o dinheiro do depósito no mesmo dia, para não perder a boa oportunidade de entrada - isso só acontece através de TED ou transferências entre mesmos bancos.
Maurício, na Win , transferência entre mesmos bancos só cai no dia seguinte Às 10h
Cris
Cris
Investidor
Investidor

Feminino Número de Mensagens : 236
Data de inscrição : 09/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir? Empty Re: Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir?

Mensagem por Mauricio Katayama Seg Set 01, 2008 10:23 am

Eu decido assim:

- Se tenho mais de 5k esperando pra investir, deixo na poupança do meu banco. Se a oportunidade surgir, faço um TED e resolvo a coisa rapidinho.

- Se tenho menos de 5k, vai pra conta da corretora e fica aguardando a oportunidade.

Esse é o meu método, não vou dizer se é o melhor ou pior. Entre a possibilidade de lucrar 0,6% (se ficar 1 mês parado) ou ter agilidade para fazer uma compra num bom momento, eu opto pela agilidade.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir? Empty Re: Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir?

Mensagem por hknoener Seg Set 01, 2008 10:43 am

Mauricio, obrigado pela criação do tópico. Pensei em criar o tópico, mas achei que era uma dúvida rápida e podia ser resolvida rapidamente no tópico mesmo.

Muito bacana suas explicações. Creio que vou optar pelo mesmo que vc. Estava pensando nisso esses dias atrás, e queria compartilhar aqui com vc's qual a opção que seria feita pra deixar o "dinheiro esperando". Achei que ações era uma mercado muito instável para poder "colocar o dinheiro em espera", e estava achando que deixar parado em conta seria ruim. Mas, com os argumentos que foram colocados, faz sentido.
hknoener
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318
Data de inscrição : 07/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir? Empty Re: Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir?

Mensagem por Gustavo_bl Seg Set 01, 2008 10:55 am

Cris escreveu:
Mauricio Katayama escreveu:A única saída líquida e que não dá prejuízo de curto prazo é a poupança. Mas sacar da poupança e passar pra corretora só vale a pena se você puder disponibilizar o dinheiro do depósito no mesmo dia, para não perder a boa oportunidade de entrada - isso só acontece através de TED ou transferências entre mesmos bancos.
Maurício, na Win , transferência entre mesmos bancos só cai no dia seguinte Às 10h

Não. Se voce solicitar resgate da conta da Win até as 15h entra na conta no mesmo dia. Sexta-feira mesmo eu fiz isso pela manhã e à tarde o dinheiro tava na minha conta (Bradesco)
Gustavo_bl
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362
Localização : Porto Alegre - RS
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir? Empty Re: Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir?

Mensagem por Cris Seg Set 01, 2008 12:13 pm

Gustavo_bl escreveu:
Cris escreveu:Maurício, na Win , transferência entre mesmos bancos só cai no dia seguinte Às 10h

Não. Se voce solicitar resgate da conta da Win até as 15h entra na conta no mesmo dia. Sexta-feira mesmo eu fiz isso pela manhã e à tarde o dinheiro tava na minha conta (Bradesco)

Mas o que estou falando é se eu solicitar uma transferencia do Bradesco para a conta da Win em um dia , só cai no dia seguinte. Por que será?
Cris
Cris
Investidor
Investidor

Feminino Número de Mensagens : 236
Data de inscrição : 09/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir? Empty Re: Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir?

Mensagem por Gustavo_bl Seg Set 01, 2008 12:33 pm

ah bom... aí eu não sei...
Gustavo_bl
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362
Localização : Porto Alegre - RS
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir? Empty Re: Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir?

Mensagem por Romanove Seg Set 01, 2008 8:49 pm

Melhor não fazer nada que fazer besteira.
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir? Empty Re: Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir?

Mensagem por rhiannon Ter Set 02, 2008 12:16 am

Cris, estranho, transferência entre contas do mesmo banco deveriam ser imediatas... Você já entrou em contato com o Bradesco?

Eu deixo o dinheiro à espera de investimento na poupança mesmo. A menos que eu esteja com algum papel em mente, apenas esperando o momento "X". Na conta da corretora, só o que sobrou de alguma negociação anterior, não costumo transferir valores pra lá à espera de uma oportunidade não esperada. Justamente porque tento evitar "cair em tentação" de comprar algum papel porque o preço caiu muito de uma hora pra outra!
rhiannon
rhiannon
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 151
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir? Empty Re: Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir?

Mensagem por PapaiSmurf Ter Set 02, 2008 10:38 am

Quando estou acumulando a quantia para mandar para corretora, eu deixo em um fundo de Renda Fixa (D+1) ou então em CDB (D+0), e como sempre fica uma certa quantia em um ou em outro não sofro com o IOF... Smile
E depois de acumulado, ou então após uma venda de ações, o dinheiro fica na corretora mesmo, paradinho esperando uma oportunidade...
PapaiSmurf
PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Masculino Número de Mensagens : 440
Idade : 42
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir? Empty Re: Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir?

Mensagem por Mauricio Katayama Ter Set 02, 2008 10:44 am

Putz, boa idéia, deixar o dinheiro em um CDB (D+0) com uma quantia anterior pra não incidir IOF (se não me engano, o saque é feito sempre do dinheiro "mais antigo" né?)... gostei! valeu
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir? Empty Re: Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir?

Mensagem por Cris Ter Set 02, 2008 10:53 am

Mauricio Katayama escreveu:Putz, boa idéia, deixar o dinheiro em um CDB (D+0) com uma quantia anterior pra não incidir IOF (se não me engano, o saque é feito sempre do dinheiro "mais antigo" né?)... gostei! valeu

Mas... e o IR?
Cris
Cris
Investidor
Investidor

Feminino Número de Mensagens : 236
Data de inscrição : 09/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir? Empty Re: Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir?

Mensagem por Cris Ter Set 02, 2008 10:54 am

rhiannon escreveu:Cris, estranho, transferência entre contas do mesmo banco deveriam ser imediatas... Você já entrou em contato com o Bradesco?

A norma não é do Bradesco, mas sim da Win
Cris
Cris
Investidor
Investidor

Feminino Número de Mensagens : 236
Data de inscrição : 09/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir? Empty Re: Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir?

Mensagem por PapaiSmurf Ter Set 02, 2008 10:59 am

Cris escreveu:
Mauricio Katayama escreveu:Putz, boa idéia, deixar o dinheiro em um CDB (D+0) com uma quantia anterior pra não incidir IOF (se não me engano, o saque é feito sempre do dinheiro "mais antigo" né?)... gostei! valeu

Mas... e o IR?

O resgate é sempre do dinheiro mais antigo, exatamente, então o IOF e o IR serão referentes ao tempo do dinheiro mais antigo...
Sem contar que dependendo do montante que se tem no CDB, a taxa tem uma boa vantagem com relação a poupança, o que acaba compensando mesmo pagando a taxa de IR mais alta...
PapaiSmurf
PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Masculino Número de Mensagens : 440
Idade : 42
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir? Empty Re: Vale a pena deixar o dinheiro parado esperando ao invés de investir?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos