Mudamos!! www.FuturoFinanceiro.org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Investindo em Pequenas Empresas

4 participantes

Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por Romanove Sex Ago 29, 2008 6:29 pm

Eu gostaria de investir uma parte do meu dinheiro em ações de pequenas empresas,já li algumas coisas a respeito,mas nada muito prático.Só coisas gerais, gostaria de saber se alguem conhece algum curso,livro,site ou alguma estratégia com pequenas empresas?
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Re: Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por Mauricio Katayama Seg Set 01, 2008 7:47 am

Você tá falando de investir em pequenas empresas com capital aberto ou capital fechado?
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Re: Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por Romanove Ter Set 02, 2008 3:19 pm

Mauricio Katayama escreveu:Você tá falando de investir em pequenas empresas com capital aberto ou capital fechado?

Capital aberto ,estudei um e to com alguns alvos que na minha opinião foram excessivamente penalidados nessa baixa atual.Utilizando alguns indicadores P/L,PL e pespectiva setorial e da empresa,as empresas de baixa liquidez tem a vantagem de oferecer descontos maiores em periodos de crise.
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Re: Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por Mauricio Katayama Ter Set 02, 2008 3:24 pm

Cuidado ao investir em small caps. Normalmente eu recomendo que a pessoa tenha algum tempo de mercado operando bluechips antes de lançar-se nas small caps.

Você pode dizer qual empresa está estudando?
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Re: Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por Romanove Ter Set 02, 2008 3:32 pm

Claro só não gostaria de aconselhar pra ninguem porque não tenho muita esperiencia em mercado então fica o recado
a top da lista é PINE4
o P/L dela é baixo pro setor
o PL é superior ao valor de mercado(o que para um banco é muita coisa)
E tem um crescimento rasoavel com crédito muito diversificado focado em médias empresas
desvantegens
pouco tempo na bolsa IPO 2007
MUITA VOLATIVIDADE
POUCA LIQUIDEZ
1 acionista controlador com 72% das ações

obs se quiser fazer uma análise gráfica fica avontade
o meu preço maximo de compra é 9,37 mas eu to querendo comprar por uns 9

a estratégia é B&H já o que o dividendo e o ROE são bons ou até o preço ficar consideravelmente maior que o valor

pra aluguel é meio fraco mas da pra alugar
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Re: Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por Mauricio Katayama Ter Set 02, 2008 3:52 pm

Romanove, infelizmente a análise técnica não funciona bem com alguns papéis, e este me parece ser o caso da PINE4. O papel precisaria de um histórico maior de negociações e um maior volume pra gerar análises consistentes.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Re: Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por Romanove Ter Set 02, 2008 3:56 pm

Mauricio Katayama escreveu:Romanove, infelizmente a análise técnica não funciona bem com alguns papéis, e este me parece ser o caso da PINE4. O papel precisaria de um histórico maior de negociações e um maior volume pra gerar análises consistentes.
Mesmo assim obrigado,tou com pouca confiança no papel vou comprar só um lote pra acompanhar
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Re: Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por hknoener Ter Set 02, 2008 4:57 pm

Posso vir a mudar de idéia (o que é muito provável, pois estou no começo "de carreira") mas, pra mim, "small caps" servem pra Daytrades, ou ST, pra B&H não arriscaria.
hknoener
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318
Data de inscrição : 07/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Re: Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por Romanove Ter Set 02, 2008 7:19 pm

hknoener escreveu:Posso vir a mudar de idéia (o que é muito provável, pois estou no começo "de carreira") mas, pra mim, "small caps" servem pra Daytrades, ou ST, pra B&H não arriscaria.

Brincar com day trade com ação de segunda linha,prefiro i pra las vegas brincar de roleta.Não é exatamente B&H tou tentando fazer algo estilo Peter Lynch(Um guru americano de investimentos,o cara é foda)aqui não é seção de livro mas ta recomendado o livro dele.Peter Lynch"Beating the Street".
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Re: Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por Mauricio Katayama Ter Set 02, 2008 7:52 pm

Romanove escreveu:Brincar com day trade com ação de segunda linha,prefiro i pra las vegas brincar de roleta.

Talvez, mas tem algumas diferenças fundamentais entre as duas coisas. Os jogos são estudados pela matemática da estatística, enquanto os investimentos em bolsa são estudados pela matemática do caos. Em um daytrade de smallcap você pode lançar mão de análises intraday, técnicas de travamento com opções, usar stop loss, cálculos com médias móveis e análise do book etc. Já na roleta, você joga e torce - sua habilidade não aumenta em nada a probabilidade de obter lucro. É bem diferente.

Não é exatamente B&H tou tentando fazer algo estilo Peter Lynch(Um guru americano de investimentos,o cara é foda)aqui não é seção de livro mas ta recomendado o livro dele.Peter Lynch"Beating the Street".

Harry, pelo que entendi a estratégia do Romanov é tentar prever qual será a próxima ação que será bluechip na Bovespa, só que antes dessa ação virar bluechip. Por exemplo, há alguns anos quem era a grande blue era a Paranapanema. Quem "adivinhou" que Petrobrás seria a próxima blue e comprou esse papel bem no começo se deu muito bem, fazendo B&H de uma - na época - smallcap.

Só que essa estratégia requer muito, mas muito conhecimento fundamentalista. Eu não conseguiria fazer isso, por isso tenho que investir em empresas que são bluechip hoje, e só colocar uma pequena porcentagem da carteira em smallcaps.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Re: Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por Romanove Ter Set 02, 2008 8:03 pm

Mauricio Katayama escreveu:
Romanove escreveu:Brincar com day trade com ação de segunda linha,prefiro i pra las vegas brincar de roleta.

Talvez, mas tem algumas diferenças fundamentais entre as duas coisas. Os jogos são estudados pela matemática da estatística, enquanto os investimentos em bolsa são estudados pela matemática do caos. Em um daytrade de smallcap você pode lançar mão de análises intraday, técnicas de travamento com opções, usar stop loss, cálculos com médias móveis e análise do book etc. Já na roleta, você joga e torce - sua habilidade não aumenta em nada a probabilidade de obter lucro. É bem diferente.

Não é exatamente B&H tou tentando fazer algo estilo Peter Lynch(Um guru americano de investimentos,o cara é foda)aqui não é seção de livro mas ta recomendado o livro dele.Peter Lynch"Beating the Street".

Harry, pelo que entendi a estratégia do Romanov é tentar prever qual será a próxima ação que será bluechip na Bovespa, só que antes dessa ação virar bluechip. Por exemplo, há alguns anos quem era a grande blue era a Paranapanema. Quem "adivinhou" que Petrobrás seria a próxima blue e comprou esse papel bem no começo se deu muito bem, fazendo B&H de uma - na época - smallcap.

Só que essa estratégia requer muito, mas muito conhecimento fundamentalista. Eu não conseguiria fazer isso, por isso tenho que investir em empresas que são bluechip hoje, e só colocar uma pequena porcentagem da carteira em smallcaps.

Não fui muito claro vou tentar corrigir isso.
1 Estou falando que não tem a menor condição deu fazer day trade com MEU CONHECIMENTO é brincar de roleta na bolsa
2 O objetivo é comprar ações em boa situação financeira que tenham um preço inferior ao valor(baseado principalmente em indicadores financeiros).O objetivo não é virar blue chip é só aumentar um pouco o preço é +- comprar barato e vender no preço.
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Re: Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por Mauricio Katayama Ter Set 02, 2008 8:16 pm

Hmmmm.... legal!

Romanov, sua estratégia está em linha com o estilo do Benjamin Graham. Você está aplicando os conceitos do livro "O Investidor Inteligente"?
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Re: Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por Romanove Ter Set 02, 2008 8:35 pm

Mauricio Katayama escreveu:Hmmmm.... legal!

Romanov, sua estratégia está em linha com o estilo do Benjamin Graham. Você está aplicando os conceitos do livro "O Investidor Inteligente"?

Extamente!!!Esse Peter Lynch é a mesma coisa que o investidor inteligente só que eu acho a leitura melhor o cara é uma comédia.Eu já li o investidor inteligente tinha até comentado isso com você quando entrei no forum.Ai resolvi botar em prática e resolvi começar.Escolhi um banco porquê é mais facil calcular o valor é um segmento mais estavel na minha opinião e quando quebra leva tudo junto mesmo.

Quanto aquele negócio que você falou na opção concordo parcialmente com você opção só pra remunerar bluechip,pra empresa pequena liquidez 0.
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Re: Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por Mauricio Katayama Qua Set 03, 2008 8:29 am

Ah sim, opção como remuneração só dá certo com opções de compra de PETR4 e VALE5. O resto esquece, muito ruim pra negociar. Pros outros papéis pode-se tentar o aluguel - mas alguns deles também não são bons pra alugar.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Re: Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por hknoener Qua Set 03, 2008 8:40 am

Brincar com day trade com ação de segunda linha,prefiro i pra las vegas brincar de roleta
É aí que discordo de vc. É como o Maurício disse, têm várias ferramentas. E, pela movimentação na bolsa (se vc analisar gráficos e informações de ações, e várias ações, nesse caso) vc verá que muita gente faz daytrade com pequenas empresas, de valores pequenos e com, nem sempre, muitas negociações.

Exemplo simples: Imagine uma empresa hipotética que, por exemplo, varia sua ação entre 0,20-0,22 durante 2 semanas. A situação é muito simples: comprasse por R$ 0,20 e deixa a venda programada para 0,22 ou ainda 0,21.

Ok, roleta russa demais? É lógico que pra chegar a essa conclusão foi-se estudado muito o papel e a oscilação dele. E não só dele. Pra continuar o exemplo agora: ok, suponha que ele baixe pra 0,19-0,18. Muito simples: a oscilção dele era 0,02 (vários são 0,05; 0,01; etc). Logo, se ele cair a esse patamar, vc vende a 0,20 (preço de compra) e, no máximo, paga só a corretagem. Então, de roleta russa está bem longe.

É lógico que estou acompanhando um conjunto de ações, a um bom tempo. Gráficos, dados, etc. E tem outra coisa: como disse, várias pessoas fazem isso. É lógico pelo movimento de capital e negociações, entre outros. Um certo dia, uma ação simplesmente passa do número de negociações de grandes ações, mesmo sendo pequena; por consequencia, outras ações de pequeno porte caem a negociação e derrubam o preço. Ou seja, naquele dia eles escolheram outra ação como alvo de Daytrade, e pra isso venderam outras ações pequenas para "trocar o alvo". É uma possível explicação e que, a cada dia que monitoro as coisas, toma mais força.

Então, me desculpe, mas roleta russa é bem longe disso.
hknoener
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318
Data de inscrição : 07/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Re: Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por Mauricio Katayama Qua Set 03, 2008 8:45 am

Ah Harry, no post mais embaixo o Romanov explicou que seria roleta russa fazer daytrade de smallcap com os conhecimentos atuais dele.

Pelo que percebi o Romanov tem uma veia fundamentalista, então realmente daytrade não deve ser a praia dele - também não é a minha, e olha que sou da análise técnica study
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Re: Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por hknoener Qua Set 03, 2008 9:56 am

Opa, Roma9, se vc já se explicou lá, desculpa. De qualquer modo, o objetivo não foi "ofensivo", e sim explicativo. Na verdade foi mais para o povo me dar conselhos e apontar erros do que qualquer outra coisa.
hknoener
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318
Data de inscrição : 07/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Re: Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por Romanove Qua Set 03, 2008 11:26 am

hknoener escreveu:Opa, Roma9, se vc já se explicou lá, desculpa. De qualquer modo, o objetivo não foi "ofensivo", e sim explicativo. Na verdade foi mais para o povo me dar conselhos e apontar erros do que qualquer outra coisa.
Tranquilo,continue me dando conselhos já que esses são de grande valia para iniciantes como eu.
Eu tenho começar a escrever com um pouco mais de calma,o que eu tente dizer ali era
1Não sei nada de análise gráfica
2Não conheço nenhum método de avaliação de um ativo intra day
3Não acho que seja investimento,nem expeculção e sim jogo fazer day trade sem menor fundamento assim...
Brincar de day trade para mim é igual brincar de roleta
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Re: Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por D.magliano Seg Set 15, 2008 4:39 pm

Bom, não invisto em small caps... invisto em ações de pouca liquidez.

Duas de minha carteira são

ROMI e WEGE

Uma fabrica ferramentas e maquinas injetoras de plasticos, e a outra motores eletricos. Praticamente todos motores eletricos do brasil são WEG, de uma olhada.

Bom, são ações de pouca liquidez, não fiz analises fundamentalistas (tenho poucos conhecimentos), mas do que conheço das empresas e de sua historia acredito que preço esteja extremamente baixo.

Felizmente as duas até só me deram alegrias, e nessa grande queda, foram as que menos me afetaram...
Inclusive ambas ja me deram dividendos.

Honestamente sei que deveria estudar mais e ter mais controle da minha abordagem, mas acredito que seja uma forma se investir.

Abraços
Magliano
D.magliano
D.magliano
Investidor em Treinamento
Investidor em Treinamento

Masculino Número de Mensagens : 58
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 10/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Re: Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por Romanove Seg Set 15, 2008 5:35 pm

D.magliano escreveu:Bom, não invisto em small caps... invisto em ações de pouca liquidez.

Duas de minha carteira são

ROMI e WEGE

Uma fabrica ferramentas e maquinas injetoras de plasticos, e a outra motores eletricos. Praticamente todos motores eletricos do brasil são WEG, de uma olhada.

Bom, são ações de pouca liquidez, não fiz analises fundamentalistas (tenho poucos conhecimentos), mas do que conheço das empresas e de sua historia acredito que preço esteja extremamente baixo.

Felizmente as duas até só me deram alegrias, e nessa grande queda, foram as que menos me afetaram...
Inclusive ambas ja me deram dividendos.

Honestamente sei que deveria estudar mais e ter mais controle da minha abordagem, mas acredito que seja uma forma se investir.

Abraços
Magliano
Magliano toma cuidado ao comprar essas ações sem fazer uma análise fundamentalista eu sei que dá um trabalho,mas tem muita malandragem contavel que da um trabalho para entender.Quem nem aquela empresa que o pessoal gosta que ta falindoKEPL3 o patimônio ZERO dela tá se você olhar o ultimo relatório da empresa vai perceber que a empresa tá quase sem caixa,mas tem uns ativos meio estranho como impostos a receber e emituiu varios debêntures conversíveis(que estou analisando ativamente)
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Re: Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por Mauricio Katayama Seg Set 15, 2008 9:12 pm

Concordo Romanove, a Kepler não tem atratividade nem mesmo segundo a análise gráfica.

Mas eu pessoalmente considero que a Wege tem perspectivas bem melhores do que a Kepler como investimento.
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Re: Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por Romanove Seg Set 15, 2008 9:53 pm

Mauricio Katayama escreveu:Concordo Romanove, a Kepler não tem atratividade nem mesmo segundo a análise gráfica.

Mas eu pessoalmente considero que a Wege tem perspectivas bem melhores do que a Kepler como investimento.

A Kepler não tem pescpectiva virou loteria ou melhor suicídio econômico.
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em Pequenas Empresas Empty Re: Investindo em Pequenas Empresas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos