Mudamos!! www.FuturoFinanceiro.org
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações

+5
Gustavo_bl
Romanove
PapaiSmurf
Fernanda Yamato
Mauricio Katayama
9 participantes

Ir para baixo

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações Empty CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações

Mensagem por Mauricio Katayama Ter Ago 26, 2008 8:33 am

Trecho extraído do Infomoney:

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações
Por: Equipe InfoMoney
25/08/08 - 18h01
InfoMoney


SÃO PAULO - Além de investir em ações, seja por meio de corretoras, ou por bancos de investimentos, as aplicações mais frequentes dos investidores estão concentradas entre as de maior risco, como fundos de investimentos e CDB (Certificado de Depósito Bancário). Os resultados são de pesquisa da consultoria Brand Analytics para avaliar o perfil de investidores brasileiros.

Entrevistas com 100 investidores do mercado, com aplicações de mais de R$ 5 mil, demonstram que 23% preferem aplicar sua renda em fundos de investimento, além das ações. Outra modalidade, também de maior risco, é o CDB, que corresponde a 19% dos investimentos.

Os entrevistados também revelam preferir produtos de risco médio, como a previdência privada, pois 20% deles afirmam investir sua renda nessa categoria. Quase a mesma quantidade revela investir na poupança (18% dos que responderam à pesquisa), que tem menor risco.

Leia a matéria completa em: http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?codigo=1269965&path=/suasfinancas/

Comentário do Maurício: pessoalmente eu não considero o CDB tão "arriscado" como descreve a matéria. CDB é renda fixa e tem alta liquidez, podendo ser resgatado a qualquer hora. Até 60k é um investimento muito seguro pois é garantido pelo FGC. Acima de 60k, basta abrir outro CDB em outro banco Wink
Mauricio Katayama
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

https://investidores.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações Empty Re: CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações

Mensagem por Fernanda Yamato Ter Ago 26, 2008 9:44 am

Maurcio,

Mas CDB também não paga IR cuja taxa vai diminuindo com o passar dos anos?

O que é melhor: abrir um CDB em bando de primeira linha e deixar acumular ou abrir vários CDB's para que fiquem no limite de 60k?

Fernanda Yamato
Investidor em Treinamento
Investidor em Treinamento

Feminino Número de Mensagens : 62
Data de inscrição : 05/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações Empty Re: CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações

Mensagem por PapaiSmurf Ter Ago 26, 2008 10:42 am

Eu gosto de CDB...

Considero bastante seguro, principalmente se for em um banco de primeira linha e que garanta a liquidez...
Vc ter 1 CDB em 1 unico banco te ajuda a ter melhores taxas, eu acho que da pra arriscar em alguns bancos de primeira linha ter mais de 60k, já em algumas instituições aí não da pra arriscar mais de 60k não... basta lembrarmos do Banco Santos, que foi um caso bem recente e pagava taxas altissimas no CDB...
PapaiSmurf
PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Masculino Número de Mensagens : 440
Idade : 42
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações Empty Re: CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações

Mensagem por Romanove Ter Ago 26, 2008 1:11 pm

Discordo da matéria poupança não é investimento de risco é investimento de pessoas com baixo nivel de EF(não to querendo insultar ninguem com isso eu já "investi"um pouco mais de10 anos na poupança)

Apesar de haver uma taxa limite do CDB perto de +- 100% nos bancos de primeira linha.

Acho que simplifica ter tudo num banco só e você consegue outras vantagens como maior liquidez e não pagar tarifas e talvez até um atendimeto especial.

Banco de 3 linha só se tiver tempo e paciência porquê a liquidez em geral não é boa.No entanto se você tiver muito tempo e pouco dinheiro é uma boa apesar de haver 100% CDI por 1k em grandes bancos
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações Empty Re: CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações

Mensagem por Gustavo_bl Ter Ago 26, 2008 1:32 pm

alguem sabe se o bradesco tem um CDB interessante?
Gustavo_bl
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362
Localização : Porto Alegre - RS
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações Empty Re: CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações

Mensagem por hknoener Ter Ago 26, 2008 1:43 pm

alguem sabe se o bradesco tem um CDB interessante?
Lá no tópico sobre "Investimento Seguro" que criei falo sobre um investimento do Bradesco. Claro, se vc considerar aquilo interessante o suficiente... Very Happy
hknoener
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318
Data de inscrição : 07/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações Empty Re: CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações

Mensagem por Gustavo_bl Ter Ago 26, 2008 2:31 pm

vi lá no bradesco e CDB com 94% do CDI só a partir de 100.000,00...... e eu querendo aplicar milzinho......

O fundo DI da GF paga 95% do CDI e dá para investir a partir de 100 reais... entao vou aplicar novamente com eles...
Gustavo_bl
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362
Localização : Porto Alegre - RS
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações Empty Re: CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações

Mensagem por hknoener Ter Ago 26, 2008 2:36 pm

Sei que a gerente falou que conseguia 98% do CDI, e conseguiu. Mas ela disse que, se quisesse aplicar mais, teria que ligar pra ela e dizer a quantia, que ela mesmo aplicava (é conta Bradesco Prime, sei lá que diferença isso faz nesse caso), que só precisava "comparecer" na primeira aplicação. Estou falando isso porque, palavras dela, "pelo site vc não consegue os 98%, só 96%, então quando quiser aplicar mais, me liga, fale o valor, que mando direto da sua conta para a aplicação".
hknoener
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318
Data de inscrição : 07/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações Empty Re: CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações

Mensagem por Romanove Ter Ago 26, 2008 2:44 pm

Gustavo_bl escreveu:vi lá no bradesco e CDB com 94% do CDI só a partir de 100.000,00...... e eu querendo aplicar milzinho......

O fundo DI da GF paga 95% do CDI e dá para investir a partir de 100 reais... entao vou aplicar novamente com eles...

se você quiser 100% do CDI o Unibanco ta fazendo apartir de 1k ,mas a liquidez não é muito boa
http://www.unibanco.com.br/ivt/hom/cdb/index.asp
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações Empty Re: CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações

Mensagem por Pilson Ter Set 09, 2008 10:04 pm

uma pergunta ae...sou novo nisso tdo...pra comprar CDBs, eu necessariamente tenho q faze=-lo por algm banco??..ou pode ser por corretoras tipo ativa e win??..valeu e desculpa a ignorancia!

Pilson
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens : 19
Data de inscrição : 03/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações Empty Re: CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações

Mensagem por Romanove Ter Set 09, 2008 10:16 pm

Pilson escreveu:uma pergunta ae...sou novo nisso tdo...pra comprar CDBs, eu necessariamente tenho q faze=-lo por algm banco??..ou pode ser por corretoras tipo ativa e win??..valeu e desculpa a ignorancia!
Tudo bem não tem problema fazer perguntas de iniciantes pois o forum é para todos os investidores.
Bem a resposta CDB(Certificado de Depósito Bancario),teoricamente você pode negocior um CDB no mercado de balção(mercado secundário) atraves de uma instituição financeira(corretora incluso),mas você nunca o fará,ele deve ser comprado diretamente de um banco.Se você preferir tem o título selic no TD que é um pouco pior(na minha opinião) mas é bem parecido.
obs:Todos os bancos possuem CDB's,mas fique atento as taxas e condições que variam muito.
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações Empty Re: CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações

Mensagem por rhiannon Qua Set 10, 2008 12:47 am

Pelo que vi no site Portal de Finanças, nos meses de julho e agosto de 2008 o CDI foi de 1,0640 e 1,0128, respectivamente. Muito melhor que o rendimento do meu Fundo DI...
rhiannon
rhiannon
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 151
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações Empty Re: CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações

Mensagem por Cris Qua Set 10, 2008 8:14 am

rhiannon escreveu:Pelo que vi no site Portal de Finanças, nos meses de julho e agosto de 2008 o CDI foi de 1,0640 e 1,0128, respectivamente. Muito melhor que o rendimento do meu Fundo DI...
Qual fundo DI, o da Geração Futuro?
Atualmente estou com um CDB do BB, que dá 93% da taxa do CDI (sem taxa de adm). Tenho tb um pouco no DI da GF (com data de 0,6% a.a. de adm). Não lembro bem a porcentagem do CDI, mas é mais que no CDB do BB.
Cris
Cris
Investidor
Investidor

Feminino Número de Mensagens : 236
Data de inscrição : 09/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações Empty Re: CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações

Mensagem por Gustavo_bl Qua Set 10, 2008 10:02 am

O DI da GF paga 95% do CDI, com a imensa vantagem de permitir depósitos a partir de R$ 100,00. Fundos DI semelhantes, com taxa de adm. de 0,6% ou menos, geralmente exigem depósitos iniciais de R$ 50.000,00 ou mais.
Gustavo_bl
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362
Localização : Porto Alegre - RS
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações Empty Re: CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações

Mensagem por Cris Qua Set 10, 2008 10:47 am

Gustavo_bl escreveu:O DI da GF paga 95% do CDI, com a imensa vantagem de permitir depósitos a partir de R$ 100,00. Fundos DI semelhantes, com taxa de adm. de 0,6% ou menos, geralmente exigem depósitos iniciais de R$ 50.000,00 ou mais.
É... quanto à questão do depósito mínimo, a GF é mesmo imbatível e não se compara ao CDB
Cris
Cris
Investidor
Investidor

Feminino Número de Mensagens : 236
Data de inscrição : 09/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações Empty Re: CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações

Mensagem por Romanove Qua Set 10, 2008 1:04 pm

Gustavo_bl escreveu:O DI da GF paga 95% do CDI, com a imensa vantagem de permitir depósitos a partir de R$ 100,00. Fundos DI semelhantes, com taxa de adm. de 0,6% ou menos, geralmente exigem depósitos iniciais de R$ 50.000,00 ou mais.

Gustavo eu sei que você sabe isso,mas pode acabar confundido os iniciantes:O fundo DI não é prefixado ou seja rendimento passado não garante rendimento futuro,realmente o fundo GF deve pagar por volta de 95% do CDI já que 0,6%a.a equivale a+-5% do CDI ,mas o fundo não tem essa rentabilidade fixa ou seja ele não te garante pode dar + ou - que isso não é prefixado.Fundo DI,não é CDB,mas esse fundo da GF é muito bom por isso que eu recomendei ele na parte de fundos.

Só tem um detalhe que vocês tão esquecendo o come-cotas que todos fundos DI tem
Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações Empty Re: CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações

Mensagem por rhiannon Qua Set 10, 2008 3:01 pm

Cris escreveu:
rhiannon escreveu:Pelo que vi no site Portal de Finanças, nos meses de julho e agosto de 2008 o CDI foi de 1,0640 e 1,0128, respectivamente. Muito melhor que o rendimento do meu Fundo DI...
Qual fundo DI, o da Geração Futuro?

Oi Cris, estava mencionando esses CDB que remuneram a 100% do CDI (parece que tem um do Unibanco). Meu Fundo DI é um do Banco Real, e o rendimento bruto nos últimos 2 meses foi de 0,98 (julho) e 0,93 (agosto), com um acumulado no ano de 6,98%. A taxa de administração é de 1%.

[quote="Romanove"]
Gustavo_bl escreveu:Só tem um detalhe que vocês tão esquecendo o come-cotas que todos fundos DI tem

O CDB também tem tributação regressiva, certo?
rhiannon
rhiannon
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 151
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações Empty Re: CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações

Mensagem por Romanove Qua Set 10, 2008 3:38 pm

Rhiannon
o CDB não tem como cotas o pagamento de IR é que nem as ações(só no resgate) com a diferença que a aliquota é diferente(regressiva)

Já o come-cotas(eu tentei explicar só que tava muito confuso então vi esse texto na internet que achei bem claro.)

Investimentos / Fundos - Come cotas: entenda como funciona o recolhimento de imposto nos fundos

Quem investe em fundos de investimento certamente já ouviu falar do come-cotas. Mas, apesar da popularidade do termo, são poucos os investidores que efetivamente entendem o funcionamento do come-cotas, e como ele impacta o retorno do fundo.

Antes de discutirmos o "come-cotas" em maior detalhe, vale notar que, para efeitos de imposto de renda, os fundos são classificados em três grandes categorias: fundos de ações, fundos de curto prazo e fundos de longo prazo.

Enquanto nos fundos de ação o imposto de renda é pago apenas no resgate e calculado com base em uma alíquota fixa de 15%, nas duas outras categorias o recolhimento é feito na fonte e as alíquotas variam de acordo com o prazo em que os recursos forem aplicados.

Recolhimento semestral
O cálculo do imposto retido na fonte dos fundos de curto prazo e longo prazo é feito com base no sistema denominado come-cotas, sendo que o recolhimento é feito no último dia útil dos meses de maio e novembro. Vale notar que esse recolhimento é calculado tomando como base a menor alíquota de cada tipo de fundo. Isso equivale a dizer que nos fundos de curto prazo a alíquota utilizada é de 20%, e nos de longo prazo de 15%.

Caso o prazo de investimento seja inferior a seis meses no caso dos fundos de curto prazo ou de dois anos no caso dos fundos de longo prazo, será preciso recolher a diferença do imposto devido, já que a alíquota a ser aplicada seria menor do que a alíquota mínima. Portanto, se uma pessoa investiu em um fundo de longo prazo de 10 meses, deveria ter sido tributada a uma alíquota de 20%, mas o recolhimento semestral foi feito com base na alíquota mínima de 15%, de forma que no resgate será paga a diferença.

Como é calculado o come cotas
Na tabela abaixo ilustramos como é calculado o valor da cota após seis meses de um fundo cujo patrimônio é de R$ 1.000.000,00 e no qual são vendidas cotas de R$ 10,00. Nesse caso, o total de cotas seria de 100.000.

Para calcular o retorno iremos assumir um ganho anual de 25% e uma taxa de administração, também em base anual, de 2%. Nesse caso, o retorno mensal seria de 1,87%, o que equivale a um retorno em seis meses de 11,8%.

Como não é possível ajustar o valor da cota para o imposto devido, pois isso varia de acordo com o prazo de investimento de cada investidor, a solução encontrada foi ajustar o número de cotas que o investidor possui, de forma que reflita esse imposto. A tabela abaixo ilustra qual seria o novo valor da cota, após o retorno e desconto da taxa de administração.


----------------------------------Início----------------------Após 6 meses
Patrimônio-------------------- R$ 1.000.000 ----------R$ 1.118.000
Taxa de administração------0--------------------------R$ 10.000
Patrimônio após taxa -------R$ 1.000.000 ----------R$ 1.108.000
Valor da cot--------------------R$ 10,00----------------R$ 11,08


Número de cotas cai
Assumindo que o novo valor da cota seja R$ 11,08 e que o investidor possua 100 cotas do investidor, ele teria o equivalente a R$ 1.108,00. Considerando que se trate de um fundo de longo prazo, seria aplicada a alíquota de 15% sobre esses R$ 108 de ganho no período. Desta forma, o valor líquido investido, após o desconto do imposto (R$ 16,20 ou 15% de R$ 108) seria de R$ 1.091,80.

Mas, como o valor da cota subiu para R$ 11,08, isso significa que o investidor agora tem cerca de 98,53 cotas ao invés das 100 que originalmente possuía. Apesar de parecer difícil à primeira vista, o conceito permite muita transparência para a aplicação, uma vez que o investidor pode acompanhar, a qualquer momento, o valor do seu investimento.

Romanove
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações Empty Re: CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações

Mensagem por Pilson Qui Set 11, 2008 10:27 pm

po...valeu ae Romanove pela resposta...
mas tenho umas duvidas ainda:
n entendo este CDI, que vcs ae fdalam de retorno de 95%, 100%?? como isto eh revertido em lucro na aplicação e da onde ele vem??
valeu ae!

Pilson
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens : 19
Data de inscrição : 03/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações Empty Re: CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações

Mensagem por Pilson Sáb Set 20, 2008 7:55 pm

ae galera..achoq fico pra tras o topico..so pra dar um UP...valeu!

Pilson
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens : 19
Data de inscrição : 03/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações Empty Re: CDB e fundos são os outros investimentos preferidos por quem já investe em ações

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos